contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os símbolos do Halloween.



O Halloween possui diversos símbolos, como pro exemplo, a abóbora cortada em forma de rosto, o bordão “gostosura ou travessura”, a vassoura da bruxa, entre outros.Lista destes símbolos e seus significados para você se inteirar dos principais elementos que compõe o tradicional Dia das Bruxas.
Gostosura ou Travessura.
No inglês, Trick or Treat, muito pouco comum por aqui, parém a cada dia ganha mais força, é como se fosse o São Cosme e Damião dos Ingleses e Americanos.
Crianças fantasiadas e bruxas, fantasmas, monstros, vampiros, etc, vão as casas falando o bordão, e ai de quem não der doces para criançada.
Jack-o-lantern.
A tradicionalíssima abóbora que é esculpida dando o formato de um rosto com olhos, boca e nariz, normalmente com a intenção de ficar apavorante, mas poucos conseguem este efeito. Também é encontrada nos mais variados formatos, dependendo da criatividade do artista.
Fazendo parte do folclore irlandês, diz a lenda que um homem que fazia brincadeiras satânicas e era muito trapaceiro, cujo nome era Jack, enganou o Diabo e o prendeu em uma árvore. O Jack só soltou o Diabo depois de um acordo em que o Demônio jurou nunca incomodar o Jack. Com o tempo o Jack morreu, porém não foi aceito no céu, pois tinha acordo com o Diabo, e também não conseguiu entrar no inferno, pois o Demônio tinha medo de ser enganado novamente. Então para iluminar o seu caminho na escuridão, Jack ganhou uma vela, que para fazê-la durar para sempre, a colocou acesa dentro de um nabo com furos para dar passagem a claridade.
Chegando aos Estados Unidos os imigrantes substituiriam os nabos pelas abóboras. Desta maneira a abóbora é hoje o maior símbolo do Dia das Bruxas.
Jack-o-lantern é também usado em forma de agradecimento pela boa colheita.
Vela.
Muito usado no Dia das Bruxas nas cores roxa, preta e laranja, indicam os caminhos para os espíritos de outro plano astral.
Vassoura.
Capaz de limpar os ambientes das energias negativas, é o símbolo do poder feminino. Uma vassoura de Halloween não pode ser tocada, muito menos usada para varrer o chão, ela só é usada para varrer as más energias.
Máscaras.
Simbolizam os espíritos, os enviados de outros planos espirituais.
Chapéus pontudos.
Símbolo de hierarquia sacerdotal entre as bruxas.
Monstros.Simbolizam as transformações. É uma forma de colocar para fora tudo aquilo que não serve mais, de tirar de dentro de si tudo aquilo que está velho. E então abrir lugar para o novo.
Coroa e bastão.
Também muito usadas por reis, é o símbolo maior de realeza, indicam a autoridade e comando, um nível cósmico elevado.
Varinha Mágica.
Instrumento usado para direcionar as energias, com a varinha, os bruxos e bruxas invocam deuses, fazem magias e penetram em outros planos astrais.
Caldeirão.
É dentro dele que as coisas se transformam: o grão torna-se alimento, a raiz vira remédio, o desejo acontece, e o sonho vira realidade.
Representa a essência da fertilidade.
F.P.Wikepédia.