contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 9 de abril de 2011

VIVEMOS APENAS UMA VEZ?


A reencarnação é um tema polêmico e que apareceu no ocidente recentemente em comparação com a antiguidade dessa doutrina. Ela é aceita por inúmeras religiões do globo, entre elas o hinduismo, o budismo, o judaísmo e algumas linhas do islamismo. O Cristianismo está entre as poucas religiões que não a aceitam.

Muitos pontos de vista foram apresentados para se justificar tanto a veracidade como a falsidade da reencarnação. Contudo, se concordarmos que existe um procedimento analógico que permite situar os fenômenos universais em concordância entre si, podemos ter uma nova luz sobre a reencarnação.

Observando a natureza, verificamos que morte e renascimento são uma constante, e que não parece haver um cessar repentino nesse movimento. Desde o exemplo da lagarta que se transforma em borboleta, até a da semente que origina uma árvore, a reincorporarão de um princípio em outro parece lógica. As próprias células humanas são substituídas, ou renascem, a cada período e no decorrer de sete anos há como que uma renovação total do organismo.

Da mesma forma, pode-se concluir que o homem não seria exceção a esse fenômeno universal. Seu corpo, após a morte, decompõem-se em elementos que entrarão na fabricação de outros corpos. Pode-se inferir daí que sua consciência também se reincorpora, de alguma forma, em uma nova roupagem, não necessariamente igual à antiga.

Relatos de pessoas que recordam vida passadas estão se tornando cada vez mais abundantes e começam a chamar a atenção da ciência. Os Rosacruzes sempre consideraram a reencarnação um fato, pois apenas uma vida humana não seria suficiente o aprendizado que o homem tem precisa em seu próprio benefício. Reencarnar significa ter outra chance de se aperfeiçoar, bem como colher os frutos, positivos e negativos, de condutas anteriores.Richard Shimoda, F.R.C.

O APÓS VIDA.


A morte ocorre no momento da separação do corpo psíquico do corpo físico. Também aprendemos que durante alguns dias o falecido ainda continua preso aqui, no corpo psíquico e, posteriormente, haverá aquilo que podemos chamar de “segunda morte”, quando a consciência abandona o corpo psíquico e vai ocupar o plano de consciência correspondente ao seu nível de evolução.Assim como o corpo físico do falecido fica sem vitalidade, sem consciência, ocorre o mesmo com o corpo psíquico que também não possui consciência, já que esta é um atributo da alma

Se a vida é movimento e ação é óbvio supor que a vida espiritual seja exatamente o oposto, de quietude e contemplação. Assim, a nossa consciência, nos planos espirituais em que ocupamos (o nível em que nos encontramos antes de nos iluminarmos ao atingir a consciência cósmica), não é agitada pelos fenômenos e acontecimentos (fatos) como ocorre no contato com a matéria.

Estamos vencendo nossa condição animal para, assim, nos humanizarmos. E, temos esta oportunidade toda vez que encarnamos e nos deparamos com situações criadas pelo ego que nos obrigam a profundas reflexões para vencê-las, através do sofrimento dos erros causados por ele mesmo. Certamente que estamos ainda no processo de humanização e, para tanto, precisamos vencer e superar nossa condição e tendência animal.

A conclusão lógica deste raciocínio é que quanto mais vezes uma personalidade-alma tenha se encarnado, mais o domínio do ego sobre esta é menos acentuado, da mesma forma que uma personalidade que esteja apenas em suas primeiras encarnações estará completamente dominada por ele.

A idéia que concebemos em relação ao após-vida determina o nosso modo de viver. Certamente são as nossas crenças que têm nos impedido de apreendermos a bela simplicidade das leis que envolvem o nascimento e a morte.Hideraldo Montenegro F.R.C.

AS TRIBULAÇÕES DA VIDA.


O fardo da vida freqüentemente nos oprime duramente, destruindo a harmonia e a paz de nossa mente ou consciência, trazendo ansiedade, preocupação e, às vezes, desespero. Essas tribulações, embora difíceis de suportar, são muitas vezes necessárias, visto que em nosso desejo de coisas importantes na vida, causamos uma reação interior. A tribulação parece um contratempo, mas na realidade constitui uma oportunidade de aprendermos uma lição importante e removermos um obstáculo à consecução que desejamos.

Estamos tão acostumados a culpar outras pessoas das nossas dificuldades, de nossos problemas, que não percebemos que o nosso Carma pessoal está nos ensinando uma valiosa lição, necessária no momento. Se conseguirmos enxergar para além de nossa frustração, veremos a sabedoria do Cósmico atuando em nosso favor, ainda que estejamos feridos.

Por conseguinte, provocamos os nossos próprios problemas com o nosso desejo de melhorar. Isso parece paradoxal, mas é exato. Entretanto, nossos pensamentos negativos durante os períodos de prova tornam a experiência mais difícil de suportar. Se, porém, permitíssemos que a nossa consciência se harmonizasse intimamente, de modo que o Eu Interior pudesse expressar-se, perceberíamos mais claramente a Sabedoria presente em nossas tribulações cotidianas.

