contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 2 de julho de 2010

MEDITAÇÃO ESPIRITUAL DE AQUÁRIO.


( Do livro “Interpretação da Bíblia para a Nova Era” de Corinne Heline )
O símbolo pictórico de Aquário é o Portador de Água, um homem vertendo, de um vaso, a água da vida, despejando-a sobre a terra para seu revigoramento e sua renovação.
Aquário rege a aurora da Nova Era. O Sol, pela precessão, já tocou a aura de sua influência eletrizante e, como resultado, a vida humana, em todos os seus aspectos, está experimentando uma tremenda aceleração.
Através de seu regente planetário, Urano, Aquário governa as forças mais sutis da Natureza. Por conseguinte, sob sua inspiração, o mundo material vem sendo transformado pelas forças extraídas das fontes de luz e de poder tal como os encontrados na eletricidade e nas forças do átomo agora liberadas. Similarmente, processos que aceleram e despertam os poderes latentes da mente e da alma do homem estão sendo ativados na medida em que os ensinamentos da Iniciação vão sendo a ele retornados.
O Portador de Água é uma figura andrógina na qual os princípios masculino e feminino acham-se igualmente combinados. O resultado psicológico deste estado de equilíbrio é uma relação perfeitamente balanceada entre os sistemas nervosos simpático e cérebro-espinhal. Na terminologia da Iniciação, esse desenvolvimento é conhecido como o Casamento Místico. Uma versão bíblica do processo envolvido é o milagre de Canaã, quando Cristo transforma a água em vinho. Uma concepção simbólica dessa fase da Iniciação é dada por Saint Germain e ela retrata um mar tempestuoso sobre o qual brilham oito estrelas reluzentes. Uma figura feminina despida acha-se parada com um pé sobre a terra e o outro sobre o mar. Segura duas conchas em suas mãos; de uma jorra bondade e, da outra, caridade, qualidades que promovem amizade e fraternidade. Sobre sua cabeça, acha-se uma estrela de oito pontas, formando uma pirâmide em seu centro; uma parte dela é branca e a outra, preta, simbolizando os dois aspectos da lei oculta. Perto da mulher, há uma planta com três botões desabrochados e sobre ela paira uma borboleta com as asas abertas. O símbolo, num todo, indica vida mais rica e os poderes ampliados que Aquário irá doar à humanidade. É sob esse signo que o homem se move na direção do estado de super-homem, e, através desse poder, o reino humano fará nascer um quinto reino, o reino das almas.
O símbolo do tarô é similar em alguns aspectos ao de Saint Germain. Ele representa a figura ajoelhada de uma mulher carregando uma urna em cada mão. De uma delas, um líquido está sendo derramado no mar; da outra, sobre a terra. Logo atrás dela, aparece o glorioso reino descrito por São João como o novo céu e a nova terra. Sobre sua cabeça, está a luz brilhante de uma estrela de oito pontas. Em baixo da figura, acha-se a inscrição: “Aquele que quiser entrar aqui terá que morrer para o seu eu inferior.” E assim continua para declarar que, pela contemplação ( um grau mais profundo de meditação), os olhos da alma se dirigirão do reino exterior das aparências para o reino interno da realidade. A interpretação oculta do líquido sendo despejado sobre a terra e o mar é a abundante chuva do éter de Cristo, pois o Cristo está se aproximando mais da Terra, e os éteres espirituais estão se tornando mais densos, com efeitos mais potentes. O derramamento deles está tornando mais fácil para o homem despertar, em seu interior, seus próprios poderes Crísticos, os quais ele poderá usar para ajudar os outros. E também para apressar a volta do Senhor.
São Paulo se referiu ao trabalho natural da lei espiritual quando disse que há leite para os bebês e carne para o homem forte. Toda grande religião universal tem duas fases de ensinamento: profundas verdades esotéricas dadas apenas aos poucos que estejam prontos para recebê-las, e uma versão simplificada dessas verdades para as massas. Como o Equinócio de Março se desloca para trás através de cada signo do Zodíaco, a religião dada ao povo em geral está em harmonia com o signo corrente. As verdades esotéricas mais profundas vêm sob o signo oposto, o do Equinócio de Setembro. Por exemplo, a religião Aquariana para as massas será centrada na Paternidade de Deus e na Irmandade do Homem. Os ensinamentos esotéricos reservados para os poucos serão centrados no signo oposto, Leão, cuja nota-chave está biblicamente descrita nas palavras de São Paulo: “ O Amor é o cumprimento da Lei”.
Sob Leão, o coração iluminado ou sagrado se tornará a luz central do corpo, e o poder do amor será o principal fator motivador da vida. Compartilhamento em vez de avareza será o objetivo principal do mundo de negócios, e então a cooperação tomará o lugar da atual competição. A tolerância irá superar o fanatismo e a reabilitação substituirá a pena capital. Cada indivíduo vai colocar o bem do próximo adiante do seu próprio, e o ideal supremo da vida será servir uns aos outros com amor. A nota-chave bíblica para a nova civilização Aquariana pode ser encontrada nas palavras do próprio Cristo: “ Sois meus amigos ”.
