contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 28 de novembro de 2009

Sauron: O Senhor dos Anéis .


Sauron originalmente era um Maiar de Aulë, o Ferreiro dos Valar. Ele foi corrompido por Melkor ainda durante a formação de Arda, se tornando seu principal tenente. Durante as guerras de Beleriand Sauron já era poderoso, mas apenas um dos servos de Morgoth, mas após a Guerra da Ira e da expulsão do Senhor do Escuro para fora das esferas do mundo, Sauron se tornou o novo Senhor Negro. Sauron foi um dos mais poderosos (talvez o mais poderoso) dos Maiar, e um dos favoritos de Aulë. Com ele Sauron aprendeu muito da feitura das coisas, conhecimento que muitas Eras depois utilizaria para a construção de Barad-dûr e a forja do Um Anel.
Sauron na Primeira Era:
Antes do banimento do Morgoth, Sauron trabalhava na Terra-média como Senhor de Angband, conhecida pelos elfos como "A Prisão de Ferro". Durante muitas eras Morgoth foi aprisionado pelos Valar no continente de Aman, sua prisão ocorreu após os elfos despertarem e os Valar correrem em seu socorro. A batalha foi terrível, e a fortaleza de Utumno foi destruída pelos Valar e Maiar e Morgoth foi feito prisioneiro... mas Sauron escapou. Embora Sauron continuasse os trabalhos dele indubitavelmente a serviço de Morgoth, nós não ouvimos falar nada a seu respeito durante muitos séculos depois do retorno de seu mestre, até os dias depois do Dagor Bragollach. Durante dois anos depois do próprio Dagor Bragollach, a torre de Finrod de Minas Tirith tinha vigiado a Passagem de Sirion contra as forças de Morgoth. No ano 457 da Primeira Era, o próprio Sauron veio contra a torre; ele lançou um feitiço de medo nos Elfos que lá viviam, e eles foram mortos ou fugiram com Finrod para Nargothrond.
Depois da batalha de Dagor Bragollach, a última sobra da Casa de Bëor se transformou em umas pessoas espalhadas. Barahir, seu senhor, buscou abrigo nos planaltos de Dorthonion no lago Aeluin com o filho Beren e onze outros, onde durante algum tempo, pode se esconder de Morgoth. Sauron foi enviado achar e destruir este grupo desesperado de bandidos. Isto ele fez capturando Gorlim, um dos seguidores de Barahir, e usando a feitiçaria para descobrir o acampamento dos bandidos. quase todos foram mortos no ataque.
O próprio Beren fugiu para o sul pelos caminhos traiçoeiros do Ered Gorgoroth, e o exército de Sauron de lobisomens não o capturou. O destino dirigiu Beren eventualmente as mãos de Sauron, entretanto, alguns anos depois como um viajante ele foi aprisionado em sua busca pelo Silmaril, Sauron o capturou juntamente com Finrod e seus companheiros os prendendo em Tol-em-Gaurhoth.
Sauron não sabia sobre a busca de Beren, mas sentindo-se desconfiado enviou lobos ao longo das terras dos Elfos buscando por possíveis sobreviventes. Enquanto isso ele arremessou Beren, Finrod e seus companheiros em uma cova funda. Lá eles foram devorados um após o outro por um lobisomem monstruoso, quando finalmente Finrod foi morto, Beren pensou que tudo estava perdido. Porém Lhútien descobriu a Ilha de Sauron com Huan, o Cão de caça de Valinor. Sauron enviou lobo depois de lobo para investigar a canção de Lúthien, e cada um deles foi morto por Huan. Afinal, ele enviou Draugluin, o lobo mais poderoso que tinha vivido até então, e ele também estava mortalmente ferido por Huan, mas com a respiração agonizante voltou a Sauron e o advertiu do perigo.
Assim Sauron partiu para uma de suas maiores derrotas. Ele vestiu a forma conhecida como Lobo-Sauron, a forma de um lobisomem poderoso, e saiu para confrontar seus inimigos. Primeiro, ele atacou Lúthien, mas debaixo do encanto dela tropeçou, e Huan pulou sobre ele. Embora trocasse forma e lutasse não pôde escapar; tendo afinal se rendido e dado o comando da Torre a Lúthien. Huan o libertou e Sauron fugiu para o leste, derrotado e humilhado.
Sauron na Segunda Era:
Depois da Guerra de Ira e a derrota de Morgoth, Sauron fugiu durante muito tempo se escondendo a leste do mundo. Seguiu-se um período de mil anos no qual Sauron não foi visto no oeste da Terra-média. Como a virada do primeiro milênio da Segunda Era, Sauron reapareceu. Ele reuniu os orcs dispersos nas terras de Mordor, e lá começou a construir a Torre da Escuridão, Barad-dûr.
O começo do reinado de Sauron como Senhor Negro pode ser datado deste tempo: ele fixou como meta nada menos que a conquista da Terra-média, e talvez até mesmo do próprio reino de Númenor. Durante seiscentos anos, ele procurou uma estratégia de conquista. No disfarce de Annatar, o Doador de Dons, ele ensinou os Elfos de Eregion, e enquanto lhes ensinava as coisas secretas que só um Maia das pessoas de Aulë poderia saber tentava aos poucos seduzi-los e corrompê-los. Do conhecimento dele, foram forjados os Anéis de Poder, mas enquanto trabalhava com os Elfos Sauron continuou a fortificação de Mordor para fazer dele um lugar seguro e inexpugnável.