Ao harmonizarmos nossa consciência todos os dias, por meio da meditação, com a Divina Consciência Universal em nosso âmago, permitirmos que as Forças Espirituais guiem nossa vida e nossas atividades. Então, o amor, a lei que torna todas as coisas possíveis, permitirá entendermos nossas ocasionais tribulações como um aspecto do divino desabrochar que está ocorrendo em nosso interior.Robert E. Daniels, F.R.C.

A Lei de Causa e Consequência.


Tipos de Destino Individual.
O destino maduro pode ser decifrado por um astrólogo. Sobre ele já não se tem opção. Nada mais resta senão pagar as dívidas. Há ainda outra espécie de destino maduro – o das acções inevitáveis. Toda a acção é a expressão final duma série de pensamentos.

Se repetirmos com perseverança pensamentos do mesmo género, por exemplo de vingança, acabaremos por atingir um ponto de saturação e o menor impulso fá-lo-á concretizar numa acção, que será provavelmente um crime. Se alimentarmos pensamentos de auxílio e protecção a alguém, até ao ponto de saturação, sob o impulso de uma ocasião favorável, cristalizar-se-ão em acções de heroísmo. Um Homem pode trazer consigo, ao nascer, algum destino maduro deste género. A menor vibração mental provoca a acção, independentemente da sua vontade.

Quando se tenta repetidas vezes realizar uma acção, a sua vontade acaba por fixar-se e tornar possível a sua concretização.

Podemos ser livres ao escolher os pensamentos, contrariando tendências antigas, pela renovação constante de pensamentos contrários. É aí que reside o livre arbítrio. O Homem, pelo exercício da sua vontade, pode destruir os hábitos maus por pensamentos de natureza oposta. Os maus hábitos são criados pela repetição de acções deliberadas e movidas pela vontade. O hábito torna-se uma limitação e a acção resultante é executada automaticamente.

As formas-pensamento de outrora persistem e limitam a nossa capacidade mental, apresentando-se sob a forma de preconceitos individuais ou nacionais. Outra forma de destino maduro apresenta-se quando os maus pensamentos do passado formam em torno do Homem uma couraça de maus hábitos, que o oprimem e forçam a ter uma vida perversa. Estas acções são consequências inevitáveis do passado e ficaram como que suspensas, aguardando o momento favorável da sua manifestação, independentemente de entretanto o Ego ter progredido e desenvolvido qualidades. Após certo tempo este destino esgota-se e acontece então uma "conversão" súbita.

Destino Acumulado.

O destino acumulado manifesta-se pelo carácter e está sujeito a modificações. Consiste em tendências, fortes ou fracas, conforme a força mental que contribuiu para a sua formação. Estas tendências podem ser reforçadas ou atenuadas por novas correntes de força mental dirigidas no mesmo sentido ou no sentido contrário.

Muitas vezes, arrastados pelo desejo, somos impotentes para vencer a tentação, porém, quanto mais tempo conseguirmos resistir-lhe, embora pouco depois sejamos dominados, mais perto estamos de conseguir eliminar o desejo. A resistência que opusermos destroi parte das energias negativas e em consequência, diminui a soma da sua intensidade para o futuro.

Destino em Formação.

O destino em formação é o que se cria a todos os momentos, ao mesmo tempo que se colhem os frutos de boas acções passadas ou se sofre consequências de faltas cometidas.

O Homem, pelo conhecimento da lei da causa e consequência, pode fabricar o seu destino futuro e atenuar os efeitos de más acções passadas, pois uma boa acção, quer seja de ordem física, emocional ou mental; tem poderes para destruir centenas ou milhares de más acções da mesma categoria energética.

Por meio desta lei o Homem aprende a conhecer o grau de responsabilidade emergente de cada uma das suas acções e também como ela reagirá sobre si no futuro. É na escolha dos pensamentos, dos desejos e das acções que se pode manifestar o livre arbítrio do Homem, condicionando deste modo o seu destino.

O livre arbítrio existe devido à epigenésia, que é a qualidade que nos dá o poder de pôr em acção um número ilimitado de causas novas, que não estavam previstas nos nossos destinos, e que nos permitem ter o poder de escolher e de criar.

O Homem é feito à imagem do Criador. Tem por isso, também, a possibilidade de criar. Para isso é necessário que tenha na sua aprendizagem, ao longo das sucessivas reencarnações, suficiente campo de acção para o emprego da sua capacidade inovadora e criativa, que lhe é conferida pela faculdade espiritual da epigenésia, que o capacita, por acção da vontade, para a escolha do seu caminho. Mais proveitoso, se a sua escolha for orientada para o bem, ou mais desditoso, se for orientado para o mal.

Destino Colectivo.

As forças do destino que agem sobre cada indivíduo na sua qualidade de membro de um grupo, introduzem um factor novo no seu destino individual.

O destino de um grupo de homens é a resultante dos destinos dos indivíduos que fazem parte do grupo.

Um Ego é atraído pelo seu destino individual, para uma família em consequência de ligações contraídas em vidas passadas que o prendem estreitamente a outros Egos, que formam a família.

A raça, o país, os pais são escolhidos conforme as aptidões para fornecerem ao corpo Físico do Ego reencarnante, os materiais necessários e facilitar as circunstâncias mais propícias para resgatar as dívidas contraídas.

Mª de Fátima Capela.