contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mitológia dos Lobisomens.


1. Aparência
2. Velocidae
3. Força
4. Fisiologia
Aparência: Os lobos variam na aparência física, assim como sua duplicidade humana. Por exemplo, o lobo que afugentou Laurent é descrito como: "Enorme - alto como um cavalo, só que mais pesado, muito mais musculado. O longo focinho fez uma careta, revelando uma longa fileira de dentes afiados como adagas. Um horrível rosnado saiu pelos seus dentes, rompendo pela clareira como o barulho de um trovão prolongado." Tão grande que de início Bella até pensou ser um urso.
Os outros lobos são descritos como: "Um era de um cinza escuro, o outro castanho, mas nenhum era tão grande quanto o primeiro." E finalmente um "monstro castanho ferrugem" .
E foi nesse lobo "castanho avermelhado" que Bella se focou, explicando: "Os olhos do lobo eram escuros, quase pretos. Ele olhou pra mim por uma fração de segundo, seus olhos profundos pareceram inteligentes demais pra um animal selvagem. Ele encarou-me e eu de repente pensei em Jacob" (NM10), mas só foi tendo um sonho mais tarde que Bella percebeu que aqueles olhos eram realmente "Os negros, familiares olhos de Jacob Black."
As cores dos lobos parecem ser determinadas ao acaso. A cor castanho avermelhada de Jake poderia ter a ver com o tom de sua pele, mas se isso fosse verdade, os outros também teriam uma cor similar, já que eles são bastante parecidos na aparência humana. De qualquer forma, os lobos são acentuadamente diferentes na aparência, apesar de terem força e tamanho parecidos.
O claro "tamanho monstruoso" dessas criaturas é enfatizado de novo e de novo. Isso se liga claramente com as actuais mudanças nos rapazes, que Bella notou, apesar de não ter ligado uma coisa. "Estes eram somente quatro rapazes semi-nus realmente grandes" . Como humano, Jacob tem "um metro e oitenta e sete" , e ela também notou as mudanças em Quil: "Ele parecia maior do que da última vez que eu o vi. O que era que esses rapazes Quileute tinham? Será que eles estavam sendo alimentados com algum tipo de hormônio experimental de crescimento?" ). Parece que o período de rápido crescimento acontece antes de jake se tornar um lobo.
Também é notável que os rapazes mudam significantemente em áreas além da altura quando eles estão na idade de se tornar lobisomem. Jacob corta seu cabelo curto, assim como Sam e os outros, mas "As maçãs do rosto dele pareciam ter endurecido subitamente, se apertado... envelhecido. O pescoço e os ombros dele estavam diferentes também, de alguma forma, estavam grossos demais. As mãos dele, onde elas estavam agarradas na janela, pareciam enormes, com os tendões e as veias ainda mais proeminentes embaixo da pele cor de cobre." Tornar-se lobo é um sinal de maturidade, e ele visivelmente envelheceu como humano também. Isso também parece ser verdade também para Sam Uley, já que sua primeira descrição é: "mais perto de um homem do que de um rapaz, e sua voz era muito profunda."
Os rapazes tornam-se bem parecidos na aparência física humana, tanto que eles poderiam ser confundidos sendo "quadrigêmeos" e havia "Algo na forma que se moviam, quase sincronizados, para chegarem até nós, a maneira que todos tinham os mesmos músculos grandes e redondos sob a mesma pele cor de cobre, o mesmo cabelo preto curto, e a maneira que suas expressões mudavam exactamente ao mesmo tempo."
Velocidade Como os vampiros, lobisomens também têm uma habilidade sobre-humana para correr. Jacob certa vez comparou isso com sendo melhor e mais rápido que uma moto e acha que sua habilidade de correr tão rápido é "A melhor parte" de ser um lobisomem.
Mesmo na sua forma humana, Jake parece ter desenvolvido mais velocidade: "Então ele virou-se e correu pelo estacionamento, atravessou a rua e entrou na floresta. Ele infiltrou-se entre as árvores, rápido e brilhante, como um cervo." (NM13) A comparação com os vampiros aqui é bem clara e Bella nota que, estando nas costas de Edward enquanto ele corre, é "Cem vezes melhor do que a moto."
Como os lobos puderam capturar Laurent, parece que eles são ainda mais rápidos do que os vampiros. Bella diz: "Eu não conseguia imaginar isso - os lobos correndo mais rápido que os vampiros. Quando os Cullen correm, eles ficam nada menos que invisíveis com a velocidade." Parece que a velocidade é a real arma deles, junto com a troca de pensamentos entre o bando.
