contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A BRUXA.


Sob a luz da lua
a mulher nua
banha-se no sereno.
Murmura
palavras de magia
e, em sua fantasia,
flutua acima da terra.
Comprime as mãos
e enterra as unhas em sua palma
até sentir-se ferida
na carne e na alma.
Esse simbólico flagelo
derrete o gelo
de seu coração.
A mulher vestida de brisa
alisa seu próprio corpo
nesse ritual delirante
entrega-se
ao seu amante imaginário.
Quando cessa sua loucura
com espírito e corpo ferido
suas roupas rotas ela procura.
Veste-se e volta para o marido.
Não termina aqui sua história,
resta ainda um desesperado aceno,
liberta-se cheia de glórias
dando ao seu tirano
algumas gotas de veneno.
Assim, louca e descabelada
volta à lua e ao sereno
para sentir-se novamente amada
por seu amante não terreno.
Mauro Gouvêa

CALDERÃO DA BRUXA.


Bruxas

"Uma bruxa é o fruto do amor entre a Terra e a Lua"
Mar-Garet Andreas

Descobrimo-nos bruxas quando conseguimos nos perceber enquanto mulher.De nada adianta querer ser feiticeira se não se conhece o segredo do feminino!É necessário primeiro o reconhecimento da fêmea que trazemos dentro de nós,essa parceira desconhecida que nos acompanha desde o nosso nascimento.Uma parceira silenciosa,que aponta a cada instante o caminho da sensibilidade.Costumamos,entretanto,estar tão ocupadas com nosso universo cotidiano,que nem ouvimos sua voz doce e suave.
Para nos descobrirmos mulheres é preciso aguçar os sentidos e,assim poder vivenciar plenamente as experiências.Isso poderá,a princípio,parecer complicado,mas,iniciando com pequenas tentativas,constataremos estar cada dia mais perceptivas.
Experimente,ao tomar banho,explorar seu corpo suavemente.Sinta cada dobra de pele,cada osso,do mais saliente ao mais escondido.Deixe que a água percorra seu corpo.Não tenha medo de sentir prazer e,ao sair do banheiro,voce experimentará extraordinária leveza interior.
Quando começamos a nos descobrir mulheres,um novo mundo se descortina à nossa volta.Ficamos muito mais susceptíveis e,por consequência,muito mais completas.Claro que essa sensibilidade trará,inicialmente,alguns contratempos com o universo masculino,pois seremos,então,donas absolutas do nosso prazer,o que é um tanto complicado de ser entendido pelos homens.Mas será exatamente essa posse do prazer que nos permitirá ajudar nossos parceiros na captura de sua sensibilidade própria.
O universo feminino foi por séculos sufocado por uma sociedade fálica,onde predominou a linguagem do poder.Nesse discurso,não encontramos em momento algum a doçura da transcendência.Tudo fica estabelecido num sistema quadrado,composto por retas e inibidor de curvas.Voltas sinuosas que nos indicam sempre o caminho da profundidade.A própria púbis é traçada por dois montículos que,delicadamente,se vão estreitando até a espiral da vagina.
Nesse mundo de retas,sempre voltadas para fora qual grandes lanças,a espiral feminina ficou espremida,sufocada a tal ponto,que se cobriu de uma casca espessa que não deixa a mulher se perceber.
Ao próprio homem,esse pensamento retilíneo trouxe tal rigidez,que o afastou melancolicamente de sua parceira,deixando-o irremediavelmente solitário e,por sua vez,também oprimido.
Cabe a nós,mulheres restituir as curvas para melhor conviver com nossos parceiros.Só assim poderemos dançar juntos pelos campos onde outrora celebrávamos,também em parceria,a colheita.
Voce experimentará o maravilhoso de,sentando-se na grama sentir o pulsar alegre que ela emana,o sublime ato de,ao tocar suavemente as asas de uma borboleta,perceber nos dedos o seu cumprimento delicado.Restabelecida essa ligação,veremos que somos parte de um maravilhoso sistema encantado e não mais sentiremos medos e angústias,pois estaremos pulsando num mesmo compasso.O grande erro do ser humano foi acreditar-se o único ser inteligente em meio à natureza,tornando-se,assim,um espécime solitário e infeliz.Quando digo ser humano,estou me referindo à civilização dita humanizada,pois não encontraremos essa infelicidade nos ditos primitivos.Esses povos possuem a profunda sabedoria da natureza,sendo,por isso,incrivelmente felizes!
Uma bruxa poderia ser considerada,pelo homem civilizado,alguém essencialmente primitivo,alguém que não presta atenção ao serviço de meteorologia,uma vez que é profunda conhecedora dos movimentos do tempo.
texto extraído do livro"Revelações de uma Bruxa"-de Márcia Frazão.

