contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Dominações, virtudes, principados."


1049 "Fere-lhes com tais modos os ouvidos:
- "Dominações, virtudes, principados,
Tronos, poderes, se são vossos inda
Estes imensos títulos pomposos,
Se acaso inda não são nomes inúteis:
Há quem, por um tirânico decreto,
Todo o poder a si vem arrogar-se
Fazendo dele horrível monopólio,
E, sob o nome de monarca ungido,
Eclipsa nossa glória e privilégios.
Toda esta marcha rápida, noturna,
Esta convocação acelerada,
Promove-as ele, a fim de vermos como,
Com que pompas nos cumpra recebê-lo
Quando vier extorquir de nós - escravos !-
Tributo genuflexo agora imposto,
Vil prostração, que feita ante um já cansa,
Que feita a dois se torna insuportável !
E não pode outro arbítrio mais sisudo
Dar-nos mais elevados pensamentos,
Que a sacudir tal jugo nos ensinem ?
Curvareis vosso colo majestoso ?
Súplice joelho dobrareis humildes ?
Decerto o não fareis, se não me engano,
Que vosso jus por vós é conhecido:
Bem sabeis que no Céu nascidos fostes,
No Céu antes de vós nunca habitado;
E, se ente vós não sois iguais de todo,
Iguais contudo sois na liberdade:
As várias gradações, as jerarquias
Da liberdade os forros não estragam,
Antes maior firmeza lhes transmitem.
Quer dentre iguais na liberdade pode
Por direito ou razão alçar um cetro
Sobre consórcios seus, posto mostraram
Menor poder em si, menos fulgores ?
Não temos leis e nem por isso erramos;
E quem tais leis impor-nos pode ou deve ?
Ninguém pois pode ser monarca nosso,
Nem de nós exigir tão vil tributo
Em desprezo dos títulos excelsos,
Que atestam destinada nossa essência
Para ser dominante e não escrava." 1091
(M. John. O paraíso perdido. Trad. de A. J. de
L. Leitão.

Ainda no século V.


Dante Alighieri apresentava o quadro mais falso, famoso e hediondo que o mundo já conheceu: "O imperador do reino doloroso erguia o peito para fora da geleira. Eu, com minha estatura, mais próximo estou de um gigante do que um gigante comparado com o braço, apenas, de Lúcifer. Imagina pois, leitor, quão grande será Lúcifer, se calculado pelo tamanho de seus braços. Se um dia foi belo, quanto é hoje horrendo; se contra seu Criador alçou a fronte, bem entendo seja ele a fonte única do mal que o mundo inteiro chora. Nem sei como diga a estupefação que em mim causou o haver-me aparecido de três faces era sua cabeça. Era vermelha (a indicar o ódio que o move) a face que eu via de frente; as outras duas repousam, cada uma, sobre largo ombro, mas lá em cima, no alto crânio, formavam três um só conjunto. A face da direita estava entre o branco e o amarelo; a da esquerda lembrava a cor que amorena a gente nascida e afeita à terra onde o Nilo tem seu curso. Sob cada face, duas asas vastas quando convém a um ser de modo volátil e mau. Velas tão grandes não vi jamais em nau de alto mar. Não tinham penas, e mais lembravam aquelas asas próprias dos morcegos. Continuamente agitadas, produziam os três ventos gélidos / que mantém o Cócito enregelado. Pelos seis olhos, chorava; por três peitos escorriam suas lágrimas, pranto feito de sangue e espuma. Em cada boca triturava um pecador, qual moinho a esmagar o grão. Ao condenado que na boca fronteira a mim atormentava, acrescentava-se um outro sofrimento, pois com as garras, em fúria constante, Lúcifer por inteiro lhe arrancava a pele." (ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. S. Paulo: Cultrix, 1965, p. 121, vv. 28-60)
Inúmeros inquisidores, artistas, etc. propagaram pelos séculos esta desmerecida "má fama", juntando horrores após horrores num "efeito bola de neve", que aglomerava e crescia com todo tipo de disparates, frutos do medo dos condenados e da demência humana. Provavelmente, dos autores mais recentes, o que mais influenciou a imaginação humana foi Milton, com sua cultuada obra "O Paraíso Perdido":

