contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pentagrama.


Pentagrama é o nome dado a uma estrela composta de cinco retas e que possui cinco pontas. Seu nome deriva do Grego Antigo πεντάγραμμος. Encontramos seu nome de diversas formas, Pentagrama esotérico, pentalfa Gnóstica, estrela Flamíngera ou somente pentagrama, entre outros. Originalmente, era o símbolo da Deusa romana Vênus, depois foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo pode ser encontrado na natureza, como a forma com que o planeta Vênus, faz durante a aparente retroação de sua órbita.
Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na Magia, pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.
O Pentagrama sempre foi símbolo de vivo interesse e muito utilizado ao longo da história como símbolo de poder mágico foi muito utilizado pelos egípcios, altamente considerado pelos druidas sob a forma de uma estrela regular de cinco pontas chamadas "pé dos druidas". Para Pitágoras, o Pentagrama era o símbolo do himeneu celeste: a fusão da alma com o Espírito. Para os cristãos, o pentagrama, simbolizava Cristo, uma designação do começo e do fim. Os Alquimistas recorriam à estrela como sinal da Quinta Essêntia, o quinto elemento, o éter-fogo, ou ainda, o espírito santo. Enfim, foi usado por diversas culturas e religiões, mas seu surgimento foi perdido no tempo.
Além dos cinco elementos, o Pentagrama representa os cinco estágios cíclicos da vida do homem:
-Nascimento.
-Infância.
-Maturidade.
-Velhice.
-Morte.
Cada uma de suas pontas possui um significado particular:
Ponta 1 - Espírito - Representa os criadores, a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.
Ponta 2 - Terra - Representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.
Ponta 3 - Ar - Representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
Ponta 4 - Fogo - Representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde a mudança, as transformações. É a força da ativação e da agilidade.
Ponta 5 - Água - Representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade.
Para os Bruxos, o Pentagrama é usado para representar a fé e para se reconcerem, o símbolo é tão importante para os Bruxos tão quanto uma cruz é para um cristão, ou como um selo de Salomão é importante para um Judeu.
Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.Wikepédia

Os nove mundos de Yggdrasil.


O paganismo nórdico tinha uma visão do mundo como um multiverso em vez de um universo. Reconheciam 9 mundos diferentes existentes em torno de um eixo, a Arvore Yggdrasil. É possível viajar entre estes mundos, de modo que inter atuam entre eles de diversas maneiras. A continuação se descrevem estes nove mundos com uma breve referência sobre eles:
Yggdrasil:
O eixo do universo, cada mundo esta assentado nesta arvore. Diz-se que “suas três raízes são compridas e amplas, o sustentam ereto, uma em Mûtspellhêm, outra nos Gigantes do Gelo (onde antes estava o abismo aberto) e a terceira em Nebalhêm; debaixo desta se encontra Hvergelmir com Nidhörggr (o terrível mordedor), roendo a raiz desde abaixo. Mas abaixo da raiz que se torce na direção dos Gigantes do Gelo se encontra o poço de Mimir (pois se chama Mimir a custódia do poço). Mimir é muito sábio, pois bebe do poço que surge do Gjallahorn. Na terceira raiz da arvore esta a nascente chamada poço de Urdr. Diariamente, pela ponte de Bifröst (O Arco Íris, Lit, O Caminho Trêmulo), os Poderosos galopam até ele. Por isso também se chama ponte dos Êse (Aesir).
Uma águia que aninha no topo da arvore, incomparavelmente sábia, e entre seus olhos se encontra o Falcão Vedrfölnir. Um esquilo cujo nome é Ratatoskr, percorre a arvore de cima para abaixo e vice-versa, levando fofocas malévolas entre a Águia e Nidhöggr. Quatro cervos remoem as ramas da arvore e mordem sua corteza, são eles: Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Durazrórr. E existe uma grande ninhada de serpentes junto a Nídhöggr em Hvergelmir, que nenhuma língua pode referi-la. Também se conta que as Nornas, que moram em torno do poço de Urdr, retiram água diariamente dele, misturando com as pedras que o rodeiam, e salpicam na arvore para evitar que ele se esgote e pereça. Porque esta água é tão sagrada que todas as coisas que se submergem no poço se tornam brancas como a película que existe no interior da casca de um ovo. Este salpicado que goteia sobre o terreno inferior é o que os homens chamam de orvalho, e as abelhas se nutrem dele. O poço Urdr da vida as duas aves chamadas Cisnes, das quais descendem as que agora por aí se encontram.
Na antiga Europa pré-cristã existia um enorme pilar chamado Irminsûl que representava esta Arvore Sagrada e era o maior centro de culto dos Saxões Continentais, destruído por Carlos Magno no princípio de sua guerra e genocídio contra nossos ancestrais em 772.
Nebalhêm (Niflheim):
Originalmente, somente existia Nebalhêm, Mûstspelhêm e um grande vazio. Nebalhêm é um mundo de gelos eternos e constantes névoas que se originaram em parte ao entrar em contato o gelo com as faíscas de Mûstspelhêm, enchendo assim o abismo, também é o lar dos Forostetane (Gigantes do Gelo).
Mûtspellhêm (Muspellheim):
outro dos mundos primogênitos, morada dos Fiuretane (Gigantes do Fogo) comandados por Surt.
Middilgard (Midgard):
É o mundo onde vivem os humanos e as espécies da terra. Seu nome significa "Terra Média", já que está localizada no centro de todo o multiverso. É rodeada por Etanhêm.
Etanhêm (Jotunheim):
Esta é a morada dos Gigantes de Gelo e dos Gigantes Montanheses. Segundo as tradições, este lugar se situava no leste mais além do oceano. Aqui se encontra Outgard onde governa Loki. Estas terras são consideradas como um país de bosques descomunais, rios caudalosos, cavernas amplas, poderosas montanhas e tremendas distâncias.
Uuânhêm (Vanaheim):
Esta é a morada dos Deuses Uuâni (vanir); assim como se sabe pouco dos Uuâni, também se conhece pouco da sua moradia. Alfhêm (Ljósálfheim):
É o mundo onde moran os Alfe (elfos), é aquele que se encontra mais acima na arvore Yggdrasil. Neste mundo se encontra Alfhêm (moradia dos Alfe - elfos luminosos). Diz-se que os elfos visitam de vez em quando a middilgard, baixando em um raio da lua. Alfhêm foi dado ao Deus Freyr motivo pelo qual se da uma característica de fertilidade a estes seres.
Suuartalfhêm (Svartálheim):
É o mundo onde habitam os Suuartalfe (Swart Alf, elfos sombrios), e também Duuergos (anões). Este lugar se encontra abaixo de Middilgard, onde os Duuergos (anões) forjam formosas jóias y maravilhosas armas.
Hel (Hellheim):
Este mundo é aquele que se encontra mais abaixo de todos em Yggdrasil. É o reino da Deusa Hella, erroneamente considerado um inferno horrível onde os mortos são eternamente torturados, nossos antepassados pensavam neste mundo como um lugar de descanso para os mortos.
Êsegard (Asgard):
Emoradia e de todos os Êse (Æsir). Se encontra no meio do multiverso e de onde governam os Deuses. Pode-se chegar a Êsegard pela ponte Bifröst (O Arco Íris), vigiado pelo Deus Heimdallr; em Êsegard se encontram, entre outras moradias, o Vallhalla, o Folkvangar e o l Fensalir.Wikepédia