Um príncipe estava em uma caçada, quando avistou ao longe uma linda moça e, com promessas de ouro, induziu-a a acompanhá-lo. Passado um tempo, a moça adoeceu e o príncipe convocou vários médicos para tratá-la. Como, porém, todos deixaram de dizer "se Deus quiser, iremos curá-la", o tratamento não teve efeito. Então o príncipe fez uma prece e,em resposta, o céu enviou-lhe um médico. Logo este condenou a opinião de seus colegas acerca do caso e, por meio de um diagnóstico muito hábil, descobriu que a verdadeira causa da doença da moça era seu amor por um certo ourives de Samarcanda. Seguindo o conselho de médico, o príncipe mandou buscar o ourives em Samarcanda e casou-o com a moça doente de amor; por seis meses o par viveu em grande harmonia e felicidade. No fim desse período, o médico, por ordem divina, deu ao ourives uma bebida venenosa, que fez decair sua força e beleza, e ele perdeu o favor da moça que, então, reconciliou-se com o príncipe.
Essa ordem divina foi exatamente igual ao comando de Deus a
Abraão para matar seu filho Ismael, e ao ato do anjo ao matar o servo de
Moisés,5 e está, portanto, acima da crítica dos homens.
DESCRIÇÃO DO AMOR
O amante se prova verdadeiro pela dor em seu coração;
Não há mal como o mal do coração.
A dor do amante é diferente de todas as dores;
O amor é o astrolábio dos mistérios de Deus.
Pode o amante suspirar por este ou aquele amor,
Mas no fim é atraído ao Rei do amor.
Por mais que se descreva ou se explique o amor,
Quando nos apaixonamos envergonhamo-nos de nossas palavras.
A explicação pela língua esclarece a maioria das coisas,
Mas o amor não explicado é mais claro.
Quando a pena se apressou em escrever,
Ao chegar no tema do amor, partiu-se em duas.
Quando o discurso tocou na questão do amor,
A pena partiu-se e o papel rasgou-se.
Ao explicá-lo, a razão logo empaca, como um asno no atoleiro;
Nada senão o próprio Amor pode explicar o amor e os amantes!m príncipe estava em uma caçada, quando avistou ao longe uma linda moça e, com promessas de ouro, induziu-a a acompanhá-lo. Passado um tempo, a moça adoeceu e o príncipe convocou vários médicos para tratá-la. Como, porém, todos deixaram de dizer "se Deus quiser, iremos curá-la", o tratamento não teve efeito. Então o príncipe fez uma prece e, Ninguém senão o Sol pode revelar o sol,
Se o vires revelado, não lhe dês as costasSombras, de fato, podem indicar a presença do sol,
Mas só o Sol revela a luz da vida.
Sombras trazem sonolência, como as conversas ao anoitecer,
Mas quando o sol se levanta, "a lua está fendida".6
No mundo, nada é tão prodigioso como o sol,
Mas o Sol da alma não se põe e não possui ontem.
Embora o sol material seja único e singular,
Podemos conceber sóis semelhantes a ele.
Mas ao Sol da alma, além deste firmamento,
Nada se iguala, seja concreto ou abstrato.
Onde haverá lugar na concepção para Sua essência,
Para que algo similar a Ele seja concebível.
SHAMSUDDIN7 DE TABRIZ ASSEDIA JALALUDDIN PARA QUE
COMPONHA O MASNAVI
O sol (Shams) de Tabriz é uma luz perfeita,
Sol, sim, um dos raios de Deus!
Quando se ouviu o louvor do "Sol de Tabriz",
O sol do quarto céu baixou a cabeça.
Agora que mencionei seu nome, é justo expor
Alguns sinais de sua beneficência.
Essa Alma preciosa segurou na borda de meu manto,
Exalando o perfume da roupa de Yussuf (José);
E disse: "Por amor a nossa antiga amizade, Fala um pouco daqueles doces estados de êxtase Para que a terra e o céu possam alegrar-se, E também a Razão e o Espírito, cem vezes".
Eu disse: "Ó tu que estás distante do Amigo,
Como um homem doente que se afastou de seu médico.SHAMSUDDIN: Mestre espiritual e companheiro de Rumi.Não me importunes, pois estou fora de mim;
Meu entendimento se foi, não posso cantar louvores.
O que quer que diga aquele cuja razão assim se perdeu,
Que não se vanglorie — seus esforços são inúteis.
O que quer que diga é inoportuno,
Seguramente inadequado e distante da verdade.
Que posso dizer quando já nenhum de meus nervos tem
sensibilidade? Posso eu explicar o Amigo a alguém de quem Ele não é
Amigo?
Ma verdade, cantar Seu louvor deslouvor seria,
Pois me provaria existente, e existência é erro.
Posso eu descrever minha separação e meu coração que sangra?
Não, adia esse assunto até outra estação do ano".
Ele disse: "Alimenta-me, pois estou faminto,
E depressa, pois "o tempo é uma espada afiada".
Ó companheiro, o sufi é "o filho do momento".8
Não é regra de seu cânone dizer "amanhã".
Será possível que não sejas um verdadeiro sufi?
Dinheiro vivo se perde ao se dar crédito".
Eu disse: "O melhor é velar os segredos do Amigo.
Por isso sê atento ao significado destas histórias,
É melhor que ter os segredos do Amigo
Divulgados na fala de estranhos".
Ele disse: "Sem véu nem coberta nem engano,
Fala e não me atormentes, ó homem de muitas palavras!
Arranca o véu e fala, pois não estou eu sob a mesma colcha que o Amado?O sufi é o "filho do presente", porque é um "possuído" ou um instrumento passivo movido pelo impulso divino do momento. "O presente é uma espada afiada; se não a cortas ela te corta". Isto porque o impulso divino do momento domina o "possuído", que executa seus decretos rigorosamente. Eu disse: "Se o Amado fosse exposto à visão exterior,
Não suportarias nem o abraço nem a forma.
Insiste em teu pedido, mas com moderação;
Uma folha de relva não pode perfurar uma montanha.
Se o sol que ilumina o mundo chegasse mais perto,
o mundo seria consumido.
Fecha tua boca e cerra os olhos a estas coisas,
Para que a vida do mundo não se torne um coração a sangrar.
Não busques mais este perigo, este derramamento de sangue;
Daqui em diante, impõe silêncio ao "Sol de Tabriz"".
Ele disse: "Tuas palavras não têm fim.
Agora conta toda a tua história desde o princípio".RUMI.