domingo, 27 de setembro de 2009
A MENTE.
" O Homem pode ser entendido como um edifício de sete andares: três são subterrâneos, estão sob o chão. Um andar, o médio, é meio subterrâneo e meio acima do chão, o quarto andar, é onde nós estamos. Sigmund Freud chamou-o a mente consciente.
Quando o Freud começou a trabalhar com pessoas doentes, ele se deu conta de que há algo debaixo da mente consciente. Ele a chamou mente inconsciente e parou ai.
O colega mais íntimo de Sigmund Freud, e o psicólogo mais talentoso, era Carl Gustav Jung. Ele trabalhou ainda mais , aprofundou-se na psique do animal humano, e achou outro andar abaixo do inconsciente. Ele chamou-o mente inconsciente coletiva e parou ai. É bastante para um homem descobrir isto, porque é um fenômeno tão vasto. Ninguém foi mais fundo. Mais no leste, debaixo da mente inconsciente coletiva, nós descobrimos o último andar - a mente inconsciente cósmica . Mas alguns investigadores continuaram voando mais alto e acharam outro andar acima da mente consciente. E acharam a mente super consciente e acima desta o consciente coletivo. A maioria dos investigadores parou ai; a alegria é incontida. É incrível que possa haver qualquer coisa mais. Só alguns chegaram ao final, o cume mais alto- e eles acharam a mente consciente cósmica. A mente consciente cósmica é o que eu chamo o estado de iluminação, o estado budico.”
Para visualizar simplificadamente essa visão totalizadora da mente criamos este diagrama:
O “continuum”
consciente cósmico
consciente coletivo
super-consciente
consciente
inconsciente
inconsciente coletivo
inconsciente cósmico
Estes são “espaços” que podemos observar dentro desse “oceano” imenso que é a MENTE. Ao tentarmos “explicar” o que são, temos que forçosamente usar metáforas.
Esta é a “viagem” do buscador que demanda muito esforço no início, paciência e coragem no fim.
Estamos no ”andar térreo”, o nível da consciência comum. Podemos iniciar escolhendo o caminho da luz e subir ou descer percorrendo as trevas. Pelo o que pude entender, estes “espaços” estão relacionados, pois pertencem a um “continuum” no qual há barreiras (fronteiras) que dificultam a passagem de um “território” para outro. Por isto é necessário ter o passaporte, as senhas ou os segredos que permitem passar de um para outro e poder voltar ao cotidiano.
O que osho disse sobre essas “camadas”?
“A mente inconsciente carrega a experiência de milhões e milhões de nossos ante passados, e dos antepassados deles/delas.
A mente subconsciente tem dois lados. Quando você está profundamente adormecido, sonhos estão movendo na parte do fundo do subconsciente. O consciente está muito longe. Quando você estiver acordando pela manhã, você está vindo mais próximo da mente consciente, neste momento a camada superior do subconsciente está sonhando. Quando você estiver consciente, a mente domina o corpo; quando você estiver inconsciente, o corpo domina a mente. E o corpo é sábio porque é mais antigo. A mente é um fenômeno muito recente, com pouca experiência, amadora. Conseqüentemente não deu ainda para ela notar as coisas importantes para a natureza. Tudo o que é importante foi deixado para corpo, porque corpo é mais eficiente, mais profissional, mais sábio e atua sem qualquer engano ou erro. A mente inconsciente é nove vezes maior que o consciente; tem tremendos tesouros, todas as recordações de seu passado. Você entrou em um canto desconhecido de seu ser . E esta mente inconsciente, no estado de hipnose, pode fazer coisas que parecem milagre.
E debaixo do inconsciente há o Inconsciente Coletivo. A pessoa também pode descer ate o inconsciente coletivo - no princípio com alguma ajuda. Este era o trabalho das escolas de mistérios - o mestre o levará lentamente para o inconsciente e o inconsciente coletivo. Em seu inconsciente coletivo você tem recordações de suas vidas passadas Este inconsciente coletivo está relacionado com o mitológico. Por isto, Jung se interessou pela mitologia, para estudar sua estrutura, da mesma maneira que Freud se interessou por sonhos para descobrir a existência do subconsciente. Mitologias são sonhos sonhados pela humanidade inteira através de milhares de anos. Estas mitologias tem algum significado .
A tribo era uma mente coletiva.
Ainda existe em seu inconsciente coletivo."
Inconsciente cósmico
"Debaixo do inconsciente coletivo está o inconsciente cósmico. Lentamente, lentamente a pessoa pode se aprofundar mais e mais profundamente, e no inconsciente cósmico encontrará recordações de seu ser como árvores, roseiras, pedras...”
