contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 2 de janeiro de 2010

A dor de Uma Traição.


Para superar a dor de uma traição, seja ela em um romance, casamento, sociedade ou amizade, é preciso saber que, sem perdão, nada é superado. Perdão é a alma de tudo! Profundo, né? Mas não interprete perdoar como simplesmente aceitar. Fácil falar isso, difícil é conseguirmos seguir o conselho quando as lembranças ainda são recentes. Mas, acreditem: o tempo cura essa dor da traição, ah se cura!
Estou aqui dizendo que não devem revoltar-se as pessoas que foram magoadas por uma traição? E que devem acomodar-se e apenas esperar o tempo passar? De maneira alguma! Uma pessoa magoada pela traição tem todo o direito de assim ficar, de chorar se tiver vontade e de não aceitar o que aconteceu. Mas nunca deve deixar que isso transpasse o limite do sofrimento. Existe sim o momento de tristeza e ele deve ser respeitado, mas não pode se transformar em um “eterno sofrer”. Dias, entendeu? Dias. Anos NÃO! Tem gente que atravessa décadas com o peso da traição na lembrança. Desperdício de vida isso!
Existe algo “engraçado” nas traições. O traidor é quem prejudica, mas nada que ele faça pode causar o efeito reverso da traição e a única pessoa responsável pela dose da cura é o próprio ferido. Como ele faz isso?
Chora o que tiver que chorar, seca as lágrimas, avalia o aprendizado tomando-o como experiência de vida, estabelece novos objetivos, sacode a poeira e continua. pois a “fila anda”. Continuando ou não o relacionamento, a fila anda! E a pessoa que estiver para tomar a decisão de continuar ou não, sob hipótese alguma deverá levar em conta o que a sociedade irá pensar a respeito da atitude que ela tomar. Então, dane-se o que os outros pensam!
Olha, o bem da verdade é que todo mundo uma hora é traído, sua mãe foi, seu pai por alguém também foi, você é ou será e até quem lhe traiu corre o risco de ser. Que atire a primeira pedra quem nunca levou chifre! Ahhhhh, você nunca traiu? Prepare-se, seu teto não será eternamente de vidro. E se você não pôs em prática, pelo menos em pensamento já o fez. Bemmm, pensamentos sempre precedem traição...rsrsrs
Aliviem-se com o que eu agora irei dizer: Ninguém morre de chifre sem ser o do touro. Agora, nada de depressão por causa disso, ok? Não há outro remédio senão se conscientizar de que apesar de todo sofrimento, viver ainda é algo sensacional, fantástico e precioso. E mesmo nos momentos piores da vida, precisamos ter em mente que todas as situações ruins trazem com esse sofrimento, o crescimento. Crescer sempre implica em sofrer. E digam-me: O que é a vida sem experiências?
Nos altos e baixos dela é que nos conhecemos melhor, aperfeiçoamos as nossas maneira de ser, testamos nossas capacidades e na medida do possível, passamos a diante o que aprendemos. E nessas horas, nada como um bom papo com pessoas que realmente gostam da gente, elas têm papel importante, faz bem desabafar. Mas lembre-se, não se torne uma pessoa obsessiva por esse assunto.
Desabafe, mas não repita inúmeras vezes o ocorrido e nem interpele todas as criaturas que aparecem na sua frente como se você precisasse despejar o fato como modo de aliviar a dor. As pessoas geralmente são assim, elas acabam contando e refletindo inúmeras vezes sobre o mesmo fato, o problema é que muitas perdem o limite e é como eu falei antes: dias, apenas dias, anos não.Wikepédia.

A Dor da traição.


Dizem que a pior dor desse mundo
É a dor da morte... separação
Eu acho que mais forte que esta
É a dor da traição,
Do desprezo,
Da desilusão.

A morte é a coisa mais certa
Que um dia vai acontecer
O tempo é o melhor remédio
Que alivia e faz parar de sofrer.

Mas a dor da traição
Do desprezo, da desilusão
Não há tempo que cure
Não há mágica pra solução.

