contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bruxas de Blair.

-
"Em Outubro de 1994 três estudantes de cinema desapareceram na floresta Burkittsville, no estado de Maryland enquanto filmavam um documentário… Um ano depois suas filmagens foram encontradas" Esse e o ponto de partida para o filme considerado o mais assustador do ano, que estreou no dia 1/10 no Brasil. Tudo no filme foi tratado como se fosse real, isso explica o porque do pânico que o filme causou nos EUA, os atores entrevistavam aqueles que tinham acabado de ver o filme na porta do cinema, e a maioria achava que eles estavam mesmo mortos. É considerado também como um dos filmes mais originais dos últimos tempos (embora tenha gente que diz que foi plagio de um outro filme independente, só que de 1995, onde 4 jovens vão a procura do diabo de Jersey e somente um volta.
Os estudantes de cinema são: Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams (os diretores nem se deram o trabalho de pensar os nomes, esses são os nomes reais do atores). Joshua filmaria o documentário com uma câmera de 16mm, em preto e branco; Heather andava com uma câmera Hi8, para mostram também os bastidores das filmagens, e quem capta os sons mais assustadores do ano é Michael. Tudo começa bem, os três conversam com as pessoas da cidade, tentando descobrir mais sobre Elly Kedward (ou a bruxa), até que eles entram na floresta; e assim, cada vez mais eles adentram a floresta e acabam se perdendo e percebem que tem algo os seguindo, algo, digamos, não muito humano.
Tudo que vimos na tela é mesmo o que os atores gravaram, a única coisa que os diretores fizeram (além de escrever o script) foi dar uma de bruxa (é lógico que há 99.9% de chance que isso seja marketing), Tudo do filme foi muito bem bolado, a Artisan (a distribuidora do filme) fez até a historia da lenda, ou seja, além das filmagens do trio, a gente ainda tem informações sobre o quê e para quê a bruxa ficasse, digamos, famosa. Aqui vai a historia da lenda:
Fevereiro de 1985: Várias crianças acusam Elly Kedward de atraí-las para sua cabana para retirar sangue delas. Kedward é declarada culpada de bruxaria, banida da vila durante um inverno rigoroso e declarada morta.
N ovembro de 1786: Em meados do inverno, todos que acusaram Kedward, mais metade das crianças da cidade, desaparecem. Temendo um maldição, os moradores abandonam Blair e juram nunca mais pronunciar o nome de Elly Kedward.
Novembro de 1809: É publicado "O Culto à Bruxa de Blair". Este livro raro, considerado ficção, fala cobre uma cidade que foi amaldiçoada por uma bruxa regenerada.
1874: Burkittsville é fundada no exato lugar onde um dia existiu a cidade de Blair.
Agosto de 1883: Onze pessoas garantem ter visto a mão de uma mulher muito pálida puxar Eileen Treacle, de 11 anos, dentro da corredeira de Tappy East. Seu corpo nunca foi encontrado.
Março de 1886: Robin Weaver, de 8 anos, é dado como desaparecida, e várias equipes de resgate partem em sua busca. Weaver é encontrada, mas uma das equipes desaparece. Seus corpos são encontrados semanas depois em um lugar chamado Rochedo do Caixão, amarrados pelas mãos e pelos pés e completamente eviscerados.
N ovembro de 1940 a maio de 1941: Começando com Emily Howlands, sete crianças desaparecem na área ao redor de Burkittsville.
23 de maio de 1941: Um velho eremita chamado Rustin Parr entra em mercado local e diz ter "terminado seu trabalho". Depois de quatro horas procurando sua casa na floresta, a policia encontra corpos das sete crianças desaparecidas no porão. Cada uma foi assassinada seguindo um ritual e todas foram evisceradas. Parr admite os crimes em cada detalhe e diz às autoridades que os cometeu para o "fantasma de uma velha" que ocupava a floresta perto de sua casa. Ele foi julgado, condenado e enforcado.
20 de outubro de 1994: Os estudantes Heather Donahue, Josh Leonard e Mike Williams chegam a Burkittsville para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair. Heather entrevista Mary Brown, uma mulher desequilibrada que viveu lá por toda sua vida. Ela afirma Ter visto a bruxa perto de Tappy East.
21 de Outubro de 1994: Heather entrevista dois pescadores que lhe dizem que o Rochedo do Caixão fica a menos de vinte minutos da cidade. Os jovens entram na floresta Black Hills pouco depois e nunca mais são vistos.
18 de outubro de 1995: O material dos jovens é encontrado enterrado embaixo de uma cabana centenária no meio da floresta.
Com a nova moda de "prequels" ( é uma seqüência do filme só que se passa antes do primeiro) começada por Star Wars, é grande a possibilidade dos diretores fazerem uma continuação de a Bruxa de Blair, contando a historia desde o começo, ou seja, a historia de Elly Kedward. isso mesmo, eles fizeram o papel da bruxa de Blair, não para os espectadores, mas para o trio; como o script era só a geral do filme, os atores tinham que improvisar, e os diretores queriam mais que isso, eles queriam a verdadeira expressão de medo, e foi isso que eles ganharam. Eles assustavam os atores quando eles estavam acampados, faziam sons esquisitos, colocavam objetos de vodu ao redor de onde eles estavam, e, como se não bastasse isso, eles também escreviam bilhetes, dizendo que eram um deles, falando mal de outro, para que os três indisporem-se uns com os outros; tudo foi uma verdadeira tortura.Wikepédia.