A mente super consciente
"Ao nível da mente super consciente, todos os pensamentos, todos os sentimentos desaparecem; você começa a viver em um silêncio absoluto."
A mente consciente coletiva
"Não encontrei nada específico em osho."
A mente consciente cósmica.
"Mas ainda há uma fase mais alta: o consciente cósmico onde sua individualidade desaparece como uma gota no oceano. De repente você se torna o oceano inteiro. Na fase de cósmico. você experimenta a suprema verdade da vida, o significado da existência: sua unidade com o todo."
Estas são as sete fases da mente: três debaixo da mente consciente e três acima dela. Só uma coisa permanece e que está além delas - é o estado da não-mente. Isto só vem quando você se tornar um observador do superconsciente, do consciente coletivo, do consciente cósmico. Você simplesmente é uma testemunha.
Quando você se tornar uma testemunha da mente consciente cósmica, a mente desaparece com todas suas sete formas. A árvore inteira desaparece como se nunca tivesse existido, e há puro espaço. Este puro espaço não está vazio. Está cheio, pleno, com todas as potencialidades. É a fonte de toda a criação. Tudo saiu dela e um dia voltará a ela.
Buda chamou isto nada. Esta palavra "nada" dá uma certa cor negativa. É melhor para chamar isto puro espaço que é mais natural. Não lhe dá qualquer idéia do negativo ou do positivo, só amplitude” OSHO
OSHO.
Desde sua infância, na Índia, Osho deixava claro que não seguiria as convenções do mundo à sua volta. Passou os primeiros sete anos de sua vida com seus avós maternos, que lhe permitiram liberdade de ser ele mesmo, o que raramente acontece com as crianças. Ele era uma criança solitária, preferindo passar longas horas sentado em silêncio ao lado de um lago, ou explorar as redondezas sozinho. A morte de seu avô materno, diz ele, teve um efeito profundo em sua vida interior, provocando-lhe uma determinação de descobrir o imortal da vida. Ao se juntar à crescente família de seus pais e entrar na escola, estava firmemente fundamentado na clareza e no senso de si mesmo, que lhe deram a coragem de desafiar todas as tentativas dos mais velhos de moldarem a sua vida.
Ele nunca fugia de controvérsias. Para Osho, a verdade não pode fazer concessões, pois assim deixa de ser verdade. E a verdade não é uma crença, mas uma experiência. Ele nunca pede às pessoas para acreditarem no que ele diz, mas, ao contrário, pede que experimentem e percebam por si mesmas se o que ele está dizendo é verdadeiro ou não. Ao mesmo tempo, ele é implacável ao encontrar meios e maneiras de revelar o que as crenças de fato são - meros consolos para amenizar nossas ansiedades frente ao desconhecido, e barreiras para o encontro de uma realidade misteriosa e inexplorada.
Após sua iluminação, aos vinte e um anos de idade, Osho completou seus estudos acadêmicos e passou vários anos ensinando filosofia na Universidade de Jabalpur. Enquanto isso, viajava pela Índia proferindo palestras, desafiando líderes religiosos ortodoxos, em debates públicos e encontrando pessoas de todas as posições sociais. Ele leu extensivamente tudo o que pôde encontrar para expandir sua compreensão dos sistemas de crença e da psicologia do homem contemporâneo.
No final da década de 60, Osho começou a desenvolver suas técnicas de meditação ativa. O ser humano moderno, ele disse, está tão sobrecarregado com as tradições antiquadas do passado e com as ansiedades da vida moderna, que precisa passar por um profundo processo de limpeza antes de poder descobrir o estado de meditação relaxado e sem pensamento.
Começou a conduzir campos de meditação por toda a Índia, proferindo discursos aos participantes e orientando pessoalmente meditações por ele desenvolvidas.
No início dos anos 70 os primeiros ocidentais começaram a ouvir falar de Osho, e juntaram-se ao crescente número de indianos que foram iniciados por ele no neo-sannyas. Em 1974, uma comuna estabeleceu-se à volta de Osho, em Puna, Índia, e logo os poucos visitantes do Ocidente tornaram-se bastante numerosos. Muitos eram terapeutas que se deparavam com as limitações das terapias ocidentais e que procuravam uma abordagem que pudesse alcançar e transformar as profundezas da psique humana. Osho os encorajou a contribuírem com suas habilidades à comuna e trabalhou intimamente com eles para desenvolverem suas terapias no contexto da meditação.
O problema com as terapias desenvolvidas no Ocidente, ele disse, é que elas estão limitadas a tentar tratar a mente, enquanto que o Oriente há muito compreendeu que a própria mente, ou melhor, nossa identificação com ela, é o problema. As terapias podem ser úteis - como os estágios catárticos das meditações que desenvolveu - para aliviar as pessoas de suas emoções e medos reprimidos, e para auxiliá-las a se perceberem mais claramente. Porém, a não ser que comecemos a nos desapegar dos mecanismos da mente e suas projeções, desejos e medos, iremos sair de um buraco somente para cair num outro. A terapia, portanto, deve andar de mãos dadas com o processo de desidentificação e testemunho, conhecido como meditação.