«Como caíste do céu.>>


ó estrela dálva, filho da aurora!
Como foste atirado à terra,
vencedor da nações!
E, no entanto, dizias no teu coração:
'Hei de subir até o céu,
acima das estrelas de Deus colocarei o meu trono,
estabelecer-me-ei na montanha da Assembléia,
nos confins do norte.
Subirei acima das nuvens, tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo.'
E, contudo foste precipitado ao Xeol,
nas profundezas do abismo".
Os que te vêem fitam os olhos em ti,
e te observam com toda atenção, perguntando:
"Porventura é este o homem que fazia tremer a terra,
que abalava reinos?"»
(Isaías 14, 12-15)
Segundo estudiosos da Bíblia, a expressão usada no texto "ó estrela d'alva, filho da aurora!" parece inspirar-se num modelo fenício. Em todo caso, eles apresentaram vários pontos de contato com os poemas de Râs-Shamra: a estrela d'alva e a aurora são duas figuras divinas; a montanha da assembléia é aquela em que os deuses se reuniam, como no Olimpo dos gregos. Posteriormente, os padres interpretaram a queda da estrela d'alva (Vulg., "Lúcifer") como a do príncipe dos demônios.
Daí em diante a história se arrastou acumulando erro após erro. Como já era de se esperar, não seria tão simples sepultar Enoch. Muitos aceitaram a nova versão da "queda dos anjos" mas não esqueceram a antiga e, logo, as interações culturais cuidaram de unir ambas. Relações sexuais de anjos com humanos saíram de um passado longínquo de Enoch e passaram para o "tempo presente". Falava-se de Íncubos e Succubos; Então, como o novo objetivo do lado negro seria tomar o trono de Deus, nada mais prático do que criar um novo messias. Assim, já nos primeiros tempos da cristandade, a profetiza Sibila Tiburtina, previa a chegada do Anticristo — que seria de origem judia. Entretanto, Santa Hildegarda foi a primeira a dizer que ele seria filho de "um demônio disfarçado de anjo de luz". Diz ela:
<correspondente a esse momento em que o sol desapareceu já no horizonte, isto é, que virá nos últimos dias. Armai-vos com tempo, e preparai-vos para o mais terrível de todos os combates. Após haver passado uma juventude libertina no meio de homens muito perversos e num deserto onde haverá sido conduzido por um demônio disfarçado de anjo de luz, a mãe do filho de perdição o conceberá e o alumiará sem conhecer seu pai. O filho de perdição é essa besta muito malvada', que fará morrer os que recusam crer nele...Quando o filho de perdição tiver levado a cabo todos os seus propósitos, reunirá todos e lhes dirá que quer subir ao céu. No momento dessa ascensão, um raio lhe ferirá, matando-o. Por outro lado, a montanha na qual se terá estabelecido para proceder à sua ascensão, será coberta no mesmo instante por uma nuvem que propagará um cheiro de podre horrível e infernal.»

SATANISMO>>LÚCIFER.


Lúcifer é uma palavra latina que significa "portador da luz" (Vem do latim, lux, lucis = luz; ferre = carregar)cuja correspondente em grego é "phosphoros", significa "o portador do archote" ou "o portador da luz",sendo ele mesmo, como indica o seu nome, aquele que traz a luz onde ela se faz necessária.

Além disso,Lúcifer foi um nome dado pelos latinos ao planeta Vênus. (Nesta acepção leva inicial maiúscula.) Todos sabem que Vênus, por sua proximidade ao sol, "aparece" quando este se encontra ao horizonte, durante os crepúsculos, seja esse matutino ou vespertino. Dai ele ser conhecido como a estrela da manhã, e também a estrela vespertina. Durante o amanhecer, a "estrela" Vênus aparece ao horizonte antes do "nascimento" do sol. Na observação dos antigos, é como se fizesse o papel de arauto do sol, puxando o astro rei de seu sono nas regiões abissais. Ele, nas manhãs, anunciava a chegada do sol, como se o carregasse. No entardecer, Vênus "empurrava" o Sol de volta para as regiões obscuras. Dai se dizer que Vênus ou Lúcifer, estrela da manhã "porta" o archote, ou, o sol... Esta é a razão pela qual um dos primeiros papas foi chamado de Lúcifer, como provam Yonge e registros eclesiásticos. (O termo "Lúcifer" não aparece no Novo Testamento como nome de demônio). Em Apocalipse 22:16 está escrito: "Eu, Jesus, ... Eu sou a raiz e o descendente de Davi, sou a estrela radiosa da manha." — Isso abre uma discussão interessante pois se o próprio Jesus se auto denominou a estrela radiosa da manhã, que também é Lúcifer, este nome não deveria ter sido associado ao mal de forma alguma! — Houve também um Bispo chamado Lúcifer, de Cagliari, na Sicília, de 370 a 371, que montou uma doutrina contrária a todo e qualquer contato com os idólatras