Seus reflexos também são imensamente rápidos: "Com uma velocidade formidável, Jacob agarrou uma lata aberta em cima do balcão e a lançou na cabeça de Jared. A mão de Jared levantou-se mais rápido do que eu julgaria possível, e afastou a lata pouco antes que ela atingisse o seu rosto." Eles são certamente rápidos o suficiente para fazer em pedaços um vampiro como um bando, sem levar em consideração quão forte esse vampiro é.
Força.
O movimento deles é em "saltos poderosos" como lobisomens, mas na forma humana eles também parecem ter uma diferença na força. Bella nota que Jake a toca "muito rudemente", e que quando ele a abraça é com um movimento "esmagador", então ela "não pode respirar." Ele não parece estar ciente de sua força adicional como os vampiros estão, mas isso pode ser devido à renovação das mudanças que ele tem experimentado.
Como os Cullen, uma vez que Jacob é um lobo, ele demonstra similares exibições de força: "Ele passou os braços por baixo de mim e levantou-me sem esforço - como se estivesse a pegar uma caixa vazia." De qualquer forma, antes da transformação acontecer, ele limitou-se a colocar seu braço em torno de Bella para ajudá-la a voltar para o caminho depois de seu acidente de moto.
Quando Jacob discute depois com Bella sobre ser um lobo, ele explica: "É pra isso que somos feitos, Bells. Nós somos fortes também."
O som que os lobos fazem também está ligado com força e ferocidade, por exemplo, o rosnado deles é descrito repetidamente "como um trovão."
Fisiologia.
A pele quando eles estão na forma humana é "muito quente" . Bella sente isso primeiro quando ela acredita que Jake está com febre no seu caminho de volta para casa depois de ver o filme. "Uau, Jake - estás a arder!" , mas é comum o corpo estar constantemente nessa temperatura.Os Lobisomens são claramente o pólo oposto dos vampiros, com seu toque de gelo e pele como mármore. Talvez sua parte fisiológica reflita na tensão entre eles.
"É. Nós ficamos um pouco mais quentes que as pessoas normais. Cerca de uns quarenta e quatro, quarenta e cinco graus. Eu nunca mais fico com frio. Eu podia ficar assim" - ele fez um gesto para o seu tórax nu - "numa tempestade de neve e isso não ia me incomodar. Os flocos iam virar chuva onde eu estivesse." Stephenie diz que esse é uma das características exclusivas de seus lobisomens.
Eles também têm a capacidade de cicatrizar muito rápido fisicamente. Magoados não duram muito.
""Ele vai estar perfeito ao pôr do sol."
"Ao pôr do sol?" Eu olhei para a linha no braço de Paul. Estranho, mas ela parecia já estar lá há semanas.
"Coisa de lobo", ele sussurrou."
A real transformação entre humano e lobisomem é dificilmente tocada no livro. Certamente a transformação inicial não é fácil, como Jake explica em sintomas para Bella: "Tudo", ele sussurrou. "Toda parte de mim dói." (NM9) Inicialmente, eu pensei que isso poderia ser uma dor física que Jake experimentava, mas Stephenie explicou que esse não era realmente o caso. "A transformação para a forma de lobo não é um processo doloroso, somente confuso e mentalmente desconfortável." É à dor mental que Jake está referindo-se, ao fato de que ele percebe que ele é um monstro e as implicações que isso tem em seu relacionamento com Bella.
A transformação por si só pode acontecer a qualquer momento e não depende da lua cheia. No caso de lobisomens jovens, eles podem se transformar involuntariamente por perda de auto-controle:
""O que poderia acontecer. se ficasses muito nervoso?" Eu sussurrei.
"Transformaria-me em lobo," ele sussurrou."
O efeito desse tipo de transformação é mostrado no relacionamento entre Sam e Emily e as cicatrizes desfiguradores que ela sofreu.
Os Lobisomens só são criados quando eles estão perto de vampiros, assim a terra dos Quileute está sempre protegida, Jacob explica que: "Não vai demorar muito. Não há idade exata... isso só se constrói se constrói, e então de repente -" .
O sentido de identidade de bando é forte. Tanto que eles são capazes de ouvir "...pensamentos - uns dos outros, pelo menos - não importa a distância que estamos um do outro. Ajuda muito quando estamos caçando, mas de outra forma atrapalha muito. É embaraçoso - não ter segredos desse jeito." Mesmo na forma de lobo, eles retêm total controle de suas mentes humanas. "Eles ainda são eles mesmos - de nenhuma maneira são selvagens, lobisomens sem consciência como em outras mitologias." Isso significa que todas as acções são acções conscientes, apesar de ser completamente possível que um lobisomem perca seu temperamento e estar fora do controle tanto como humano ou lobo.
Seu sentido do olfato foi ajustado para ajudá-los a identificar o inimigo. ""Vampiro", ele cuspiu. "Eu posso sentir isso! Droga!"" Não é claro quando isso é aumentado em outras circunstâncias, mas eles certamente reconhecem vampiros a distância e acham o cheiro doentiamente doce e repelente.F.P.Wikepédia.