No final dos anos 70, a comuna em Puna abrigava o maior centro de terapia e crescimento do mundo, e milhares de pessoas vinham participar dos grupos de terapia e meditação, sentar com Osho em seus discursos diários e contribuir com a vida da comuna. Alguns retornavam a seus países e estabeleciam centros de meditação.
De 1981 a 1985, o experimento de comuna ocorreu nos Estados Unidos, numa região de mais de duzentos quilômetros quadrados, no alto deserto do Oregon. A ênfase primordial da vida da comuna era construir a cidade de Rajeeshpuram, um "oásis no deserto". E num período de tempo milagrosamente curto, a comuna construiu casas para cinco mil pessoas e começou a reverter décadas de estragos - devido ao excessivo uso da terra - restaurando riachos, construindo lagos e reservatórios, desenvolvendo uma agricultura auto-suficiente e plantando milhares de árvores.
Em Rajneeshpuram, meditações e programas de terapia aconteciam na Rajneesh International Meditation University. As facilidades modernas construídas para a Universidade e seu meio ambiente acolhedor possibilitaram profundidade e expansão de seus programas, o que antes não era possível. Cursos e treinamentos de longa duração foram desenvolvidos, e atraíram um grande número de participantes, incluindo muitos que já eram profissionais, mas que desejavam expandir suas habilidades e o entendimento de si mesmos.
No final de 1985, contudo, a oposição do governo local e federal a Osho e à comuna tornou impossível a continuação do experimento. A comuna foi dispersa e Osho encaminhou-se para um tour pelo mundo, concedendo entrevistas à imprensa e proferindo discursos para discípulos no Himalaia, na Grécia e no Uruguai, antes de retornar à Índia, em meados de 1986.
Em janeiro de 1987, Osho restabeleceu-se em Puna, proferindo discursos duas vezes ao dia. No prazo de alguns meses a comuna de Puna começou um programa completo de atividades e se expandiu muito mais do que anteriormente. Foi mantido o padrão de conforto moderno estabelecido nos Estados Unidos, e Osho deixou claro que a nova comuna de Puna deveria ser um oásis do século XXI, mesmo na Índia subdesenvolvida. Mais e mais pessoas vinham do Oriente, particularmente do Japão, e suas presenças trouxeram um enriquecimento correspondente nos programas de cura e de artes marciais. Artes visuais e de performance também floresceram, juntamente com a nova Escola de Mistério. A diversidade e a expansão refletiram-se na escolha, por Osho, do nome Multiversidade, que abrigava todos os programas.
E a ênfase na meditação fortaleceu-se ainda mais - esse era um tema constantemente abordado nos discursos de Osho, e ele desenvolveu e introduziu muitos novos grupos de meditação, incluindo a No-Mind, a Rosa Mística e o Born Again.
Cerca de nove meses antes de deixar seu corpo, Osho ditou a inscrição para o seu samadhi, a cripta de mármore e espelho que contém suas cinzas.
Osho - nunca nasceu, nunca morreu.
Apenas visitou este planeta Terra entre
11 de Dezembro de 1931 e 19 de Janeiro de 1990.
TERAPIA DA ROSA MÍSTICA.OSHO.
Esta terapia de meditação que Osho criou, tem como símbolo a Rosa Mística. A presença de um terapeuta, não é fundamental.
Osho criou várias terapias, no âmbito das terapias meditativas, de forma a fazer com que as pessoas possuam uma melhor estabilidade da alma e do seu prório corpo. Auxiliado por um conjunto de participantes, a energia do grupo permite que os indivíduos vão mais além, no processo individual de cada um. A terapia Rosa Mística, solta o seu perfume...
As terapias meditativas existem já há muito tempo, mas infelizmente esta prática nem sempre é do conhecimento de todos. Esta terapia de meditação que Osho criou, tem como símbolo a Rosa Mística. A presença de um terapeuta, no verdadeiro sentido da palavra não é fundamental. Basta apenas, alguém que tenha passado pelo mesmo processo e que por esse motivo, possa ter sido treinado a conduzi-lo.
Quando um homem cuida da semente, dá a ela um solo apropriado, vibrações e atmosferas propícias. A semente aumenta de volume e evolui progressivamente, até atingir o seu auge, ou seja, a rosa. De pétalas bem abertas e acordada para o real, o seu perfume é expelido e inalado, por quem se aproximar e por ela mesma.
