contos sol e lua

contos sol e lua

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PAPAI NOEL: PEÇO UMA CASINHA PARA OS MEUS PAIS Artigo do Grão Mestre Barbosa Nunes publicado no Jornal Diário da Manhã, no dia 17/12/2011.


Natal”, vocábulo natalis no latim, que tem sentido de nascer. Desdobrou-se para natale do italiano, noel do francês, natal do castelhano, nadal do catalão. Como festa religiosa é comemorado no dia 25 de dezembro desde o século IV pela igreja ocidental e desde o século V pela igreja oriental. Diversos historiadores afirmam que a primeira celebração foi em Roma no ano 336 d.C.

É rico em símbolos, marcando a grande festa de solidariedade universal, comemorado em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria. Mês de dezembro é período carregado de uma grande expectativa, ternura e envolve a todos, cultivando nas pessoas sentimentos, muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo.

O nascimento de Jesus se deu por volta de 2 anos antes da morte do Rei Herodes. Considerando que Herodes morreu em 4 antes da era comum, Jesus deve ter nascido em 6 antes da era comum, pois Herodes mandou matar os meninos de Belém até os 2 anos de idade, com o desejo de se livrar de um possível novo “Rei dos Judeus”. José foi obrigado a viajar de Nazaré (Galiléia) até Belém (Judéia), afim de se recensearem como todos os habitantes, conforme decreto do Imperador Octávio Cesar Augusto.

A viagem de Nazaré a Belém, distância de aproximadamente 150 km, foi cansativa para Maria, em estado adiantado de gravidez, que, em Belém teve o seu filho primogênito. Não tendo local disponível em alojamento, envolveu o filho em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura. Lucas diz que no dia do nascimento de Jesus, os pastores estavam no campo guardando seus rebanhos durante as vigílias da noite, rebanhos que saíam para os campos em março e recolhiam nos princípios de novembro.

Quando do nascimento de Jesus, em Belém, ainda governava a Judéia o Rei Herodes, e conforme a descrição do Evangelho segundo Mateus, uns magos guiados por uma estrela que anunciava o nascimento de Jesus, levou-os ao local onde este se encontrava. Os magos eram sacerdotes astrólogos, reconhecidos como “sábios”, conselheiros de reis.

Árvore de natal, Papai Noel, presépio e outros são símbolos e tradições natalinas, como decoração de casas, ruas, árvores, prédios e cidades, como ocorre em Goiânia, com a cidade decorada e embelezada, trazendo a todos uma mensagem de fé, de luz, de meditação e aperfeiçoamento dos nossos princípios cristãos.

No Brasil, a comemoração do natal, de um lado é expressão da fé poderosa nossa, mas de outro tem objetivos cada vez mais comerciais através de produção de músicas, presentes os mais variados e amigo secreto ou oculto, além de um excesso comemorativo em banquetes, com sobra de grande quantidade de comida que vai para o lixo e ilimitado consumo de bebidas alcoólicas, por grande parte da sociedade.

O natal é um dos grandes estímulos econômicos anual, com as vendas aumentando dramaticamente e lojas introduzindo novos produtos como brindes, decoração e suprimentos.

O momento é de milhares de crianças passando fome, jovens que estão sendo levados à dependência química, enquanto os detentores de poderes nas esferas públicas, desviam para o seu patrimônio pessoal, verbas da merenda escolar, da saúde, da educação, da segurança, trazendo-nos a conclusão de que precisamos reverter este quadro. Buscar no Menino Jesus, nossa modificação como ser humano, objetivando não termos ao nosso lado direito ou esquerdo, a fome, o desemprego, a decepção e a tristeza. Crianças que são o nosso futuro precisam de perspectiva como seres humanos, pois, boa parte da nossa sociedade pouco se importa com o futuro delas, muito se importando com o crescimento patrimonial dos seus bens, praticando desvios que vão se sucedendo e que de tantos, vamos todos nos esquecendo.

O natal tem como figura simbólica querida e amada o Papai Noel, Pai Natal, Santa Claus, Peri Noel, São Nicolau e outros, difundido como portador de presentes, vestido de vermelho, com origem do nome em inglês Santa Claus, que significa São Nicolau.

São Nicolau foi Bispo de Mira, nasceu na Turquia em 280 d.C, homem de bom coração, que muito ajudava as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas próximas as chaminés das casas. Entre outros atributos foi associado ao cuidado das crianças, à generosidade e doação de presentes. Aparecia tradicionalmente em traje de bispo, acompanhado por ajudantes, indagando as crianças sobre o seu comportamento durante o ano anterior, antes de decidir se elas mereciam um presente.

Por volta do século XIII, São Nicolau era bem conhecido nos Países Baixos e a prática de dar presentes em seu nome se espalhou para outras partes. Na Reforma Protestante nos séculos XVI e XVII na Europa, mudaram o personagem portador de presente para o Menino Jesus. A data de 6 de dezembro que era a Festa de São Nicolau para a troca de presentes, passou para a véspera de natal.

Papai Noel até o final do século XIX era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886 o cartunista alemão Thomaz Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho, com roupa nas cores vermelha e branca e cinto preto. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca Cola mostrou um Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha fez um grande sucesso e espalhou pelo mundo a nova imagem do Papai Noel, que está presente na vida das crianças mundialmente. Na imagem infantil, ele vem do Polo Norte em seu trenó puxado por renas, trazendo alegria e presentes para elas.

Na infância, sempre coloquei o sapato na janela da minha casa em Itauçu, aguardando sua passagem. E você sempre passou, embora com meu esforço para ficar acordado, Papai Noel sempre me encontrou dormindo, mas nunca falhou com o presente. Concluo este artigo retirando textos da carta de um menino para Papai Noel.

“Papai Noel, há muito tempo queria lhe escrever, mas somente agora com 9 anos aprendi a escrever. Imaginava sua chegada aqui na minha casinha, mas até hoje não aconteceu. Pensei que se conseguisse lhe escrever uma carta o senhor viria, então aprendi a escrever e lhe faço alguns pedidos: Para meus pais eu gostaria que lhe dessem uma casinha porque a nossa é feita de papelão que meu pai recolheu nas lojas e de caixas da feira. É um tormento Papai Noel. Quando chove molha tudo e precisamos ficar escondidos embaixo da mesa. Falei para o meu pai, minha mãe e os 5 irmãos que iria lhe escrever e eles me disseram que eu estava louco e que Papai Noel não existe. Eu tenho certeza da sua existência. Sonho todos os anos com sua visita trazendo uma bola. Mas tudo é um sonho meu. Caso não possa vir, por favor me avise. Sei que é muito ocupado na noite de Natal. Talvez não dê tempo de chegar à minha casinha. Mais um favor, quando estiver com Deus, diga a ele que lhe agradeço muito por tudo que tenho, ele sabe que não posso andar e por isso não vou à igreja rezar, mas agradeço todos os dias que tenho para sonhar a cada dia que acordo. Se não puder trazer presentes não me importo. Não posso jogar bola e muito menos correr se não me trouxer uma cadeira de rodas. Essas histórias de que Papai Noel não existe é tudo mentira, sei que virá e trará os presentes que lhe pedi e então eu poderei andar pelas ruas, correr pelos parque, ver os amigos que riram da minha cara e mostrar-lhes minha cadeira de rodas. Não se esqueça também do presente para meus irmãos e de uma casinha para os meus pais, onde não precise me esconder da chuva debaixo da mesa e ver a felicidade na minha casa reinar. Um beijo Papai Noel.”

Aos queridos amigos que me distinguem com sua qualificada leitura, façamos crianças felizes no natal e em todos os momentos.

Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, delegado de polícia aposentado, professor e Grão Mestre da Maçonaria Grande Oriente do Estado de Goiás

--
Um T.·.F.·.A.·.,


Ir.·. Bruno Leonardo Dapaz dos Santos - CIM: 263540


A.·.R.·.L.·.S.·.M.·. Olavo Bilac nº4027

G.·.O.·.E.·.G.·.