contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 7 de fevereiro de 2010

SHAMANISMO.


Shaman é alguém (seja homem ou mulher) que entra em um estado alterado de consciência por vontade própria, para contactar e utilizar uma realidade oculta. É a viagem da alma para obter o poder do conhecimento oculto.
Animais de poder o cercam, músicas de poder têm a função de invocar os espíritos protetores e seus objetos rituais ajudam a sustentar seu enfoque, no estado shamânico da consciência. O shaman trabalha em conjunto com as forças
da natureza para promover a cura e transmitir o poder.
Quando uma pessoa enfrenta em sua vida uma ameaça, situação chocante, crises de depressão, o shaman acredita que parte da alma se desliga do corpo, numa reação de auto-proteção. Isso faz com que a pessoa se sinta infeliz, ausente, perdida, inconsciente da forma que enfrenta sua dor. Neste caso, o shaman realiza a jornada de recuperação da alma na qual seus animais de poder mostram o caminho de reintegração.Wikepédia.

Wicca, um caminho solitário.


A Wicca praticada por praticantes solitários é uma realidade. Devem os praticantes tradicionais aceitarem esta realidade? Na verdade, a realidade não está aí para ser aceita ou não, ela simplesmente existe e negar seria uma cegueira voluntária. Isso vale para qualquer aspecto da vida, não só para a Wicca, a Bruxaria e o Paganismo.
Aquela Wicca de Gardner ainda existe, mas em pequenos e poucos grupos. Felizmente, muitos covens gardnerianos estão abrindo as suas portas e vemos, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, uma expansão maior e com mais aceitação do que se esperava há dez anos. Mas, com a profusão de livros e com a saída de sacerdotes desses covens, querendo montar novos e diferentes grupos, temos uma nova realidade paralela: os praticantes solitários da Wicca.
Então, se a Wicca existe de forma solitária, o praticante precisa de uma iniciação? Não, e é até incoerente com a realidade das iniciações na Wicca, quando há todo o ritual de aceitação e apresentação etc. Isso não existe na prática solitária. Não há qualquer necessidade ou explicação para uma iniciação dessa forma. Não estou julgando rituais de iniciação, estou apenas dizendo que a iniciação solitária não tem o mesmo objetivo nem o mesmo formato da iniciação em um coven, porque acontecem coisas totalmente diferentes.
Não há dúvida que é possível estudar, praticar, se empenhar e se transformar fazendo tudo sozinho. Os rituais também devem ser adaptados, mas isso faz parte da transformação. É uma Wicca diferente da Wicca chamada de original e tradicional, mas ainda assim mantém a essência da Wicca e, sim, é Wicca. Um caminho diferente, sem dúvida, mas é Wicca.
Negar essa realidade é viver no conto da caverna, assim como negar qualquer realidade que simplesmente existe, independentemente da opinião de uns ou de outros. Vamos fazer o quê? Continuar pregando que só existe uma forma certa de se praticar Wicca? Não existe mais, o sonho acabou e esta é a realidade. Praticantes da Wicca original e tradicional continuam em seus covens; continuam seu maravilho trabalho, e sempre haverá novos integrantes em seus covens, dando continuidade a essa ancestralidade. Mas há outro caminho também para aqueles que não têm acesso a tais covens.
Trata-se de um caminho diferente. Por isso, um praticante solitário falar sobre uma iniciação sozinho (ou auto-iniciação) é uma atitude delirante. Não faz sentido uma auto-iniciação dentro da Wicca solitária, com o mesmo objetivo que tem a iniciação na Wicca tradicional. É outra forma de praticar e, portanto, outra forma de sacerdócio. Se quiser fazer um ritual para oficializar essa passagem, que o faça. Não precisa dar nome a ele nem se julgar um sacerdote somente porque o fez. O que faz de alguém um sacerdote ou sacerdotisa solitária é a prática, os estudos, o dia-a-dia, o viver como tal. Não é pegar um ritual na Internet e achar que, em um dia, já é wiccan. E quem leva esse caminho a sério sabe do que eu estou falando.
Vejo em muitos livros sobre Wicca uma série de rituais de iniciação de covens simplesmente adaptado a quem pratica sozinho, mas com as mesmas falas, a mesma encenação. É outro cenário, outra realidade. Um praticante solitário não precisa apresentar a si mesmo os instrumentos mágicos, porque já os usa há tempos. Também não precisa ser apresentado aos outros integrantes do coven, simplesmente porque eles não existem – é uma prática solitária! Enfim, todo praticante solitário deveria fazer o seu ritual de iniciação com base no que se é, não no que gostaria de ser.
A Wicca praticada por pessoas sozinhas deve ser revista. Ela não deve ser uma cópia da Wicca praticada em covens, porque é uma forma enormemente distinta desta. E é por isso que os praticantes solitários devem “penar” mais para aprender e praticar, porque tudo deve ser feito sozinho. Mas quem ama o que está fazendo e considera realmente este o seu caminho sabe o quanto compensa.Wikepédia