SIMBOLOS WICCA.


Os símbolos são parte importante tanto no aspecto religioso como no mágico da Wicca. Eles são marcados em vestes, velas, ferramentas ritualísticas, amuletos e talismãs, e são ritualisticamente usados pelos bruxos para alterar sua consciência e produzir energia criativa. Os signos do zodíaco e dos planetas são mualdeirão da Bruxa Wicca, assim como também os símbolos abaixo:

As três luas

É o símbolo sagrado da Deusa, que indica suas três faces: A virgem, A Mãe e a Anciã. É utilizado em invocações à Grande Mãe e a todas as deidades lunares.

O Pentagrama

É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares utilizados pelos bruxos na magia cerimonial. Ele representa os quatro e místicos elementos, fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito.

O Triângulo

É um símbolo da manifestação infinita da magia ocidental, usado em rituais para invocar os espíritos quando o selo ou sinal da entidade a ser invocada está colocado no centro do triângulo. O triângulo, equivalente ao número três, é também sagrado da Deusa Tripla. Invertido, ele representa o princípio masculino.

O Selo de Salomão

O selo de Salomão é um hexagrama que consiste de dois triângulos entrelaçados, um voltado para cima, e o outro, para baixo. Simboliza a Alma humana, pois une o princípio feminino ao masculino.

O Ankh

É um antigo símbolo egípcio. Simboliza a vida, o conhecimento, o cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. Também é conhecido como "Cruz Ansata".

O Olho de Hórus

É outro antigo símbolo egípcio muitas vezes usado na Feitiçaria. Representa o "Terceiro Olho".

Além dos mencionados, existem centenas de outros símbolos antigos usados em Wicca, como os de fertilidade masculina e feminina, sinais de paz, números, flores, animais, criaturas e outros.

UM TEXTO DIVERTIDO SOBRE OS SIGNOS.



OS SIGNOS DERAM UM JANTAR...


O Ariano foi a um supermercado, voltou em cinco minutos e serviu lasanha congelada, batata frita e refrigerantes.


O Taurino tirou a porcelana e a prataria do armário, preparou aquela receita que está na família há anos, abriu aquele vinho que estava esperando uma ocasião especial, e o cafezinho foi preparado em cafeteira italiana. Depois, todo mundo escutou uma boa música ao sabor de um licorzinho delicioso.


O Geminiano pediu tudo pela Internet enquanto perguntava pelo telefone que pratos deveria servir. Foi só ir à porta e desembrulhar os cinco tipos diferentes de pratos que ele encomendou.


O Canceriano foi pra cozinha, chamou a avó e preparou tudo com muito amor e serviu em pratos decorados com rosas. Quem não comeu tudo, não ganhou sobremesa.


O Leonino deu um conjunto de louças decorado com rosas de presente para o canceriano e pediu para ele preparar o jantar dele também.


O Virginiano abriu a geladeira, que estava cheia de sobras. O jantar acabou sendo uns sanduíches e pastas para pôr nas torradas. Ninguém reclamou. O pessoal ficou muito mais à vontade, e estava uma delícia.


O Libriano contratou um buffet. Os pratos estavam tão lindos que ninguém queria tocar na comida.


O Escorpiano fez um jantar à meia-luz, cheio de receitas com mais pimenta que despensa de baiano. Quem teve coragem, provou e acabou passando mal. Quem não teve coragem, perdeu uma comida porreta, porque deu piriri, mas até que estava boa.


O Sagitariano enfeitou a casa inteira, escolheu umas músicas legais e ficou chateado porque ninguém trouxe a comida. O jeito foi todo mundo ir para a churrascaria. Cada um pagou o seu.


