contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 18 de outubro de 2009

A LUA QUE EU QUIZ.


A lua e mais nada.
Na madrugada.
Tão linda e distante.
Tão platônico prazer.
A lua calada.
Não toco mas sinto.
O teu beijo um tormento.
Seduz o meu ser.
Ah! a lua que eu quis.
Que me fez tão feliz.
Que me fez gozar profano.
Mesmo sem te ter.
A lua e mais nada.
Na madrugada.
Tão linda e distante.
Tão platônico prazer.
A lua calada.
Não toco mais sinto.
O teu beijo um tormento.
Seduz o meu ser.
Ah! a lua que eu quis.
Que me fez tão feliz.
Que me fez aprendiz.
De tudo que eu.
Julgava saber.
Jora Longo / Eduardo Denani

Mito da Roda do Ano.


Em Samhain, o Festival do retorno da Morte, os portoes dos mundos se abrem e a Deusa transforma-se na Velha Sabia, a Senhora do Caldeirao, e o Deus e o Rei da Morte que guia
as Almas perdidas atraves dos dias escuros de inverno.
Em Yule, a escuridao reina como se estivessemos no caldeirao da Deusa. Assim, o Rei
das Sombras trasforma-se na Crianca da Promessa, o Filho do Sol, que devera nascer
para restaurar a Natureza.
Em Imbolc, a luz cresce, o Deus renascido em Yule se manifesta com todo o seu virgor, e a Crianca da Promessa cresce com vitalidade e e festejada, pois os dias tornam-se visivelmente mais longos e renova-se a esperanca.
Em Osatara, Luz e Sombras sao equilibradas. A Luz da vida se eleva e o Deus quebra as correntes do Inverno. A Deusa e a virgem e o Deus renascido e jovem e virgoroso. O amor sagrado da Deusa e do Deus e a promessa do crescimento e da fertilidade.
..Em Beltane, a Deusa se trasforma em um lindo Cervo Branco e o jovem Deus e o Cacador Alado. Ao ser perseguida pela floresta, o Cervo Branco se trasforma em uma linda mulher, e assim Eles se unem e a sua paixao sustenta o mundo.
Chega entao Litha. A Deusa e a Rainha do Verao e o Deus, um homem de exterma forca e vitalidade. O Sol comeca a minguar e o Deus comeca a seguir rumo ao Pais de Verao. A Deusa e pura satisfacao e demonstra isso atraves das folhas verdes e das lindas flores do verao.Em Lammas, a Deusa da a luz e o Deus novamente morre pela Deusa. A Deusa precisa de sua energia de vida para que a vida possa crescer e prosseguir. O Deus se sacrifica para que a humanidade seja nutrida, mas atraves do grao Ele renasce. No apice de sua abundancia, Ele retorna atraves Dela.
Em Mabon, as Luzes e as Trevas se equilibram novamente; porem o Sol comeca a minguar mais rapidamente. O Deus trorna-se entao o Anciao, o Senhor das Sombras.
Chega novamente Samhain e entao o ciclo recomeca, e assim tudo retorna a Deusa.
Assim sempre foi e assim sempre sera !

.Lenda do Nome Magico.
Contam os mitos egipcios que muito tempo atras, quando os Deuses e homens ja existiam, governou o mundo um poderoso Deus. Ninguem conseguiu descobrir seu verdadeiro nome, pois ele se trasformava contimuamente para nao ser reconhecido. Ele era possuidor de muitas formas, nomes e aparencias, e por isso era conhecido pelo nome de Deus Oculto.
..Um dia a Deusa Isis decidiu desvandar esse segredo e utilizou sua sabedoria e Magia para realizar tal feito.
Isis sabia que o Deus Oculto era o condutor da barca do Sol. E assim, numa iluminada manha, Ela seguiu o barqueiro e descobriu que ele caminhava pelos ceus ate desaparecer
nos confins do mundo, a Oeste. No dia seguinte, Isis o esperou onde o Sol se punha, e quando
o Deus oculto parou para descansar, a Deusa esperou que o suor pingasse de sua face e o misturou ao barro, formando uma massa com a qual modelou uma serpente venenosa.
..No dia seguinte, quando o Deus novamente saiu para percorrer o firmamento com sua barca, Isis soltou a serpente magica, e quando o Deus Oculto parou para descansar ao meio-dia, foi picado por ela.
O Deus comecou a gritar clamando por todos os Deuses, chamando-os para que viessem cura-lo. Uma delas foi Isis, a Senhora da Magia e conhecedora de todos os venenos das serpentes. Ao chegar na presenca do Deus Oculto, Isis perguntou o que havia acontecido e ele respondeu:
_ Eu fiz tudo o que existe, de mim dependem o dia e a noite . Eu criei os homens e animais , mas jamais havia visto uma serpente igual como essa.
Isis entao olhou o profundamente nos olhos do Deus e disse:
_Diz-me, Deus soberano, qual o teu verdadeito nome?
O Deus Oculto gritava de tanta dor e exclamou:
_Muitos sao meus nomes. Eu sou o Deus do ceu, Atum, o Deus do nao ser. Somente meu pai me chama pelo meu verdadeiro nome. Ele me deu esse nome para que niguem pudesse me enfeiticar com Magias e assim se apoderasse de minha eterna sabedoria.
Isis nao se dava por vencida e insistia:
_Qual e esse verdadeito nome, entao, aquele que seu pai te deu?
..O Deus Oculto nao dizia seu verdadeito nome de jeito nenhum. E cada vez mais seus gritos ecoavam entre os mundos. No entanto, nenhum Deus intervinha. Isis insistiu uma vez mais:
_Diga-me, Deus Oculto, qual seu verdadeito nome, e eu te ajudarei com minhas palavras magicas. Meu encantamento so sera eficaz se me revelares teu nome secreto. com um feitico lancado com teu nome secreto, poderei para sempre retirar o vemeno do teu corpo.
O Deus nao aguentava mais de tanta dor e sussurrou no ouvido da Deusa:
_Meu nome secreto e Ra. Este e o nome dado a mim por meu pai.
Na mesma hora, um poderoso encantemento saiu da boca de Isis e o corpo de Ra ficou livre do venemo.
A Deusa o curou, mas Ra pagou o preco. Isis passou a exercer poder eterno sobre Ele.
E, assim, Isis se tornou superiora todos os outros Deuses.

.Como Diana deu a luz a Aradia (Herodias).
Grande era o amor de Diana por seu irmao Lucifer, Deus do Sol e da Lua, Deus da luz (esplendor), que fora expulso do Paraiso por ser muito orgulhoso de sua beleza.
Diana concebera uma filha de seu irmao, a quem chamaram Aradia (isto e, Herodias).
Era um tempo que muitos eram os ricos e os pobres na Terra. Os ricos faziam dos pobres seus escravos.
Naquela epoca, muitos escravos recebiam tratamento cruel; Havia torturas em cada palacio e prisioneiros em cada castelo. Muitos escravos conseguiam escapar. Fugiam para os campos, tornando-se ladroes e pervecos. A noite, em vez de dormir, planejavam a fuga, robavam seus senhores e depois os matavam. Assim, para evitar a escravidao, viviam nas montanhas e florestas como assaltantes e assassinos.
Um dia disse Diana a sua filha Aradia:
_Es, na verdade, um espirito, mas nasceste para ser tambem mortal, e desceras a terra para seres Mestra de homens e mulheres que de boa vontade desejem aprender em tua escola, que sera a Bruxaria.
Nunca seras como a filha de Caim, nem como a raca que se trasformou, pelo sofrimento, em perveca e infame, como os judeus e os ciganos errantes - Todos ladroes e facinoras -
nao seras.
Seras (sempre) a primeira dentre as Bruxas; A primeira a vir a este mundo; ensinaras a arte do envenenamento, para envenenar a todos os senhores; E faze-los morrer em seus palacios; E assim submeter o espirito opressor (com poder), e ao encontrares um campones rico e avaro, ensinaras as Bruxas, tuas discipulas, como lhes arruinar as colhetas, com tempestades e raios (terriveis), com graniso e o vento.
Quando um padre o mal te causar com suas bencaos, has de fazer-lhe um duplo mal em meu nome, o nome de Diana, Rainha da Bruxas.
Quando o nobre e o padre disserem que deves crer no Pai, no Filho e em Maria, Tua resposta ha de ser sempre: Vosso Deus, o Pai e Maria, sao tres demonios. Pois o verdadeiro Deus-Pai nao e vosso; Vim para destruir os maus, e os destruirei. Vos que sois pobres e de fome sofreis, em miseria labutais e, muitas vezes, sofrereis ainda a prisao, tendes tambem uma alma, e por vossos sofrimentos felizes sereis no outro mundo, e mau destino terao todos os que vos fizeram o mal !
Depois de instruida a trabalhar com a Bruxaria, a destruir a raça maligna (de opressores), Aradia (que compartilhou com suas discipulas) lhes disse:
_Quando eu ja nao estiver neste mundo, sempre que necessitares de algo, uma vez por mes, quando a Lua estiver cheia.
Deveis todos vos reunir num lugar deserto, ou numa floresta, para adorar o espirito poderoso de vossa rainha, minha mae, a grande Diana, e quem quiser aprender Bruxaria, mas ainda nao domina seus mais intimos segredos, minha mae vos ensinara, em verdade, todas as coisas.
E livre estareis da escravidao, e livres sereis em todas as coisas; Homens e mulheres devereis estar desnudos durante vossos Ritos, ate que morra o ultimo opressor, fareis o jogo de benevento e depois uma refeiçao...

OS OLHOS DE ÍSIS.


O vinho que te trago,
tenho que provar primeiro
será que vale estar
no seu lugar?
por que é que todo mundo
anda armado o tempo inteiro?
eu não trago a maldade
em meu olhar

Uma noite assim
de pétalas no chão
os seus lábios guardam
o néctar dos céus
a naja da cobiça
nos espreita à escuridão
e o veneno da inveja
depurando o moscatel

A beleza é uma
arma em suas mãos
se dissolvem minhas defesas
caem os véus
destila ingredientes
inflamáveis à emoção
resignação dos crentes
com a audácia dos ateus...

Você é a filha de Osíris
pode volatizar
se transforma em arco-íris
só pra me apaixonar

Se não finca raízes
por que eu me entreguei?
tem os olhos de ísis
é seu meu destino
eu sei...

Se o que produz a mente
o universo concretiza
por que deixamos sempre
pra depois?
A força das estrelas
sua janela canaliza
e o zênite que existe
entre nós dois?
J.Vercilo.