Posteriormente, para combater e substituir a versão aceita corrente dos Livros de Enoch para a "quedados anjos", Tomás de Aquino entre outros, criaram uma segunda versão, tomando a decisão infeliz de transformar a palavra num epíteto do demônio. Helena Blavatsk, escreveu uma crítica na introdução da revista "Lúcifer" [Vol. I, No 1, Setembro, 1887] informando que "foi Gregório Magno quem aplicou pela primeira vez a seguinte passagem de Isaías, 'Como caíste do céu, ó Lúcifer, filho da manhã', etc. à Satã e, desde então, a ousada metáfora do profeta, que se referia, afinal, a um rei assírio inimigo dos israelitas, tem sido aplicada ao Diabo". Já outros atribuem essa tradição como tendo se originado com uma interpretação — bastante forçosa — de Orígenes de algumas passagens Bíblicas. Falando a respeito do poder dado aos discípulos, para lutarem contra o poder do Inimigo, Cristo disse: "Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago!" (Lucas 10, 18). No Apocalipse 9, uma estrela cai do céu sobre a Terra e se transforma em Apollyon, o anjo do poço do abismo. Obviamente, ambos se referiam metaforicamente a humanos usando uma analogia de passagens da condenação dos anjos, liderados por Semjazah, em Enoch. Entretanto, estas palavras foram interpretadas por Orígenes, e depois pelos Padres da Igreja, como referências a um capítulo do Livro de Isaías no qual Yaveh protege seu povo destruindo o orgulho de seu inimigo. (O nome de
"Estrela d'alva", ou Lúcifer, foi interpretado por Orígines como sendo o nome de Satanás antes de sua queda do Paraíso. Segundo ele, Lúcifer e seus anjos caíram por sua própria escolha. Seu motivo teria sido o orgulho, representado pela tentativa de se equipararem a Deus. Desejavam colocar sua própria vontade no lugar da vontade de Deus. E isto era considerado como a base do pecado em todos os níveis. Aos poucos, estas idéias começaram a se transformar na base dos ensinamentos tradicionais sobre o Diabo). Trata-se de uma interpretação errônea do seguinte trecho de Isaías que fala da "morte do rei da Babilônia" Nabucodonosor (Nebukadneççar em hebraico), que recebeu a maldição suprema da privação da sepultura:

MAGOS E ANJOS.




