contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A Criação do Universo na Mitologia Nórdica.


Na aurora dos dias não existia nada .Nem céu nem mar nem terra nem mar ,apenas Ginnungagap , um abismo frio e a escuro .Ao norte encontrava-se Niflheimr: a Morava das Névoas ,uma terra tenebrosa cheia de melancolia, da qual um rio que se abria em doze grandes rios, que fluía de uma fonte que nunca exauria.
A água em seu curso encontrava correntes de vento gélido, que fazia congelar a água formando gigantescos blocos de gelo, rolando pelo abismo ao som de trovões empilhando-se até que formaram montanhas de gelo brilhantes e polidos.
Ao sul encontrava-se Muspellheimr: a Morada do Fogo, uma terra de calor e fogo incessante guardada por um gigante que com uma espada flamejante em punho, que a cintilava de um lado para o outro antes da entrada, mandando para frente uma chuva de faíscas incandescentes
E estas faíscas caíram sobre os blocos de gelo e os dissolveram ,formando grandes nuvens ,que novamente foram congelados,virando geada que preencheram todo espaço deixado entre as montanhas de gelo .
Então um dia quando o golfo estava coberto até o topo, essa grande massa de nuvem congelada, aquecida pelas chamas da Morada do Fogo, e esfriada pelo ar gélido da morada das Névoas, deram lugar ao ser primevo Ymir, o gigante de gelo, um gigante de tamanho descomunal e um coração cruel...
Mas Ymir sentiu fome e não havia nada para saciar sua fome.
Foi quando ao longe avistou a vaca Aundla , da qual jorrava quatro correntes de leite onde Ymir se alimentou.
Mas Aundla também sentiu fome e não havia nada para que ela saciasse sua fome a não ser o gelo e o sal que nele continha.
E Aundla começou a lamber o sal e a derreter o gelo, quando surgiram cabelos. A vaca continuou a lamber e logo apareceu metade do corpo e finalmente ela livrou do gelo um ser poderosíssimo, de coração quente e intenções benevolentes.
Seu nome era Buri, e Ymir logo o percebeu e seus filhos seriam sempre inimigos dos gigantes do gelo.
O tempo passou e logo os filhos de Ymir começaram a provocar a crueldade.
Mas Buri havia se unido com uma giganta e criaram três filhos : Odin, Vili e Vê (Grande Ira,Vontade e Sacramento).
Logo rompeu um combate de proporções inimagináveis e Odin, Vili e Ve Derrubaram o gigante Ymir .
Das chagas de Ymir escorriam poderosas correntes de sangue que afogou grande parte dos gigantes do gelo restando apenas dois que fugindo em um bote navegaram até o limite do mundo, e formaram ali toda a nova geração de gigantes do gelo,que sempre se manifestavam cruelmente aos deuses.
Odin decidiu dar forma ao universo caótico que o cercava,e usaram do corpo de Ymir para construí-lo .
Com o corpo formaram a terra, com os cabelos as arvores, com o sangue formaram os rios, com os ossos as montanhas, com o crânio fizeram o céu,seu cérebro foi espalhado e fizeram as nuvens contendo neve e granizo.Com a testa de Ymir os deuses formaram Midgard, a Terra média destinada a tornar-se a morada dos homens e das sobrancelhas fizeram poderosas cercas para impedir a passagem dos gigantes para Midgard .
O céu por si só era mantido por quatro fortes anões que sustentavam com força colossal o norte, o sul,o leste e o oeste.
Mas o mundo ainda estava escuro e os deuses retiraram fagulhas de Muspellheimr e atiraram ao céu formando as estrelas.
Da mesma fonte com que os deuses criaram as estrelas fizeram o sol e a lua e puseram carruagens de ouro e arrearam lindos cavalos de crinas flamejantes de ouro e prata.
Aos cavalos que puxavam o sol foram dados poderosíssimos escudos para que se protegessem dos incandescentes raios que o sol emanava.
O mesmo não ocorreu com os ágeis cavalos da lua pois eram banhados por dóceis raios.
Estava tudo perfeito mas ambos os astros foram criados para determinar o tempo e as carruagens precisavam de cocheiros para guiá-las com precisão e esta tarefa os deuses destinaram a Mani e Sol, Filho e Filha de um gigante. Assim os dias os meses e os anos foram determinados pelas viagens que Sol e Mani percorriam.
Depois Odin chamou a Noite, a triste filha de um gigante de coração frio a guiar a carruagem escura puxada pelo cavalo negro, Crina Congelada, cujo cabelo escorriam gotas de orvalho e geavam terra abaixo. Após ela, vinha o Dia, com seu cavalo crina Flamejante, que irradiava a luz do dia para destruir o mal que brotava na escuridão da noite.
Assim aglomerando os dias e as noites em blocos, Odin ordenou que se apresentassem quatro estações criando assim um ciclo, e fez com que os animais, vegetais e o clima obedecerem seus períodos.
Por vezes, os gigantes irritados com tantas coisas maravilhosas ultrapassavam as fronteiras impostas pelos deuses e logo começavam as tormentas sobre a terra.
Foi que um dia, um gigante vestido com plumas de águia que se posicionava ao norte de Midgard, sempre que levantava seu braço e o abaixava um, bloco de gelo era atirado de Niflhemr contra Midgard.
Dos destroços destes blocos surgiram diferentes tipos de larvas que se transformaram em criaturas de diferentes índoles, e assim surgiram os Trols. gnomos, duendes, fadas, elfos e outras criaturas.
As que possuíam coração bom e atitudes benevolentes, os deuses construíram sua morada graciosa chamada Ljossalfheimr, um lugar tão luminoso quanto seus habitantes, elfos, fadas.
Por serem tão graciosas, delicadas e gentis, os deuses deram asas às fadinhas para que pudessem trazer sua luz e benevolência tanto em Midgard como em Asgard também.
As outras criaturas que se demonstravam mais mesquinhas e hostis os deuses não criaram morada alguma e estavam condenadas a aparecerem apenas à noite, pois caso recebessem os raios solares tornariam-se pedras mortas.
E assim a prazerosa Midgard foi construída ao bom gosto dos deuses.
Mas aquela terra faltava pessoas para povoá-la e adora-la.
Então os deuses decidiram povoar sua obra, e de um freixo fizeram um homem e de amieiro ,um mulher.
O homem foi chamado de Ask , a mulher Embla.
Odin deu-lhes vida e alma. Vili a razão e o movimento, e Vê, os sentidos a fisionomia expressiva e o dom da palavra.
Estes foram os progenitores da raça dos homens e estes povoaram Midgard e cultuaram os deuses.
E esta foi a conduta de sua criação.Wikepédia.