É uma dor muito forte,
Que cala fundo na alma
Não se transforma em lembrança
Nem se transforma em saudade

É a dor que arde no peito
É a chama da maldade
É a dor da tristeza infinita
É a dor da desesperança...
Augusta Schimidt.

DECEPÇÃO.


Dificilmente alguém passa pela existência sem sofrer uma desilusão, ou ter alguma surpresa desagradável em algum momento da vida. Podemos dizer que o sabor de uma decepção é amargo e traz consigo um punhal invisível que é enterrado no nosso peito. Isso acontece porque nós só nos decepcionamos com as pessoas em quem investimos nossos mais puros sentimentos de confiança e amor. Pode ser um amigo, a quem entregamos o coração e que de um momento para outro passa a ter um comportamento diferente, duvidando da nossa sinceridade, do nosso afeto, da nossa dedicação, da nossa lealdade. Também pode ser alguém que elegemos para compartilhar conosco a vida, e que um dia chega e nos diz que o amor acabou, que já não fazemos mais parte da sua história. Que outra pessoa agora ocupa o nosso lugar.
Ou alguém que escolhemos como modelo digno de ser seguido e que vemos escorregando nas mentiras ou nas traições.
Enfim, só os nossos amores são capazes de nos ferir com a espada da decepção, pois os estranhos não têm esse trágico poder, já que seus atos não nos causam nenhuma impressão. Assim, valem a pena algumas reflexões a esse respeito para que não nos deixemos atingir. Para tanto, podemos começar levando em conta que, assim como nós, nossos amores também não são perfeitos. E que, geralmente, não nos prometem santidade ou eterna fidelidade. Nunca nos disseram que serão eternamente a mesma pessoa e que jamais nos causariam decepções. Nós é que queremos que sejam como os idealizamos. Assim nos iludimos. Mas só se desilude quem está iludido. Importante, ainda, que façamos uso dos óculos da lucidez, que nos permitem ver os fatos em sua real dimensão e importância, evitando dores exageradas. A ilusão é como uma névoa que nos embaraça a visão, distorcendo as imagens e os fatos que estão a nossa frente. E a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido, enganado sobre algo ou alguém. Passe a gostar das pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem. Considere que você também já deve ter ferido alguém, mesmo não tendo a intenção, e talvez sem se dar conta disso.
Por todas essas razões, pense um pouco mais e espante essa tristeza do olhar.Enxugue as lágrimas e siga em frente. Sem ilusões.
Aprenda a valorizar nas pessoas suas marcas positivas. Lembre-se de que cada um dá o que tem, o que pode oferecer. Uns oferecem a traição, a hipocrisia, a ingratidão, pois é o que alimentam na alma. Mas, seja você a cultivar em seu jardim interior as flores da lealdade, do afeto, da compreensão, da honestidade, para ofertar a todos aqueles que cruzarem o seu caminho. Seja você alguém incapaz de ferir ou provocar sofrimentos nos seres que caminham ao seu lado.Wikepédia.

Introdução ao Hinduísmo.