O Capricorniano fez um jantar impecável, mas o pessoal ficou chateado, porque toda vez que tem jantar na casa dele é o mesmo prato. O pior é que tem hora para recolher o prato e servir a sobremesa. Quem não acabou a tempo, ficou sem sobremesa.


O Aquariano se esqueceu do jantar. O pessoal chegou, e ele ainda estava de pijama. A sorte é que o virginiano estava lá e fez sanduíches com as sobras dele. Todo mundo se divertiu.


O Pisciano serviu um cuscuz maluco que o pessoal devia comer com a mão. Ninguém nem sentiu o gosto direito por causa do cheiro de incenso.


[Autoria desconhecida]

PEIXES.


PEIXES
Fada: Grig



Características: do tamanho de um grilo, a alegre fada aparece vestida de verde e com um gorro cônico vermelho na cabeça.


Virtudes que confere: alegria e generosidade.



Ritual para obter seus favores: se realiza una oferenda de maçãs pequenas que se depositam nos ramos de uma árvore.


Dia propicio para invocá-la: entre o dia 21 a 25 de Fevereiro.





(Fonte: internet. Autoria: Texto pesquisado e desenvolvido por ROSANE VOLPATTO. Bibliografia consultada: Diccionario de Las Hadas - Katharine Briggs e Diccionario Seres Fantásticos - J. Felipe Alonso)

AQUÁRIO.


AQUÁRIO

Fada: Gwragged Annwn



Características: Pertence a família das donzelas do lago, é uma fada aquática bela e desejável, de longos cabelos de fios dourados.


Virtudes que confere: Beleza e sedução às mulheres, sensibilidade e segredos de medicina aos homens.


Ritual para obter seus favores: vestindo uma roupa azul, vá até a borda de um lago e deposite na beirada um saboroso pão quentinho.


Dia propicio para invocá-la: 19, 20 e 21 de Fevereiro.

CAPRICÓRNIO.


CAPRICÓRNIO
Fada: Rainha Mab


Características: é uma linda fada diminuta que possui uma carruagem que é conduzida por insectos e é governante das fadas de fazem nascer os sonhos.


Virtude que confere: favorece todas as formas de restabelecimento e faz acelerar a realização de nossos êxitos financeiros. Transforma nossos sonhos em realidade.


Ritual para obter seus favores: Deixe em qualquer jardim um pratinho com leite e enterre 3 moedas douradas. Depois recite: "Rainha Mab, Tu que governas o mundo secreto de sonhos, ajuda-me! ... "

SAGITÁRIO.


SAGITÁRIO
Fada: Ellyllon


Características: é uma fada diminuta que se alimenta de cogumelos e da manteiga que as fadas extraem das raízes das árvores velhas.


Virtudes que confere: restitui a força e o entusiasmo pelo trabalho. Conduz ao caminho da prosperidade e afugenta a má sorte.


Ritual para obter seus favores: frite cogumelos com manteiga e coloque em baixo que qualquer árvore ao lado de uma vela verde acesa.


Dia propicio para invocá-la: 10 e 30 do mês de Dezembr

ESCORPIÃO.


ESCORPIÃO
Fada: Meg Mullach, Maug Moulach ou Maggie Moloch



Características: seu nome significa “a peluda”, por seu abundante pêlo. Apresenta pele escura, rosto enrugado, não possui nariz e mede em torno de sessenta centímetros. Dirige as criadas da casa e serve as comidas como por arte de magia. É a melhor aliada na organização de festas.


Virtudes que confere: Infunde entusiasmo e ânimo festivo, transmite vitalidade e sabedoria popular.


Ritual para obter sus favores: falar em forma rítmica e com movimentos de dança: “A luz da lua dançamos e jogamos, com a noite começa nosso dia, enquanto segue o baile cai o rocio , dançamos todos, rapazes , ligeiros como a abelhinha, de dois em dois e de três em três: vamos lá! vamos lá!”.


Dia propicio para invocá-la: os dias 9, 18 do mês (preferentemente em Novembro).

LIBRA.


LIBRA
Fada: Nimue, ou a Dama do lago


Características: ela é a fada-rainha de uma ilha de donzelas, situada no meio de um lago encantado, onde o Inverno não chega nunca e ninguém conhece a dor.


Virtudes que confere: poder mágico que cura a dor, concede o dom da valentia para enfrentar a adversidade.


