contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O princípio da vibração.


- Paramahansa Yogananda -
O terceiro Grande Princípio Hermético é o Princípio de Vibração. Para entender esse princípio, podemos começar a refletir na polaridade existente entre espírito e matéria.
O espírito está em um pólo de vibração e a matéria no outro pólo. Entre esses dois pólos se encontram milhões de escalas e modos de vibração. Partamos do princípio que tudo o que existe no Universo, seja no nível da matéria ou do espírito, se propaga através de vibrações.
Essas vibrações são propagadas com maior ou menor amplitude, de maior ou menor freqüência constantemente em todo Universo, que o mantém em movimento. Ou seja, tudo está em movimento e em vibração constante.
O Caibalion nos diz que o Todo vibra com tamanha intensidade, possui um grau de vibração tão infinito de e rapidez que parece estar parado.
Como já foi ensinado em outras matérias, matéria e energia se diferenciam apenas no modo de vibração. A freqüência vibratória é medida pelo número de vibrações por segundo, ou seja, a diferença entre dois tipos de matéria é apenas uma questão de tempo.
Por exemplo: a madeira tem um tipo de vibração diferente da pedra, isto se dá devido à diferença de vibração que as compõe. Se pudéssemos interferir nas freqüências vibratórias de cada coisa, poderíamos transformar uma pedra em madeira, por exemplo. Essa é a verdade fundamental do Absoluto, uma das chaves ocultas da composição da matéria.
Todas as partículas de matéria, desde os átomos até a manifestação do Universo, estão em movimento circular. Os planetas giram em torno dos sóis e em seus eixos, todo o Universo gira em círculos, até as moléculas em seus estados de constante movimento e vibração giram umas ao redor das outras.
O Campo de Energia Universal, é considerado pelos hermetistas como uma manifestação elevada de energia acima da matéria. Como já foi dito, essa substância etérea da qual é feito o Campo de Energia Universal é extremamente elástica e fluida, interpenetra tudo o que existe no Universo e funciona como um meio de transmissão e um elo de união de ondas de vibração, tais como o calor, a eletricidade, a luz, o som, o magnetismo.
O Caibalion nos ensina com um maravilhoso exemplo: observemos um objeto que gira em uma certa velocidade. Imaginemos que ele se move lentamente, e dessa forma podemos vê-lo claramente.
Quando aumentamos gradualmente a velocidade de seu movimento, podemos ouvir um som baixo, uma nota baixa. Se a velocidade é aumentada ainda mais, a nota sobe mais na escala musical e se ouve o som mais nitidamente. Dessa forma, a cada aumento de velocidade, ouve-se uma nota acima da escala musical, subindo cada vez mais conforme o movimento é aumentado.
Até que por fim a última nota que conseguimos ouvir é alcançada, soa um som agudo que vai morrendo suavemente e em seguida vem o silêncio. Nenhum som mais é ouvido de tão elevada que é a freqüência vibratória.
Nossos ouvidos humanos não consegue mais detectar o som emitido. Em seguida começamos a perceber a elevação da temperatura do objeto e percebemos a cor vermelha que vai clareando conforme o grau de vibração aumenta, em seguida vem o laranja, o amarelo, o verde, o azul, o anil e finalmente o violeta, conforme a velocidade for aumentando.
Finalmente a cor desaparece e nossa vista humana não registra mais nenhuma das cores, mas existem raios invisíveis e mais sutis que emanam do mesmo objeto.
Esses raios são os usados na fotografia, em seguida os raios X, a eletricidade, o magnetismo, até que o objeto atinge um grau de vibração tão elevada que suas moléculas se desintegram e giram por si mesmas nos átomos, que são por sua vez desintegrados e transformados nos pequenos corpúsculos que são formados. Finalmente esses corpúsculos desaparecem e chegamos a composição da substância etérica.
Os hermetistas afirmam que se continuássemos elevando continuamente a vibração do objeto sucessivamente, chegaríamos a manifestações mentais em direção ao Espírito e este reentraria finalmente no Todo, que é o Espírito Absoluto.
Assim aprendemos no Caibalion, com seus ensinamentos herméticos, que estão muito além do que a ciência tem conseguido comprovar, que toda manifestação de energia, seja esta no nível da matéria, do pensamento, emoção, vontade, desejo, amor, raiva, são construídos através de vibrações e dessa forma, podemos, volto a insistir, com um duro trabalho de autoconsciência, mudar nossa freqüência vibratória.Eunice Ferrari.