Denominação do conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surgiram na India, a partir de 2000 a.C. O termo é ocidental e é conhecido pelos seguidores como Sanatana Dharma, do sânscrito (língua original da India), que significa "a ordem permanente". Está fundamentado nos quatro livros dos Vedas (conhecimento), um conjunto de textos sagrados compostos de hinos e ritos, no Século X, denominados de Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda. Estes quatro volumes são divididos em duas partes: a porção do trabalho (rituais politeístas) e a porção do conhecimento (especulações filosóficas), também chamada de Vedanta . A tradição védica surgiu com os primeiros árias, povo de origem indo-européia (os mesmos que desenvolveram a cultura grega) que se estabeleceram nos vales dos rios Indo e Ganges, por volta de 1500 a.C.
História do Hinduísmo.
Segundo ensina o hinduísmo, os Vedas contêm as verdades eternas reveladas pelos deuses e a ordem (dharma) que rege os seres e as coisas, organizando-os em castas. Cada casta possui seus próprios direitos e deveres espirituais e sociais. A posição do homem em determinada casta é definida pelo seu carma (conjunto de suas ações em vidas anteriores). A casta à qual pertence um indivíduo indica o seu status espiritual. O objetivo é superar o ciclo de reencarnações (samsara), atingindo assim, o nirvana, a sabedoria resultante do conhecimento de si mesmo e de todo o Universo. O caminho para o nirvana, segundo ensina o hinduísmo, passa pelo ascetismo (doutrina que desvaloriza os aspectos corpóreos e sensíveis do homem), pelas práticas religiosas, pelas orações e pela ioga. Assim a pessoa alcança a “salvação”, escapando dos ciclos da reencarnação.
Prática de Fé do Hinduísmo
Nos cultos védicos, os pedidos mais solicitados aos deuses são vida longa, bens materiais e filhos homens. São várias as divindades. Agni é o pai dos homens, deus do fogo e do lar. Indra rege a guerra. Varuna é o deus supremo, rei do universo, dos deuses e dos homens. Ushas é a deusa da aurora; Surya e Vishnu, regentes do sol; Rudra e Shiva, da tempestade. Animais como a vaca, rato, e serpentes, são adorados por serem possivelmente, a reencarnação de alguns dos familiares. Existe três vezes mais ratos que a população do país, os quais destroem um quarto de toda a colheita da nação. O rio Ganges é considerado sagrado, no qual, milhares de pessoas se banham diariamente, afim de se purificar. Muitas mães afogam seus filhos recém-nascidos, como sacrifício aos deuses.
Sacerdócio do Hinduísmo.
Os brâmanes (sacerdotes) criaram o sistema de castas, que se tornou a principal instituição da sociedade indiana. Sem abandonar as divindades registradas nos Vedas, estabeleceram Brahma como o deus principal e o princípio criador. Ele faz parte da Trimurti, a tríade divina completada por Shiva e Vishnu. De acordo com a tradição, Brahma teve quatro filhos que formaram as quatro castas originais: brâmanes (saídos dos lábios de Brahma), são os sacerdotes considerados puros e privilegiados; os xátrias (originários dos braços de Brahma), são os guerreiros; os vaicias (oriundos das pernas de Brahma), são os lavradores, comerciantes e artesãos; e sudras (saídos dos pés de Brahma), são os servos e escravos. Os párias são pessoas que não pertencem a nenhuma casta, por terem desobedecido leis religiosas. Estes não podem viver nas cidades, ler os livros sagrados nem se banharem no Rio Ganges.
As características principais do hinduísmo são o politeísmo, ioga, meditação e a reencarnação. Estima-se que atualmente existam mais de 660 milhões de adeptos em todo o mundo, com um panteão de 33 milhões de deuses e 200 milhões de vacas sagradas. Todo gado existente na India, alimentaria sua população por cinco anos, entretanto, a fome é devastadora no país por causa da idolatria.
Teologia do Hinduísmo.
Tudo é deus, deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é deus, e estando unido ao universo, todos são deuses. Ensina também que este mesmo deus, é impessoal. Muitos deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.
O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de maya, o homem e sua personalidade não passa de um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física. Através da ioga e meditação transcedental, a pessoa pode transceder este mundo de ilusões e atingir a iluminação, a liberação final. O hinduísmo ensina que a ioga é um processo de oito passos, os quais levam a culminação da pessoa transcender ao universo impessoal, no qual o praticante perde o senso de existência individual.
A lei do carma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar no estágio de se transformar no inexistente. Vir ser parte deste deus impessoal, do universo.Wikepédia

Origem do budismo.


O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.
O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando características próprias em cada região.
Os ensinamentos, a filosofia e os princípios.
Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.
Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.
A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes. Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte.Wikepédia.

OM MANI PADMI HUM.VIDEO.


Mantra - Om Mani Padme Hum.