Ritual para obter seus favores: colocar uma taça de agua clara e limpa em um local que fique a noroeste da casa; renovar a água antes que turva.


Dia propicio para invocá-la: de 16 a 24 do mês Outubro.

VIRGEM.


VIRGEM

Fada: Leanan Sidhe

(o Espírito da Vida, a Amante Feérica)


Características: é uma fada de beleza deslumbrante; aparece toda vestida de branco e apresentando um longo e brilhante cabelo dourado.


Virtudes que confere: é protectora dos namorados, favorece os idílios e evita pequenas discórdias que atrapalham a felicidade do casal; outorga o dom da inspiração aos poetas cantores.


Ritual para obter seus favores: Invoque-a mediante a recitação dos seguintes versos: “Fada loira e dama brilhante; traga o amor que para mim foi destinado”.


Dia propicio para invocá-la: desde 3 dias antes a três dias depois da lua cheia (preferivelmente durante o mês de setembro).

LEÃO.


LEÃO
Fada: Slky Brownie


Características: é uma mulher de 90 cm de altura, que veste roupas esfarrapadas da cor parda, de rosto moreno e abundante cabeleira. Assume as responsabilidades domésticas, faz diligências e dá bons conselhos.


Virtudes que confere: torna prática a tarefas cotidianas e outorga o dom do trabalho.


Ritual para obter seus favores: ofereça pasteizinhos caseiros recobertos de mel, que deve ser deixados cuidadosamente em um lugar onde possam ser encontrados casualmente


Dia propicio para invocá-la: 6, 12, 18, do mês de agosto.

CÃNCER.


CANCÊR
Fada: Oonagh



Características: é a esposa de Finvarra, o rei das fadas ocidentais e dos mortos. Seu cabelo dourado chega até o solo e veste um traje de teia de aranha com gotas de orvalho, que brilham como diamantes.


Virtudes que confere: brilho pessoal, dignidade e confiança.


Ritual para obter seus favores: uma árvore de sabugueiro (se não for possível, faça um amuleto com essa madeira), gravar o nome da fada e em seguida pronunciar as seguintes palavras: “Ancã, dai-me um pouco de tu madeira, e eu te darei um pouco da minha quando me converter em árvore”.


Dia propicio para invocá-la: 7, 14, 21 de julho.

GÊMEOS
Fada: Habetrot



Características: anciã de aspecto desagradável, com nariz grande, dentes tortos, cabelo desalinhado. Possui natureza bondosa e é protectora das fiandeiras da fronteira escocesa, a quem ajuda em seu ofício.


Virtudes que confere: paciência e precisão no trabalho artesanal.


Ritual para obter seus favores: ao realizar a invocação pronunciando seu nome, a pessoa deverá sentar-se sobre uma pedra furada no centro, lugar onde habitam essas fadas.


Dia propicio para invocá-la: entre os dias 14 e 21 do mês de Junho.

TOURO.


TOURO
Fada: Licke


Características: é uma fada-cozinheira pequena e gordinha, de carácter pacífico e com sentimentos amorosos para com os seres humanos. É mencionada na Lista das Fadas de Allies.


Virtudes que confere: sendo uma fada cozinheira, é ela quem prepara a carne, oferecendo-nos os prazeres da fartura e da abundância.


Ritual para obter seus favores: ofereça-lhe uma moeda dourada que não deve ser usada até o mês seguinte ou realize uma oferenda de carne cozida que deve ser colocada debaixo de uma árvore frondosa.


Dia propicio para invocá-la: entre o 21 e 28 de Abril.

HORÓSCOPO DAS FADAS.


ÁRIES
Fada: Morrigu



Características: Fada-Deusa guerreira, alta, esbelta, de cabeleira castanha e de rosto que apresenta finos traços angulosos. Foi ela quem conferiu força e valor sobrenatural a Cuchulainn, de modo que ganhou a guerra pelos Tuatha de Danann, as forças do bem e da luz e derrotou os escuros Fomorianos.


Virtudes que confere: ousadia, força e valor na luta contra contra o mal.


Ritual para obter seus favores: realizar uma oferenda de leite de vaca adicionando uma igual quantidade de farinha de cevada.


Dias propícios para invocá-la: 21, 22, 23, 24 e 25 de Març