as vertentes da Wicca.


Wicca Tradicional: Basicamente a Wicca que surgiu com Gerald B. Gardner e se expandiu até a Tradição Alexandrina e, com raras exceções, um pouco mais adiante.
Wicca Moderna: Todas as tradições que surgiram depois disso e possuem uma visão mais “liberal” da religião, incluindo as práticas.
A Wicca Tradicional difere bastante da Wicca Moderna, por isso é bastante comum encontrarmos diferenças de opinião entre autores de livros e sites na internet.
Algumas diferenças:
- A Wicca Tradicional não aceita o termo autoiniciação, nem o ato em si, pois uma iniciação só pode ser feita em coven. Na Wicca Moderna, uma pessoa pode fazer um ritual solitário de iniciação (que na verdade seria um ritual de dedicação da vida aos deuses), mas não pode se iniciar sozinho em uma tradição específica. Se essa pessoa se iniciar sozinha, ela praticará uma forma de Wicca eclética. Mesmo entre os Modernos a iniciação em uma tradição só pode ser feita em coven, para que o neófito possa receber os ensinamentos daquela vertente.
- A Wicca Tradicional trabalha essencialmente com a Deusa e o Deus, em igual equilíbrio. Apesar de os Modernos também trabalharem com o casal divino, há diversas tradições que dão mais ênfase à Deusa em seus estudos e rituais, o que para os Tradicionais é um desequilíbrio.
- A Wicca Tradicional não vê com bons olhos praticantes homossexuais, não por serem homofóbicos, mas por achar extremamente difícil que uma pessoa gay consiga desvincular-se de sua vida sexual terrena para consagrar o Grande Rito entre o sagrado feminino e masculino. Segundo eles, o Grande Rito deve ser executado entre um homem (polaridade masculina) e uma mulher (polaridade feminina), pois é a energia de ambos que celebra a vida. Para os Modernos, o que importa não é o físico da pessoa, mas sua energia, e que ambos, homens e mulheres, têm tanto a energia masculina quanto a feminina dentro de si, e ambas devem ser trabalhadas para chegar a um equilíbrio.
- Praticantes Tradicionais não concordam com rituais públicos e acreditam que a Wicca deva continuar hermética (fechada). Praticantes Modernos acreditam que alguns ritos devam ser celebrados em privacidade, mas não vêem mal algum em rituais públicos e ao ar livre, pois desta forma, além de ensinarem aos novatos como se faz um ritual, eles também podem celebrar como os antigos povos faziam, com toda a aldeia.
Não existe uma forma certa de Wicca, e aos poucos, com seus estudos, você verá isso. Existe a sua opinião sobre o assunto, e ela bastará a si mesmo. No mais, provavelmente você se encaixará em uma das duas visões acima.Wikepédia.