VAMPIROS.


APARÊNCIA.
Um humano, quando é transforamdo em vampiro, fica lindo. Veremos mais abaixo que isso também é uma de suas armas. Devemos ressaltar que se uma pessoa comum fica estonteante, uma pessoa que era maravilhosa quando humana fica além da imaginação.
Seus movimentos tornam-se fluídos, graciosos, como se o vampiro deslizasse ou dançasse, ao invés de andar, somente. Vampiros que não são "civilizados" tem seu caminhar um pouco diferente, parecidos com gatos, prestes a dar o bote em suas presas. São mais parecidos com animais, selvagens e descontrolados, apesar de ter a capacidade de transitar normalmente entre as pessoas humanas.
Eles também são atraídos por beleza. Quando procuram por companhia tendem a escolher humanos excepcionais.
Possuem a pele muito fria e dura (como mármore), e pálida. Olheiras fundas em volta dos olhos, como dois grandes hematomas.
OLHOS.
A cor dos olhos varia com o humor e a dieta do vampiro: Olhos pretos representam sinal de perigo. Leva cerca de duas semanas sem beber sangue algum para que os olhos dos vampiros fiquem inteiramente pretos. Olhos dourados, fome saciada (É uma característica comum entre os vampiros "vegeterianos" também, ou seja, que não se alimentam de sangue humano). Olhos vermelhos também significam fome saciada, porém, indicam que o vampiro se alimenta de sangue humano.
Os vampiros recém-nascidos são reconhecíveis por seus olhos, que são de um vermelho brilhante, devido ao sangue de quando ainda era humano. Esse vermelho vai perdendo a intensidade lentamente no decorrer de cerca de um ano.
VELOCIDADE.
Uma das habilidades que o vampiro adquire é a velocidade. Ele fica com seus movimentos e fala excepcionalmente rápidos sempre que desejar.
FORÇA.
Adquirem uma força sobre humana na transformação.
Os vampiros recém nascidos são imensamente fortes em seu primeiro ano de vida, pelo fato de haver excesso de sangue humano em seu corpo. A força duplica quando ele se alimenta e a força/energia fica nivelada quando estão caçando.
A força depende do indivíduo. Os recém nascidos são extremamente fortes, mas um vampiro mais velho com habilidades e experiência pode combatê-los facilmente.
A dieta de um vampiro não tem um impacto muito grande em sua força. O sangue humano o deixa mais forte, mas fracionalmente apenas.
ARMAS.
Força
Velocidade
Sentidos apurados [todos] Alguns possuem sentidos extras
Fisicamente muito atraentes São venenosos [quando mordem] Não possuem caninos salientes, mas os dentes são afiados como lâmina, pois não deixam apenas buraquinhos, mas rasgam a carne da vítima ao tomar seu sangue.
FISIOLOGIA.
Quando um humano é transformado em vampiro a cor dos olhos muda, sua audição e visão ficam apurados, o coração para de bater e não tem mais a necessidade de respirar.
Ao se tornar um vampiro a pessoa fica congelada da maneira em que ela foi transformada. Por exemplo, uma vampira não pode engravidar, mas se ela fosse transformada grávida, ela ficaria assim por toda a eternidade.
Pêlos e cabelo ficam do jeito que estão. Por exemplo, se uma pessoa for transformada quando careca, assim ela ficará para sempre.
Não têm necessidade de dormir e nem de descanso.
Não produz mais a maioria dos fluídos corporais (lágrimas, saliva, sêmen ou líquido seminal, urina, cerúmen (cera de ouvido), muco, suor, emese (vômito), sangue, plasma, leite materno, pus, bile.). O veneno que possuem é uma espécie de saliva. É por meio dele que suas vítimas são transformadas, mas apenas se o veneno cair na corrente sanguínea E o coração da vítima ainda estiver batendo.
O restante do sangue humano de um recém nascido que sobra no corpo é consumido no período de um ano.
O corpo endurece e congela. Fica feito uma pedra viva. Cada pequena célula se transforma em facetas separadas que reflete a luz do sol (como um diamante. Por isso eles evitam ficar sob a luz solar, principalmente em frente a humanos).
Se alguma coisa for capaz de perfurar o corpo do vampiro, só sairá sangue se ele tiver tomado uma quantidade muito grande há pouco tempo (cerca de 24 horas), senão só sairá seu veneno, que é transparente, como uma água um pouco mais gelatinosa.
Vampiros possuem apetite sexual tanto quanto os humanos, porém é perigoso praticar sexo com um humano, devido a sua força muito acima da "normal". O vampiro em questão poderia acabar matando seu(a) parceiro(a) sem querer. Sexo entre dois vampiros não gera problema algum.