Na montanha de Orodruin ele forjou o Um Anel secretamente. Este deveria ser o primeiro golpe na conquista e do oeste - um dispositivo pelo qual ele poderia conhecer e controlar os pensamentos dos portadores dos outros Anéis. Entretanto seu plano falhou, os Elfos se deram conta da presença malévola de Sauron e tiraram seus anéis, escondendo todos os outros.
Enfurecido por este retrocesso, Sauron soltou as hordas de Mordor, e infestou Eriador destruindo as terras de Eregion onde os Anéis foram feitos. Os Elfos chamaram em Númenor por ajuda, entretanto, apesar de o exército de Piche-Minastir ter derrotado as forças de Sauron, ele chegou tarde para Salvar Eriador e a maioria dos Elfos que viviam lá. Depois disto, Sauron buscou aumentar seu poder nos países orientais tendo praticamente desaparecido. Quando Ar-Pharazôn usurpou o trono de Númenor em 3255 (Segunda Era), ele viu Sauron e seu reino oriental como uma ameaça. Construindo e equipando uma frota poderosa, ele velejou para Terra-média, e atracou em Umbar, para o sul das Bocas de Anduin. Ar-Pharazôn exigiu aquele Sauron submetem à autoridade dele e, vendo que o poder dos Númenorianos concordou e rendeu-se.
Em Númenor, Sauron conseguiu por astúcia se tornar o principal conselheiro do Rei. Ele viu seu medo da morte e o levou a crer que tomando pela guerra as Terras Imortais de Aman ele mesmo se tornaria um Deus imortal. Desesperado pelo medo da morte, Ar-Pharazon levou a maior armada que o mundo já havia visto as costas de Valinor, mas mal havia ele desembarcado e o castigo dos Valar veio. Toda a ilha de Númenor caiu em um abismo, quase todos desapareceram, o Rei e os seus exércitos que estavam nas costas de Aman foram destruídos por um enorme vagalhão,e esse foi o fim de Númenor.
Sauron sobreviveu a queda de Númenor, mas nunca mais pode assumir uma forma agradável aos olhos, tendo assumido deste dia em diante a forma de um olho flamejante sem pálpebra que inspirava horror a todos que o vissem. Na Terra-média, Elendil, um dos poucos Númenorianos a sobreviver fez a guerra contra Sauron. Essa foi à última aliança entre homens e elfos, na qual o Senhor do Escuro teve suas terras arrasadas, seus exércitos destruídos, e a torre negra de Barad-dûr sitiada por sete longos anos antes de ser vencido. Isildur cortou o dedo de Sauron onde estava o Um Anel, e sua forma se perdeu nas trevas, assim termina a história de Sauron na Segunda Era.
Sauron na Terceira Era:
Durante centenas de anos, Sauron se manteve escondido, disfarçado para não ser reconhecido e tentando de todas as formas ser esquecido por todos. Em segredo, ele tentava reconstruir seu poder em Mordor, os Nazgûl estava lá reunindo os orcs, escravizando os homens semi-bárbaros que lá viviam, e reerguendo a torre de Barad-dûr... tudo isso sem chamar a atenção do mundo externo. O poder dos Orcs cresceu primeiro em Mirkwood, perto de Dol Guldur nas montanhas nubladas. Em 1300 os Nazgûl reapareciam em Mordor, e o reino de Angmar em Eriador se reuniu a eles. Depois de Seiscentos anos de terror, caiu Angmar, mas o reino de Minas Morgul surgiu em Gondor,e lá novamente os Orcs se multiplicarão.
Na Guerra do Anel, o último grande conflito da Terceira Era do Sol, as legiões de Orcs estavam em todos os lugares. Das montanhas nubladas as sombras de Mirkwood os Orcs vieram com bandeiras negras e vermelhas. Uruk-hai destemidos levavam o emblema da mão branca de Saruman saindo de Isengard. Sob o comando de Sauron estavam incontáveis Orcs em Mordor, Orcs de todos as raças eram marcados com o símbolo do olho vermelho. Todos se preparavam para a guerra, foram travadas numerosas lutas e feitas muitas emboscadas, grandes batalhas como a de Hornburg e a de Pelennor Fields, a Batalha debaixo das Árvores. Em todas essas os Orcs foram derrotados, mas a derrota era falsa pois Sauron manteve a maior parte do seu exército dentro de Mordor, e quando o inimigo estava em seus portões o grande ataque foi feito.
Na Batalha de Morannon foram reunidas as forças de todos os povos da Terra-média. A luta parecia perdida para os povos livres, mas naquele mesmo momento Frodo desfez o Um Anel, e o mundo de Sauron foi destruído. O portão negro e a torre de Barad-dûr desmoronaram. Os servos mais poderosos de Sauron foram consumidos pelo fogo, e o senhor negro se transformou em névoa.

AMOR DE FADA.

O meu amor é feérico
Corre por entre árvores
Voa por sobre montanhas
E navega no mar de ti.

Protege-te do destino
Dos encantamentos e do mal
Guardando-te entre letras
Do fluxo das correntezas.

Como Morgana, em Avalon,
Ou Dília, a fada da lua.
Trago-te sorte e felicidade
Meu elfo, amante e amigo.

Sim, asas de libélula e varinhas de condão
Transformam-me em Lorelei,
Sininho, sílfide ou sereia.
O olhar é teu e a luz é minha.

Etérea e translúcida sigo a te guiar
Moldando meu corpo a teu pensamento
E na hora dourada da canção
Vou caminhando nas asas do vento.
L. SAAVEDRA.