contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

TEXTO DE :Prem Rawat.


Dentro.
"Todo mundo tem sonhos. Felizmente, a realidade é mais bela do que qualquer sonho.
Durante muitos séculos, uma voz vem clamando: “O que você procura está dentro de si. A sua verdade está dentro. A sua paz é dentro.”
O desejo de sentir essas coisas é o que chamo de sede. Cada ser humano tem uma sede inata que é simples e verdadeira – uma sede de paz, de alegria, de contentamento. É uma sede de algo que já existe em nosso interior. Temos sede de sentir-nos em paz, de sentir-nos completos.
A paz que reside no coração pode ser sentida independentemente das circunstâncias – se a pessoa é rica ou pobre, boa ou má, certa ou errada, feliz ou triste. É um direito de nascença de cada ser humano."

Aceitação.
"O que procuramos está dentro de nós, não fora. Dentro de nós podemos encontrar a serenidade, a paz, uma alegria simples.
A paz não é somente algo bonito de ter; é algo que precisamos sentir. Precisamos do apoio sólido da paz na nossa existência. É por isso que essa jornada é tão importante.
Como nos preparamos para aceitar que o que buscamos está dentro de nós? Primeiro, temos de diminuir o ruído das distrações externas para poder perceber o contraste entre o que vem de fora e o que podemos sentir em nosso interior.
Quando começamos a sentir esse contraste, fica mais e mais fácil ver que a paz, a beleza, a alegria que procuramos já estão dentro de nós. Então cresce a aceitação de que há um mundo interior."

Experiência.
"Somos feitos para sentir. Somos a mais incrível máquina de sentir que existe. Podemos sentir quente e frio, alegria e tristeza.
Se conectar essa incrível máquina de sentir ao seu interior, você vai sentir paz, alegria, felicidade.
Essa experiência tem de ser sentida. Você não pode criá-la. Os símbolos ou as fórmulas de felicidade não vão satisfazer o coração. A felicidade tem de ser sentida. O coração precisa sentir a paz.
O seu coração sente a serenidade, a beleza? Ou sente o vazio? Se você quiser que o vazio se vá, deixe o coração sentir a plenitude que também reside dentro de você.
Você pode sentir a serenidade. Você pode sentir a beleza. É disso que se trata o presente do Conhecimento. A jornada do Conhecimento é uma jornada de autodescoberta.
Para os que desejam fazer essa jornada, ofereço ajuda na preparação para aprender as técnicas do Conhecimento e forneço inspiração e orientação contínuas para uma vida inteira de desfrute."

Deixe Que o Coração Seja o Juiz.
"Talvez, em nossas vidas, não tenhamos tido tempo para escutar o nosso coração. Talvez tenha acontecido muita coisa, tenhamos andado ocupados. Quando somos jovens, estamos ocupados. Quando ficamos um pouco mais velhos, ainda continuamos ocupados. Ficamos ainda mais velhos e continuamos ocupados. Esperamos pelo dia em que não estaremos tão ocupados. A cada dia que passa, as coisas externas ficam mais complexas.
O que estamos procurando é simples. Nós somos simples. O coração é simples. O que o coração quer é belo – somente essa alegria.
Isso não é egoísta. Cada ser humano tem um desejo inato de experimentar paz. É por isso que não é egoísta. Nós não criamos a sede de estar em paz. A sede está já aí; precisa apenas ser reconhecida.
Escute o coração; deixe o coração ser o juiz, não as outras pessoas. Podemos nos permitir não escutar o nosso próprio coração?"

Lar.
"O Conhecimento não é uma solução para os problemas nem um meio de melhorar nossas circunstâncias de vida. A única função do Conhecimento é fixar a atenção nesse lugar interno onde é possível sentir a alegria, a paz, a tranquilidade.
Como essa experiência é fundamental, o Conhecimento é fundamental. Como se trata de experimentar a si mesmo, trata-se do Conhecimento de Si Mesmo.
Só é possível experimentar a paz e a alegria no momento chamado agora. Podemos tentar imaginar o futuro ou lembrar o passado, mas nem por um milésimo de segundo podemos existir no futuro ou no passado. O momento chamado agora é a nossa casa. É onde realmente vivemos. É por isso que é tão importante experimentar a vida um momento de cada vez."

Uma Realidade Magnífica.
"Se a sede de satisfação não estiver clara na nossa vida, podemos estar rodeados de água e não fará diferença. No meio do deserto, quando a sede fica evidente, até meio copo de água é a coisa mais preciosa. Ponha todo o ouro do mundo e meio copo de água na frente de uma pessoa no deserto e veja qual dos dois ela vai escolher.
Quando a nossa sede está clara, tudo faz sentido — não há mais mistérios, não há mais ideias, não há mais dúvidas, não há mais perguntas. Nadamos então nas águas belas e cristalinas da clareza. Podemos relaxar. Podemos desfrutar. Mais uma vez, podemos ser quem fomos feitos para ser, quem realmente somos.
Isso não é algo que temos de aprender. É algo que temos de desvelar, descobrir.
A nossa vida é uma realidade magnífica. Somos uma realidade magnífica em um mundo magnífico. Dentro de nós existe uma paz infinita. Dentro de nós existe uma alegria infinita. Ela não está na antiguidade. Não está na ciência moderna.
Está dentro, dentro do coração de cada ser humano."

Simples.
"No final das contas, a vida é simples. Esta respiração é simples. O Conhecimento é muito simples.
E a compreensão do Conhecimento é muito, muito simples. A simplicidade, às vezes, não é um processo da fazer, mas de desfazer. Não é um processo de aprender, mas de desaprender, descobrir o que já está aí. Não é um processo de introduzir novos elementos.
Trata-se de remover os elementos indesejados, de remover tudo que é desnecessário, tudo que é indesejado. Tal como acontece quando o escultor retira os pedaços que mascaram a figura oculta na rocha, fazendo emergir uma bela forma. O que fica é esse diamante belo e brilhante – a própria vida."

Jornada.
"Nesta viagem, o esforço que se requer é o de prestar atenção, entender, aspirar a encontrar o lugar dentro de você.
Todas as viagens que fizemos em nossa vida nos levaram para longe de nós.
Aonde leva essa viagem? À experiência interior. Essa é uma viagem de volta a você, apenas a você.
É por isso que essa viagem não é apenas bela e agradável; ela também é, na verdade, a descoberta mais fascinante. O Conhecimento é ele próprio uma viagem.
A meta não é apenas aprender as técnicas do Conhecimento, mas desfrutar esta vida, desfrutar cada respiração — a cada dia. A própria viagem é o destino.
Essa é de fato uma viagem para a vida toda."