Como já dito, quando alguém se torna vampiro, seus sentidos ficam apurados. O olfato é uma das armas mais importantes para um "frio".
ALIMENTAÇÃO.
O sangue é o único alimento dos vampiros.
O sangue de animais não é o mais atrativo, mas os que se alimentam desse, preferem os animais grandes, geralmente os predadores.
Existem cheiros de sangue que são mais apelativos pra alguns vampiros [Exemplo: o sangue de Bella era "la cantante" de Edward. O termo "la cantante" é usado quando o sangue de alguém "canta" para o vampiro, tornando-se quase irresistível para ele controlar a sede de tal sangue]
Quando o vampiro se "apega" ao sangue da vítima, após mordê-la, dificilmente pára de drená-lo. É por isso que tão poucos vampiros são criados com sucesso.
Vampiros podem, sim, comer comida humana, porém seria como "comer terra" (não sentem sabor ou prazer algum). Se um vampiro engolir algo líquido, acontecerá a mesma coisa que acontece com o sangue que ele ingere: os tecidos irão absorver e espalhar pelo corpo. Dependendo do líquido, poderá fazer o vampiro se sentir mal durante algumas horas ou até dias.
Se a comida for sólida, ele passará mal poucas horas depois, regurgitando tudo.
TRANSFORMAÇÕES
A transformação de humano pra vampiro é muito dolorosa. É uma sensação de tortura, como se o corpo estivesse pegando fogo. O processo de transformação é simples, mas lento (demora cerca de três dias para alguém se transformar).
Uma vez que o vampiro não tenha drenado todo o sangue da vítima, o veneno é deixado para se espalhar pelo corpo. Ele atinge a circulação até ter paralisado tudo. Pra isso o coração da vítima precisa estar batendo ainda na hora da mordida.
"A maior dor começa quando o veneno já está se espalhando pelo corpo, pelo coração, e ele começa a entrar nas veias de novo, secando-as. Ele se move mais lentamente do que o sangue porque é mais grosso. Cada batida do coração só faz com que ele se mova um pouco mais. O processo de mudança/queimação é lento. O veneno tem que ser absorvido por cada uma das células antes que tudo acabe. (PC8) O estágio final da conversão acontece quando 'o coração pára'; (TW28) e nesse ponto um humano se torna um vampiro".
Trecho retirado de "Breaking Dawn":
"(...)A realidade era avermelhada, e era como se eu estivesse sendo serrada ao meio, atingida por um ônibus, socada por um premiado lutador, atropelada por búfalos e submersa em ácido, tudo ao mesmo tempo. Na verdade eu estava sentindo meu corpo girar e pular enquanto não era possivel que eu me movesse por causa da dor.)"
O maior dom de uma pessoa é levado com ela para sua "vida vampira", tornado-se mais forte (como a capacidade de Esme Cullen para amar, a capacidade de Edward Cullen de ler mentes [ele já era muito inteligente e perceptivo em vida], a capacidade de Alice Cullen de ver o futuro [já em vida ela tinha visões] ou qualquer outro poder de qualquer vampiro da série).
COMO DESTRUIR UM VAMPIRO
Cortando sua cabeça e seus membros e queimando-os em seguida. Se o vampiro for apenas esquartejado, suas partes poderão ser montadas novamente, se não faltar nenhum pedacinho.Livros "Twilight" ("Crepúsculo"), "New Moon" ("Lua Nova"), "Eclipse" e "Breaking Dawn" da autora Stephenie Meyer:

A Crônica dos Segredos.

" Parte de O livro de Nod, fala da proximidade da Gehenna. As revelações são enigmáticas e envoltas no misticismo, mais muitos Membros acreditam que as noites atuais refletem os sinais apontados na Crônica. Na verdade alguns Membros acreditam que a Gehenna já começou."

E o mundo ficará gelado,estas apodrecerão seus corpos,
Retorcidos, tombarão.
Então, nossos grandes mestres se erguerão
Da terra.
Eles quebrarão seu jejum
Na primeira parte de nós
Eles nos consumirão inteiramente...
E vocês reconhecerão esses ultimos tempos pela
Era do sangue fraco,
Que marcará os vampiros que não podem procriar ,
Vocês os reconhecerão pelos Sem clã,
Que virão para mandar
Vocês os reconhecerão pelos Selvagens,
Que nos coração até mesmo na mais fortes cidades
Vocês os reconhecerão pelo despertar
De alguns dos mais antigos.
E aqueles que comem o sangue do coração, fllorescerão
E os Membros se aglomerarão,
E a vitae será tão rara quanto os diamantes...
Brilhe de negro o Sol!
Brilhe de sangue a Lua!Livro de Nod