Antes de qualquer coisa, tirei as pedras do coração, coloquei flores perto de mim, em meus pensamentos e assim, cheia de boas intenções, de sentimentos bons, convido vocês a caminhar comigo, a ler o que com carinho estou escrevendo, enfim, a pensarem um pouco nas vantagens das viagens extrafísicas que longe estão de ser fantasias ou brincadeiras, turismos ou simples curiosidades. Vamos caminhar com os pés no chão e equilibradamente. Vamos caminhar, pensando no dia-a-dia, mas com o amor no coração e luz, asas na consciência, pois só desta forma poderemos conseguir crescer, enriquecer espiritualmente e, ao enriquecermos, ao crescermos, ajudar o nosso próximo, seja ele encarnado ou desencarnado, nesta ou em outra dimensão. Sejamos paz e luz na alma; luz e paz no corpo, e atingiremos o coração do Universo, a Consciência Cósmica.
Para voar, ou deslizar pelas linhas espirituais, pelos mundos, vocês devem ter confiança em seus mentores, amparadores, guias ou anjos guardiães, não importa o nome. O medo é o maior inimigo de quem deseja fazer projeção, porque além de aparecerem espíritos foscos, ou mesmo densos para explorar "este medo", ele, o medo, ainda concorre para o aumento de adrenalina no sangue. E com tanta adrenalina, aceleram-se os batimentos cardíacos e o metabolismo do corpo físico é por demais ativado. A Ansiedade é também outra inimiga do projetor, porque dificulta sobremaneira o relaxamento. Sei que é muito difícil, mas se vocês sentirem que estão sendo assediados espiritualmente, procurem mentalizar, sentir o amor, porque tais espíritos, mais do que tudo, precisam de amor; querem, necessitam do amor. Precisam se sentir amados. Só assim, poderão aceitar a luz, a compaixão, e compreender a magnanimidade e a generosidade do Cosmos. Quando vocês ajudam um obsessor, um inimigo, um espírito fosco a se encontrar, a se iluminar, a amar, estão construindo uma jóia em seus corações e trazendo muita luz para suas auras.
Há algumas palavras que vocês devem guardar na memória e no coração: firmeza, constância, amor, confiança, luz, paz. Com certeza, há muitas outras mais, mas, para mim, creio que estas bastam.
Ah! Dizem que nada devemos pedir aos nossos amparadores, mas não penso assim. Devemos sim, não sempre, não tanto, mas devemos porque eles são nossos amigos, e se precisamos deles, eles também precisam de nós, tanto que nos escolhem ou são designados para que possam evoluir como nós. Claro que eles nos são superiores, mas ainda precisam de evoluir; aliás, a evolução não cessa. Assim, o Cristo de há 2000 anos, agora está muito mais evoluído, iluminado e sábio. Não
estou cometendo sacrilégio, nem blasfemando: é a mais pura verdade. Senão vejam: o mundo de antes e o mundo atual. O progresso não cessa e é irresistível.
A projeção é um ótimo recurso para o crescimento consciencial de todos, mas é claro que não é o único. Sua vantagem se deve ao fato de que, enquanto o corpo dorme, a consciência, o espírito aproveita estas horas de sono para sua evolução, seu aprendizado nos planos extra-físicos, mundos espirituais, que são realmente os mundos das nossas origens.
Tudo procede do espírito e para ele retorna, mas isso em nada diminui o valor do corpo, nem dos mundos das formas, ao contrário. É, porém, importante saber que o corpo não tem um espírito, mas este tem aquele, ou seja, o espírito sim, tem um corpo. Se o espírito não tiver um corpo físico, claro que ele pode evoluir, embora mais lentamente; todavia, se vale da reencarnação para acelerar seu progresso.
Aliás, duas coisas são importantes frisar: a importância da reencarnação, que é a maior prova do amor, da justiça e da misericórdia do Pai, do Universo, e que os anjos, amparadores, ou mentores estão sempre do nosso lado e não dormem nunca. Quanto ao corpo físico, porém, sem o espírito se deteriora, não evolui.
A projeção é uma capacidade parapsíquica muito natural. Outros chamam esta projeção, além dos nomes que já citei, de emancipação da alma. Nos livros que contam as histórias de Harry Potter, há muitas projeções, muitos fenômenos mediúnicos e medianímicos e, às vezes, me vejo perguntando se devo ou não ajudar a desvendar tais mistérios, tais fantasias. Não sou espírita; sou espiritualista. Na verdade, os espíritos não são espíritas, e sim espiritualistas, isto é, acreditam em sua essência, em seu sagrado, em seu Cristo Interno e no Supremo Criador de tudo e de todos. Se projetar, viajar, emancipar a alma, desdobrar... tudo isso, repito, tudo isso é natural. O que não é natural é a ignorância, o medo e o mofo ou o bloqueio doutrinário, ou das religiões institucionalizadas. A projeção não depende de religiões.
Ser mago, bruxo, feiticeiro é uma opção. Contudo, vocês precisam aprender a usar suas energias, a conviver com elas, a transformá-las em positivas. Vocês precisam conviver com seus problemas e não entregá-los para o Universo ou para seus anjos resolvê-los. Vocês têm dons, inteligências, talentos e precisam e devem desenvolver suas potencialidades.C.Luz

PROFISSÃO DE FÉ DO ROSACRUZ.


1. Sei que existe uma Energia Única que está na origem de todas as coisas visíveis e invisíveis, cuja essência se propaga por todo o universo e cuja Inteligência e Consciência animam a personalidade do homem.

2. Sei que a unidade da Criação Cósmica se expressa por três manifestações: no macrocosmo, na forma de Luz, Vida e Amor, no microcosmo, na forma de alma, ego e corpo; nas ciências e nas artes materiais na forma de tese, antítese e síntese, tudo isso sendo simbolizado pelo triângulo.

3. Sei que a Sabedoria Universal, tal como se manifesta pelas leis da Natureza, justifica minha fé na Onisciência, Onipotência, Onipresença e no Amor do Cósmico.

4. Sei que quando o sopro da vida é insuflado no corpo, ao nascimento, o homem se torna uma personalidade vivente, um segmento da alma Universal que habita um veículo mortal para diversas finalidades.

5.
Sei que só o corpo e a consciência do homem são falíveis e que, para cada erro, seu corpo e consciência devem uma compensação, pois o homem nasce com uma alma pura, sendo da ignorância e somente da ignorância que ele deve ser libertado.


6. Sei que a fraternidade rosacruz é uma escola cujos ensinamentos visam à expansão da consciência interior. Sua autoridade e seus fundamentos se encontram nas respostas que ela propicia ao homem e na inspiração que seus dirigentes recebem do Cósmico.

7. Sei que os grandes iniciados da fraternidade visível da antiga e Mística Ordem Rosae Crucis representam os Mestres invisíveis da Grande Loja Branca e que eles desempenham sua obra cósmica para o serviço da humanidade.

A AMORC é hoje uma organização mística iniciática moderna e bem-sucedida, de caráter internacional, não comercial, não-religiosa e apolítica; educacional, Cultural e fraternal.

Rosa-Cruz é o termo composto que designa o símbolo fundamental da organização, uma cruz dourada com uma única rosa rúbida entreaberta no centro.

A Cruz representa as vicissitudes da vida humana no mundo; a rosa a evolução do ser humano mediante essas vicissitudes. Maktub. Namastê!
Eugenio Santana.

VISÃO DA ROSA CRUZ PARA O III MILÊNIO.


"Ser Rosacruz é ser um exemplo. E também ser uma poderosa Luz que dissipa as trevas. Como membro Rosacruz, não olhe para a distância que falta a ser percorrida para alcançar esse estado de perfeição, antes, veja a distância já percorrida. O Rosacruz é obediente, confiante, paciente, humilde, simples, tolerante, forte e amoroso. Outras qualidades podem ser adicionadas a essas, já que o número delas é tão inesgotável quanto aquilo que deve constituir a Perfeição da Natureza Humana. Para alguém atingir o “estado Rosacruz”, é necessário primeiro estudar, e aceitar ser apenas um discípulo, mesmo que essa condição possa durar dezenas ou centenas de encarnações”.

No âmbito da Ordem Rosacruz, podemos falar tanto em filosofia rosacruz quanto em misticismo rosacruz. Com efeito, o rosacrucianismo é ao mesmo tempo uma forma de misticismo moderno e uma filosofia viva. Por definição, misticismo é o estudo e a aplicação das leis que unem o ser humano à Natureza e a Deus, enquanto filosofia é o amor à sabedoria. Estas definições lembram que a Ordem é uma escola de sabedoria que desperta o ser antes de o conduzir à realização.

Inicialmente destaco que a AMORC não costuma especular ou fazer prognósticos para o futuro. Devemos sim, trabalhar e viver o agora, visualizando um futuro em que os ideais Rosacruzes sejam mais conhecidos, auxiliando os seres humanos a serem melhores e mais harmoniosos com as leis naturais e do universo em que vivemos.

Desde os primórdios a Ordem Rosacruz-AMORC tem participado na preparação do homem para torná-lo mais apto a enfrentar crenças, idéias errôneas ou os falsos tabus. Temos o dever de transmitir mais conhecimentos aos Rosacruzes, pois nossa máxima é de que o saber é uma força muito poderosa – “Conhecer é Poder”. Assim, precisamos saber mais sobre tudo, atuar sempre com todas as faculdades de nossas mentes e sermos mais sensitivos ao mundo vibratório à nossa volta.

Somos generalistas pelo anseio do saber e seres emocionais pelo amor sentido ao próximo.

O Rosacruz é participante de um mundo idealístico, mas com bases firmes e é cooperativo com seus irmãos em suas lutas e aspirações. Faz o seu trabalho confiante e desenvolve sua conduta pessoal em prol do bem mais amplo da humanidade.

Como Fraternidade estamos construindo, passo a passo, condições para uma vida mais bela e harmoniosa. Isto é tudo o que todos nós queremos e é óbvio que aglutinados por esses mesmos ideais, reduzimos o escuro, levamos mais Luz, criamos Vida mais intensa, insuflados pela Essência do Amor Universal para níveis superiores de consciência. Nossa percepção individual cresce e o Homem torna-se melhor, superior sob quaisquer aspectos que o analisarmos.

Assim, podemos dizer que a visão da AMORC para o terceiro milênio é a de que conviveremos com seres mais esplendorosos de vida intensamente harmonizada. Que sejamos felizes neste mister e abençoados pelas Hostes Cósmicas pela Glória de Deus e Benefício de todos nós!