SÂNSCRITO.


A linguagem dos deuses.
O Sânscrito muito conhecido como a língua dos mantras, em verdade é muito mais do que isto. É responsável pela preservação do conhecimento mais precioso que o homem pode almejar – a busca da compreensão de sua existência no mundo e, conseqüentemente, a sua missão (seu dharma), o conhecimento de sua própria e verdadeira natureza. Todos os textos fundamentais da tradição Védica, Tântrica e Yóguica estão registrados em Sânscrito.
Embora não seja uma língua falada, o Sânscrito não pode ser considerado uma língua morta, pois é uma língua de cultura. É cada vez mais pesquisada, lida, estudada, recitada, cantada, rezada etc e está incluído entre as 16 línguas oficiais da Índia, como sendo erudita e de unidade nacional.
Panini foi o importante e genial gramático que por volta do 7º século a.C organizou a padronização da língua Sânscrita numa obra chamada Ashtadhyayi, que representa um completo sistema de fonética, fonologia e morfologia. Somente após a sua descoberta pelos gramáticos ocidentais, no século 19, é que foi organizada a lingüística ocidental.
O Sânscrito caracteriza-se pela sonoridade, poesia e profundidade de conceitos. Essencialmente fonético, seu alfabeto possui 46 letras (13 vogais e 33 consoantes) e mais alguns sinais, marcas e regras foneticamente muito bem definidas. Suas palavras originam-se de aproximadamente 2200 raízes verbais, acrescidas de prefixos e sufixos.
Linguagem perfeita
Samskrtam significa "aquilo que é muito bem feito". Bhasha significa linguagem. Samskrtam Bhasha é a linguagem perfeita, muito bem construída. É também chamada Deva Bhasha – a "linguagem resplandecente" ou a "linguagem dos deuses". Sua escrita é chamada devanagari – "a escrita da cidade resplandecente" ou "a escrita da cidade dos deuses".
Segundo Patanjali, o grande mestre que escreveu o mais importante comentário sobre a obra de Panini, o Sânscrito surgiu na região Aryavarta (Noroeste da India), entre os rios Indus e Ganges, mais precisamente às margens do rio Sarasvati. Este rio, hoje em dia seco devido a acomodações de terra e desvio da rota de rios que o alimentavam, foi até o ano 3000 a.C. considerado o maior rio sagrado da Índia. Tudo isso vem sendo comprovado cientificamente, resultado de pesquisas de milhares de sítios arqueológicos situados no leito do Sarasvati, graças à moderna tecnologia e aos satélites da Nasa.
A importância do conhecimento do Sânscrito não está apenas ligada a um enriquecimento intelectual ou técnico-profissional. O principal objetivo de seu conhecimento é nos levar às escrituras e textos básicos, ensinamentos dos veneráveis mestres da tradição Védica, Tãntrica ou do Yoga, que indicam o verdadeiro sentido da vida – o autoconhecimento, ou seja: Eu Sou Existência, Consciência, Plenitude.Wikepedia.