* OM representa o corpo de todos os Budas, que também começa quase todos os mantras;
* MANI significa "jóia" em sânscrito;
* ME PAD, a pronúncia sânscrito, ou PEME em tibetano significa "lótus";
* HUM representa a mente de todos os Budas e muitas vezes acaba mantras.
MANI refere-se à jóia que Chenrezig segura em suas duas mãos e Padmé central ao lótus que ele segura na sua segunda mão esquerda. Dizendo OM MANI PADME HUM nomes de Chenrezig através de seus atributos: "aquele que detém a jóia eo lótus". "Chenrezig" ou "Jóia de Lótus" são dois nomes para a mesma deidade.
Cada sílaba que nos permite fechar a porta dos renascimentos dolorosos em um dos seis reinos que compõem a existência cíclica:
* OM fecha a porta dos renascimentos no mundo dos deuses (devas)
* MA porta do mundo de semi-deuses (asuras)
* NI a porta do reino humano
* PAD a porta do mundo animal
* ME a porta do mundo dos fantasmas famintos (pretas)
* HUM a porta dos mundos inferno.
Cada sílaba tem um efeito purificador:
* OM purifica os véus do corpo
* MA purifica os véus da fala
* NI purifica os véus da mente
* PAD purifica os véus das emoções conflitantes
* ME purifica os véus de condicionamento latente
* HUM purifica o véu que cobre o conhecimento.
Cada sílaba é uma oração em si mesmo:
* OM é a oração dirigida ao corpo dos budas
* MA a oração dirigida ao discurso dos Budas
* NI a oração dirigida à mente dos Budas
* PAD a oração dirigida às qualidades dos Budas
* ME a oração dirigida à atividade dos Budas
* HUM recolhe a graça do corpo, fala, mente, qualidades e atividade dos budas.
As seis sílabas correspondem aos seis Paramitas, ou perfeições transcendentes:
* OM corresponde à generosidade
* MA com a ética
* NI a paciência
* PAD à diligência
* ME para a concentração
* HUM à sabedoria.
As seis sílabas correspondem aos seis budas reinando sobre as seis famílias de Buda:
* OM para Ratnasambhava
* MA para Amoghasiddhi
* NI para Vajradhara
* PAD Vairocana
* ME para Amitabha
* Hum a Akshobya.
As cores que correspondem a cada sílaba são as seguintes:
* OM: branco
* MA: verde
* NI: amarelo
* PAD: azul
* ME: vermelho
* HUM: preto.
Por último, uma liga cada sílaba a seis sabedorias:
* OM = sabedoria da equanimidade
* MA = sabedoria de actividade
* NI = a sabedoria nascida de si mesma
* PAD = a sabedoria de dharmadhatu
* ME = sabedoria discriminatória
* = HUM-espelho como a sabedoria.
Mantra Benefícios da recitação do Six Syllable
Extraído de O Iluminismo Daily.
Ao recitar o mantra, as portas, conduzindo ao renascimento nos seis reinos do samsara está fechado. Este mantra poderoso som e vibração invocar as bênçãos de todos os Budas de liberar o sofrimento de todos os seres sencientes. Ele remove karmas negativos e contaminações como a ganância, a raiva ea ignorância que faz com que o renascimento nos seis reinos do samsara ou seja, os reinos do inferno, fantasmas famintos reinos, reinos animal, reinos humanos, semi-deus reinos e reinos Deus. Este mantra é tão precioso e sagrado que ele encarna o discurso sagrado Buda. Ao ouvi-la com fé e compreensão, um é certo para obter bons renascimentos após a morte. Se algum animal ou inseto deve ouvir este mantra antes de morrer, seria renascer para a terra pura de Amitabha. Ao recitar o mantra com consciência e uma compreensão adequada, uma é assegurada de sua eficácia para aumentar o mérito positivo eo poder espiritual da compaixão. Ao dedicar o mérito da recitação de todos os seres, especialmente os nossos entes queridos em momentos de dor e de doença, todos os sofrimentos que se dissolvem.Tradução.Shanghai Odyssey Travel Co., Ltd.