Aquário é a décima primeira casa, signo da amizade, camaradagem e fraternidade. A Era Aquariana que está para vir substituirá a ênfase do desenvolvimento espiritual do indivíduo para o grupo. Isso já se faz notar na crescente atenção dada pelas instituições educacionais ao treinamento de estudantes para o serviço social. Nas escolas ocultas, está evidente uma tendência similar. A conhecida declaração de Cristo, “onde duas ou três pessoas estejam reunidas em meu nome, eu lá me encontro entre elas”, adquire um significado mais profundo à luz do desdobramento Aquariano.
Aquário tem dois governantes: Saturno e Urano. O primeiro governa o que é antigo e pertence ao passado. Urano governa tudo o que é novo e pertence ao futuro. Os antigos retratavam Aquário como uma árvore da vida com dois galhos: um galho terminando numa figura indicativa da velhice e representando o produto de Saturno e o outro galho terminando na figura de belo jovem carregando em suas mãos o Cálice Sagrado, símbolo da realização sob a influência transformadora de Urano.
No atual estágio da evolução, toda a humanidade, individual ou coletivamente, está num período de transição, movendo-se gradualmente da antiga ordem estabelecida para a nova civilização emergente. O antigo está desmoronando e o novo está em processo de formação. Conseqüentemente, nada está estabelecido ou estável. Tudo acha-se num estado de transformação. O turbilhão e o conflito que agora engolfam o mundo emergem das condições perturbadoras e deslocadoras que acompanham a passagem de uma ordem para a outra.
É a função de Saturno, o governante do lado material de Aquário, confinar, limitar e prover formas fixas e seguras através das quais as forças da vida do indivíduo e da sociedade possam ser efetivamente canalizadas no plano material. Esta é a sua contribuição construtiva à vida expressa neste plano da existência. Entretanto, uma vez que a vida evolucionante está constantemente expandindo seus poderes, as formas que Saturno fornece necessitam ser trocadas periodicamente por outras de maior elasticidade e maiores dimensões. Urano está junto com Saturno em Aquário e sua tarefa é destruir formas inadequadas e cristalizadas para que outras possam ocupar seu lugar. Urano destrói apenas o que se tornou um impecilho à vida evolucionante e progressista. Por isso, é chamado de transformador. É também denominado de o planeta de Cristo, porque sua influência é a da Voz em Revelação associada com o impulso redentor de Cristo que declara: “Veja, eu faço novas todas as coisas”.
Em todas as partes é preciso que se note as evidências da próxima era de Aquário. Nas ousadas aventuras submarinas e nas do espaço aéreo, e na preparação das viagens espaciais acham-se revelados os impulsos de Urano que começa a penetrar todo o globo. As crianças de hoje em dia falam naturalmente em viajar à Lua, a Vênus ou Mercúrio, assim como falavam , tempos atrás, em irem a cidades ou lugares nos estados onde nasceram. Como a preparação para a exploração de outros planetas requer planejamentos longos e árduos e disciplina severa, assim também preparativos semelhantes são necessários para o discípulo da Nova Era. Como os cientistas procuram explorar reinos externos de outros planetas que correspondem ao corpo físico da Terra, também os discípulos da Nova Era estão sendo preparados para entrarem em corpos espirituais mais refinados tanto da Terra quanto de outros planetas.
As forças dos dois éteres superiores estão se tornando muito mais potentes em sua influência sobre a humanidade. O Éter de Vida ajuda no desenvolvimento da percepção extra-sensorial enquanto o Éter Refletor desperta uma força latente no discípulo na preparação para a Iniciação.
Não está tão distante a época em que a palavra Iniciação será bem conhecida e o trabalho de Iniciação recuperará o seu lugar de suprema conquista na vida espiritual. Uma evidência dessa tendência pode ser notada no fato de que, em inúmeras igrejas ortodoxas, grupos de pessoas têm sido formados para estudarem e desenvolverem suas faculdades espirituais latentes no homem que até agora tinham sido vistas como pertencentes exclusivamente ao reino da metafísica e, portanto, bastante distante da esfera da religião como é hoje compreendida.
Meditação de Mt. Ecclesia para o Mês Solar de Aquário.
Janeiro 20 a Fevereiro 19.
Regência: Planetas Saturno å e Urano æ.
O Sol, em seu trânsito pelo Zodíaco, nos traz cada mês as radiações de uma das Hierarquias Criadoras que nos ajudam a desenvolver as forças da Chispa Divina de nossa Alma.
Se nos esforçamos conscientemente a responder às notas-clave que emitem estas Hierarquias - que são os Grandes Ministros de Deus - chegaremos com maior rapidez à obtenção da saúde , alegria, poder e entendimento.
As lições que nos dão neste mês são:
ALTRUÍSMO - Espírito de servir ao próximo.
COOPERAÇÃO - Trabalhar em harmonia com os demais.
AMIZADE - Sentir no coração carinho por todo ser vivo, mantendo firmes na mente nossas responsabilidades individuais.
"Se andamos em Luz , como Ele está em Luz, teremos comunhão uns com os outros".

Nenhum comentário: