contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 18 de março de 2010

A VERDADE SOBRE A BRUXARIA:


Desde os primórdios da Humanidade, o Homem temeu o poder do ar, da água, da terra e do fogo. Trovões, chuvas, vendavais, o mistério do fogo e da fertilidade da terra eram forças inexplicáveis que provinham de "deuses", de uma força além do alcance do Homem.
O Homem integrou-se à Natureza. Precisou caçar, plantar, procriar . O sol trazia calor, os ciclos da lua refletiam-se na Mulher.
Dentro das primeiras manifestações de Fé, está a Bruxaria, conhecida também como Wicca, ou Velha Religião e é fundamentada no culto à força da Natureza, nos cultos pagãos que emergiram nos campos por ocasião do plantio e das colheitas.
A Bruxaria é uma religião de amor à vida e a principal "lei" é: "Faça sua vontade, sem prejudicar ninguém".
As principais festas, os Sabbats, celebram com muito amor e alegria os ciclos da Mãe Natureza, de Morte e Renascimento, os equinócios e solstícios, a Lua, o Sol. Este ciclo é chamado de A Roda do Ano e é derivada do antigo calendário celta.
A partir disto, bruxos no mundo inteiro cultuam suas divindades tendo como base o panteão de deuses de um determinado grupo étnico. Alguns bruxos reúnem-se em grupos, que denominamos "covens", outros milhares no mundo, seguem seu caminho solitariamente.
Com os adventos religiosos ocorridos na Idade Média, a imagem do Deus foi relacionada ao Diabo como forma de dissipar as tão impregnadas crenças pagãs. Os chifres nada mais eram, para os pagãos, do que uma coroação dentro da tribo àquele homem que disfarçado com pele e chifres de animal, corresse com a manada de gamos por entre as florestas sem por eles ser consumido ou pisoteado. O vencedor deste "jogo" era a própria representação do Consorte da Deusa, símbolo de virilidade e força.
A Bruxaria ressurgiu com força principalmente com a liberação da mulher, com a valorização do feminino que permeou a virada da década de 60 para a de 70.
Hoje, mesmo vivendo em meio a grandes centros urbanos, homens e mulheres dos quatro cantos do mundo retomam os antigos arquétipos da religião pré-Cristã como ferramenta de desenvolvimento pessoal em todos os níveis, buscando aliar a sabedoria de nossos antepassados com o avanço tecnológico do mundo atual.
Princípios Básicos da Bruxaria Moderna
1.Nós praticamos ritos para nos alinharmos ao ritmo natural das forças vitais, marcadas pelas fases da Lua e aos feriados sazonais.
2.Nós reconhecemos que nossa inteligência nos dá uma responsabilidade única em relação a nosso meio-ambiente. Buscamos viver em harmonia com a Natureza, em equilíbrio ecológico, oferecendo completa satisfação à vida e à consciência, dentro de um conceito evolucionário.
3.Nós damos crédito a uma profundidade de poder muito maior que é aparente a uma pessoa normal. Por ser tão maior que ordinário, é às vezes chamado de "sobrenatural", mas nós o vemos como algo naturalmente potencial a todos.
4.Nós vemos o Poder Criativo do Universo como algo que se manifesta através da Polaridade - como masculino e feminino - e que ao mesmo tempo vive dentro de todos nós, funcionando através da interação das mesmas polaridades masculina e feminina. Não valorizamos um acima do outro, sabendo serem complementares. Valorizamos a sexualidade como prazer, como o símbolo e incorporação da Vida, e como uma das fontes de energias usadas em práticas mágickas e ritos religiosos.
5.Nós reconhecemos ambos os mundos exterior e interior, ou mundos psicológicos - às vezes conhecidos como Mundo dos Espíritos, Inconsciente Coletivo, Planos Interiores, etc. - e vemos na interação de tais dimensões a base de fenômenos paranormais e exercício mágicko. Não negligenciamos qualquer das dimensões, vendo ambas como necessárias para nossa realização.
6.Nós não reconhecemos nenhuma hierarquia autoritária, mas honramos aqueles que ensinam, respeitamos os que dividem de maior conhecimento e sabedoria, e admiramos os que corajosamente deram de si em liderança.
7.Nós vemos religião, mágicka, e sabedoria como sendo unidas na maneira em que se vê o mundo e vive nele - uma visão de mundo e filosofia de vida, que identificamos como Bruxaria ou o Caminho Wiccaniano.
8.Chamar-se "Bruxo" não faz um Bruxo - assim como a hereditariedade, ou a coleção de títulos, graus e iniciações. Um Bruxo busca controlar as forças interiores, que tornam a vida possível, de modo a viver sabiamente e bem, sem danos a outros e em harmonia com a Natureza.
9.Nós reconhecemos que é a afirmação e satisfação da vida, em uma continuação de evolução e desenvolvimento da consciência, que dá significado ao Universo que conhecemos, e a nosso papel pessoal dentro do mesmo.
10.Nossa única animosidade acerca da Cristandade, ou de qualquer outra religião ou filosofia, dá-se pelo fato de suas instituições terem clamado ser "o único verdadeiro e correto caminho", e lutado para negar liberdade a outros, e reprimido diferentes modos de prática religiosa e crenças.
11.Como Bruxos Americanos, não nos sentimos ameaçados por debates a respeito da História da Arte, das origens de vários termos, da legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições. Somos preocupados com nosso presente e com nosso futuro.
12.Nós não aceitamos o conceito de "mal absoluto", nem adoramos qualquer entidade conhecida como "Satã" ou "o Demônio" como defido pela Tradição Cristã. Não buscamos poder através do sofrimento de outros, nem aceitamos o conceito de que benefícios pessoais só possam ser alcnaçados através da negação de outros.
13.Trabalhamos dentro da Natureza para aquilo que é positivo para nossa saúde e bem estar.
Este horóscopo chama-se "A Roda da Cura", para os índios. Utilize-o e estará vivendo em harmonia com o Grande Mistério, a Grande Mãe, o Grande Espirito.
O Corvo - 21 de março a 19 de abril
A Cobra - 20 de abril a 20 de maio
A Coruja - 21 de maio a 20 de junho
O Ganso - 21 de junho a 22 de julho
A Lontra - 23 de julho a 22 de agosto
O Lobo - 23 de agosto a 22 de setembro
O Falcão - 23 de setembro a 23 de outubro
O Castor - 24 de outubro a 21 de novembro
O Gamo - 22 de novembro a 21 de dezembro
O Pica-Pau - 22 de dezembro a 19 de janeiro
O Salmão - 20 de janeiro a 18 de fevereiro
O Urso-Marrom - 19 de fevereiro a 20 de março
Datas Comemorativas
Sabbat Hemisfério Norte Hemisfério Sul
Lammas 01 de Agosto 02 de Fevereiro
Mabon 21 de Setembro 21 de Março
Samhain 31 de Outubro 01 de Maio
Yule 21 de Dezembro 21 de Junho
Imbolc ou Candlemas 02 de Fevereiro 01 de Agosto
Ostara 21 de Março 21 de Setembro
Beltane 01 de Maio 31 de Outubro
Litha 21 de Junho 21 de Dezembro
PENTAGRAMA, O SÍMBOLO MÁGICO DAS ANTIGAS TRADIÇÕES ATÉ HOJE ...
Foi em busca de imagens, objetos, e criou símbolos para poder entrar em sintonia com energias superiores e ir ao encontro de alguma forma de proteção.
Dentre estes inúmeros símbolos criados pelo homem, se destaca o pentagrama, que evoca uma simbologia múltipla, sempre fundamentada no número 5, que exprime a união dos desiguais. As cinco pontas do pentagrama põem em acordo, numa união fecunda, o 3, que significa o principio masculino, e o 2, que corresponde ao princípio feminino. Ele simboliza, então, o andrógino.
O pentagrama sempre esteve associado com o mistério e a magia. Ele é a forma mais simples de estrela, que deve ser traçada com uma única linha, sendo conseqüentemente chamado de "Laço Infinito".
Durante o longo período da Inquisição, havia a promulgação de muitas mentiras e acusações em decorrência dos "interesses" da ortodoxia e eliminação de heresias. A Igreja mergulhou por um longo período no mesmo diabolismo ao qual buscou se opor. O pentagrama foi visto, então, como simbolizando a cabeça de um bode ou o diabo, na forma de Baphomet, e era Baphomet a quem a Inquisição acusou os Templários de adorar. Também, por esse tempo, envenenar como meio de assassinato entrou em evidência. Ervas potentes e drogas trazidas do leste durante as Cruzadas, entraram na farmacopéia dos curandeiros, dos sábios e das bruxas, que tinham o conhecimento e o poder do uso dessas drogas e venenos.
Durante a purgação das bruxas, outro deus cornudo, como Pan, chegou a ser comparado com o diabo e o pentagrama - popular símbolo de segurança - pela primeira vez na história, foi associado ao mal e chamado "Pé da Bruxa". As velhas religiões e seus símbolos caíram na clandestinidade por medo da perseguição da Igreja e lá ficaram definhando gradualmente, durante séculos.
Apesar de todas as complexidades ocasionadas através dos diversos usos do pentagrama, ele se tornou firmemente um símbolo indicador de proteção, ocultismo e perfeição. Suas mais variadas formas e associações em muito evoluíram ao longo da história e se mantêm com toda a sua onipresença, significado e simbolismo, até os dias de hoje.
* A Dança Cósmica das Feiticeiras - Starhawk.

A Dança Cósmica das Feiticeiras.


Uma luz brilhou,e ao expandir-se.
Um som a acompanhou.
E envolvendo-a,seduziu-a.
Ela,extasiada,sorria.
E entregava-se completamente.
Ao ritmo,e a cada nota que soava.
Ela criava,com seu corpo e seu olhar.
Mais luz,mais som,mais ritmo.
Começou a cadenciar seus passos.
E cada batida de seus pés,surgia um mundo.
E ao estalar de seus dedos,mais estrelas.
Mais um remexer de seus quadris,e mais um universo surgia….
Seu êxtase,transformou-se em frenesi.
E criou para si,mundos pra sonhar.
Onde poderia ser quem quisesse,quantas vezes imaginasse.
Quando o ritmo de seu coração diminuiu.
Lentamente,sua dança recolheu.
E respirando fundo,sentou-se…
Ia agora sonhar,e ao sonhar sua dança se repetiria.
Infinitamente,até que uma outra luz surgisse.
E recomeçasse a dança….[D.A]