contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

OS PODERES DO MANTRA OM.

A forma sânscrita de escrever o OM (ou AUM, como também é conhecido) é parecida com o número três (Veja a imagem). Para os hindus, este é o símbolo mais carregado de energia, pois é o próprio som do criador, a partir do qual se desenvolve a criação.
Segundo a tradição tântrica, o OM representa o arco e a flecha manuseados pelo ser humano onde o alvo é o deus hindu Brahma. Encontramos os mestres e discípulos yogues pronunciando este som. Colocado no início ou no final de toda recitação mágica, confere poderes mágicos, pois simboliza o exterior e o interior da alma, a própria divinização.
Este mantra (som) representa as três forças unificadas ou os três deuses vedas: A é Agni (fogo), V é Varuna (água) e M é Maruts (Ar).
Os homens devem pronunciá-la usando a boca bem aberta com um tom profundo e as mulheres, um tom mais alto. O "A" deve ser curto e a parte seguinte, o U, deve ser um pouco mais longo, e a final M, mais longa ainda.
Considerado o som primordial, ou o verbo do universo, quem o pronuncia recebe uma benéfica carga energética, muito eficaz na transformação espiritual.
Aocultista Helena Blavatsky (1831-1891), uma das responsáveis pela popularização da yoga no ocidente, explicava que este mantra é o mais sagrado de todas as palavras, pois é considerado uma bênção, afirmação e uma promessa.
Na maçonaria oculta primitiva, este mantra era tão sagrado que deveria ser pronunciado em voz baixa, somente quando ninguém estivesse perto.
Se o homem que pronunciar OM estiver puro de intenção, despertará o seu "Eu Superior", ou seja, a divindade que está em seu interior, fortalecendo sua moralidade.
Quem pronunciar este mantra várias vezes seguidamente em voz baixa, meditando profundamente sobre o som que está emitindo, fará com que os obstáculos que podem estar saturando sua aura, e provocando uma baixa resistência aos fatores externos, sejam eliminados.
O OM também tem a função de equilibrar e alinhar os chackras (pontos de energia) contidos em todas as pessoas. Ele fortalece o primeiro chackra (sexual) e tal energia ascende para os outros pontos, seguindo em direção ao chackra coronário (localizado na moleira) para libertar o corpo físico de todos os males e vícios.
O mantra OM ou AUM pode ainda ser associado à palavra hebraica amém, palavra esta que finaliza e abençoa as orações.

Nenhum comentário: