contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As fogueiras de Beltane.


Samhain / 31 de Outubro - comemorado em 1o. de Maio no hemisfério sul
Halloween, cujo nome tradicional é Samhain, e significa "Sem Sol", referindo-se ao tempo de Inverno. Essa época também é correspondente ao Ano Novo Judaico.Samhain é uma data muito importante para a antiga religião Celta : o festival da morte e da alegria pela certeza do renascimento. O Deus morreu, e a Deusa, trazendo no ventre o seu amado, recolhe-se ao Mundo das Sombras para esperar o seu renascimento.Comemora-se aqui a ligação com os antepassados, com aqueles que já partiram e que um dia, como a natureza, renascerão. Os cristãos transformaram essa data no "Dia de Todos os Santos" e no "Dia de Finados", numa alusão supersticiosa a essa ligação.
Beltane/ 1o. de Maio - comemorado em 31 de outubro no Hemisfério Sul
Pronuncia-se Bioltuin (Be-All-Twin) É o festival do casamento entre o Deus e a Deusa, a Rainha de Maio. Por ser uma data de cunho profundamente
sensual, foi talvez uma das mais sincretizadas pela cristandade. Assim, as fogueiras de Beltane e o Maypole ( mastro adornado com as fitas coloridas trançadas) tornaram-se as fogueiras e mastros das festas dos santos "casamenteiros" cristãos, bem como o mês de Maio foi consagrado à Virgem Maria e tido como benévolo aos casamentos. Na tradição antiga as pessoas não se casavam durante o Beltane.
BELTANE, em 31 de outubro aqui no hemisfério sul mas em 1o. de Maio nos países nórdicos berços do culto, representa a entrada do jovem Deus para a idade adulta. Incitados pelas energias da Natureza, pela força das sementes e flores que desabrocham, a Deusa e o Deus apaixonam-se. Nesta data são celebrados rituais de fertilidade e imensas fogueiras são acesas. As fogueiras de Beltane simbolizam o calor da paixão e a intensidade da interação entre a Deusa e o Deus, e a crescente fecundidade da Terra.
O Sincretismo.
Os cultos Celtas são baseados nas estações do ano e nas fases da Lua. Essas datas podem mudar dependendo do Hemisfério que você se encontra. Sendo assim, Beltane é comemorado, aqui no hemisfério sul, ao invés do Samhain, Mas, de certa forma, também é comemorado o Samhain como o Dia da Bruxas, o Halloween (data transformada em Dia de todos Santos pela Igreja seguido pelo Dia de Finados). O calendário Católico segue à risca o calendário Celta em todos os seus sabbaths e como prova desta comunhão, temos a Deusa Celta dos bretões, Brigid , transformada em santa pelo cristianismo A Igreja Católica que tem seu nome, em Kildare, na Irlanda, foi construída sobre o local sagrado onde os pagãos a cultuavam.Isto vem fortalecer a máxima pagã que afirma " Todas as Deusas são a Deusa... todos os Deuses são o Deus".
( O termo pagão significa:povo dos bosques.)
Como podemos ver, de uma forma ou outra, os dois rituais são comemorados ao mesmo tempo e sob as insígnias de vários cultos e credos. Alguns estudiosos são absolutamente contra a idéia de comemorar Beltane em outubro. Alegam que a data é ritual e, uma vez comemorada no seu local de origem, hemisfério norte, deve ser esta mesma data obedecida em todos os lugares pois é de lá, berço do culto, que emanam as vibrações da celebração. Outros, consideram as datas celtas, atemporais. Independente da data, todos deverão estão unidos no simbolismo mágico e espiritual que elas evocam.
As fogueiras de Beltane.
Na antiga religião, antes da Igreja destruir este culto e transformá-lo no que se conhece como "bruxaria", os camponeses iam para os bosques de carvalhos à noite e acendiam enormes fogueiras para a Deusa o que tornou esta festividade conhecida como As Fogueiras de Beltane. Nesta época, os princípios morais vigentes eram outros, a mulher era um ser livre e não havia o machismo como hoje se conhece. As sociedades eram matriarcais. Sendo assim, nesta noite de Beltane, as moças virgens e mesmo as casadas, iam para os bosques na celebração do que se chamava "O Gamo Rei" onde os rapazes transavam com as moças sob a lua cheia guiados pelo instinto num ritual de fecundidade e vida. As crianças que por ventura fossem geradas nesta noite, eram consideradas especiais e normalmente as meninas viravam sacerdotisas e os meninos magos. O ritual era consagrado à Deusa para que esta trouxesse sempre boas colheitas através da fertilidade da terra. Embora o culto fosse predominantemente feminino, não se excluía, de forma alguma, o papel do Deus pois, a essência de Beltane , sendo a fecundação, impunha sempre, a presença de ambos os sexos. Sendo assim, no Beltane, os meninos tinham a sua cerimônia de passagem da adolescência para a maturidade. O rapaz personifica o Deus e a virgem, a Deusa. Na escolha de um rei, o rapaz veste a pele de um Gamo ( um veado real) e desafia um gamo de verdade, o líder da manada, e luta com ele até a morte de um deles. Se o rapaz for o vencedor, terá sido escolhido Rei representando o Deus, o Gamo Rei e terá uma noite com a Virgem que representa a Deusa onde um herdeiro será concebido. O novo herdeiro, um dia deverá disputar com o pai pelo trono. O Gamo Novo e o Gamo
Velho ... O Rei Arthur passou por esta prova numa noite nas fogueiras de Beltane conforme o romance Brumas de Avalon.
Quando não era preciso escolher-se um rei, a luta com o gamo não era necessária e a tradição seguia apenas como uma representação ritual. A tradição do Gamo Rei foi transformada, através dos tempos, e a imagem do gamo, em alguns cultos, substituída pela de qualquer animal que tivesse galhos ou chifres, sempre representando a divindade masculina do Deus que recebe os nomes de Galhudo, Cornélio, Cornudo e até mesmo Chifrudo sem ter qualquer conotação com o o que a Igreja estabeleceu como "demônio do mal". Os galhos na antiguidade eram sinônimo de força e honra e não o que hoje significam.
Beltane e a nossa realidade.
Então, no 31 de outubro, estaremos na Lua cheia de outubro, ao ar livre, recebendo o luar e longe de qualquer coisa feita pela mão do homem. Deveríamos fazer uma círculo com pedras, ficar dentro dele e acender uma pequena fogueira. Este ritual de fertilidade vai promover mudanças na vida de todo aquele que entender o significado do Beltane. Na verdade, é um louvor à Terra, à Natureza e à Mãe de todas as coisas. É uma data muito bonita e de grande significado.
Em Beltane nós nos abrimos para o Deus e a Deusa da Juventude. Não importa quanto velhos sejamos, em Beltane, sentimo-nos jovens novamente e nos unimos ao fogos da vitalidade e juventude e permitimos que esta vitalidade nos vivifique e cure.
Quando jovens talvez usássemos este tempo como uma oportunidade para conectar nossa sensualidade de um modo criativo e quando mais velhos, esta conexão será obtida através da união dentro de nós mesmos, das nossas naturezas feminina e masculina. A integração entre nossos dois aspectos interiores, feminino e masculino, é o caminho da espiritualidade e Beltane representa o tempo onde podemos nos abrir amplamente para este trabalho permitindo que a natural união das polaridades ocorra naturalmente. Este é um trabalho essencialmente alquímico.
F.P.Wikepédia.