Esta terapia de meditação, tem por base aquilo que anteriormente, lhe transmitimos: o nascimento da semente, até ao desabrochar total da flor, apta a exercer a sua função.
Assim a primeira parte da terapia será preenchida por três horas de riso. As pessoas riem desalmadamente, sem qualquer motivo aparente. Riem apenas, pelo prazer que dá soltar umas gargalhadas, deitando para fora os momentos de felicidade que guardam para si, e que as aprisionam ao passado.
Desta forma, é necessário rir por três horas, durante sete dias. Poder-lhe-á parecer absurdo, mas esta processo menos vulgar de terapia irá fazer-lhe muito bem. Se esta primeira fase da terapia, permite que se possa soltar rindo abundantemente, numa segunda fase, terá de deitar para fora todas as mágoas e tristezas que, durante a fase passada se foram acumulando no seu íntimo, através das lágrimas.
O objectivo desta terapia de meditação é que através de si mesma, e que por sua livre e espontânea vontade, tenha capacidade de deitar cá para fora todas as alegrias e tristezas, que durante tanto tenpo se acumularam dentro de si. Acreditava-se, segundo a ideia dos mongóis, que vidas e mais vidas, se foram acumulando dentro de si fazendo parte do seu presente. Por isso, tem que ser tudo deitado cá para fora, para que se possa libertar delas e estar plena nessa sua vivência momentânea. Durante sete dias, grite bastante, berre, chore, e ponha cá deste lado, esse universo interno que a tem vindo a perturbar, sem que saiba o motivo.
A terceira parte de todo este processo é o silêncio e observação. Técnicamente denominado por Observador das Colinas, este é o momento que permite reflectir e visualizar o que restou desta terapia.
A fase do silêncio acontece espontâneamente, quando você já não conseguir chorar mais. É nessa altura que, tanto as risadas como as lágrimas terminarão de vez, e então a sua meditação cessou. Liberta de todas as vertentes do seus passados longínquos, o observar o mundo de maneira livre, sem pesos no espírito ou na alma, adquire outro significado.
Experimente esta terapia de meditação de Osho, e encontrará um novo rumo e olhar sobre si e o exterior que a envolve. A terapia da Rosa Mística é simples e requer apenas, umas horas de gargalhadas e de lágrimas, por sete dias...
"uma seqüência da noite escura ", exemplo de eventos:
As coisas na vida parecem ir bem, então, inesperadamente, temos uma crise séria da vida, tal como uma interrupção da carreira, o divórcio , um problema de saúde, um vício sério, colapso financeiro, uma experiência próxima da morte , etc. ou toda a combinação de tais eventos.
Em algum ponto a crise/ angústia, torna-se intensa, nós perdemos o chão e, em um ato de desespero, gritamos para Deus : ajuda-me!" E Deus começa a ajudar imediatamente, mas de maneiras que são contrárias a o que nós esperamos.
A crise inicía geralmente a busca para a verdade espiritual . Cada "introspecção nova " que nós descobrimos traz a morte "de uma opinião falsa velha" que nós fomos programados a aceitar durante toda nossa vida. Isto começa ameaçar seriamente nossos egos, um teste severo da fé começa, e pode durar meses ou anos.
A pergunta a mais importante durante uma crise espiritual é, "pode você acreditar em Deus quando a noite é a mais escura?"
Durante uma crise escura da noite , o indivíduo pode ter toda a combinação ou todos os seguintes sintomas:
* Sentimentos de depressão , desespero, isolamento
* Perda da energia
* Cansaço cronico não ligado a uma desordem física
* Perda do controle sobre seu sentido pessoal e/ou profissional na vida
* A sensibilidade incomum a fatores ambientais
* Raiva , frustração , falta da paciência
* Perda da identidade, da finalidade, e do sentido da vida
* Retirada das rotinas diárias da vida
* Sentimentos de loucura e de insanidade
* Um sentido de abandono por Deus
* Sentimentos de inadequacão
* Perda de atenção, da confiança, da auto-estima
Se este tipo de crise intensa e prolongada incorporar sua vida, por favor não esmoreça. Quando a loucura acaba, em um ato da rendição , da aceitação e da confiança do que Deus está realizando com você - sem renúncia e com gratidão para a experiência - a noite escura terminará. Nesse ponto, o ego não quer nenhuma ordem mais longa no trajeto de sua vida, e uma luz brilhará e ela uma nova aventura, e uma nova finalidade espiritual na vida. Seu trajeto será guiado então por uma série de eventos sincrônicos divinamente influenciados, e sua missão real para esta vida nascerá de forma mágica.L.Artése.
Então, o sentido do ego.
Devido a seu sofrimento ou a suas limitações na vida, quer ter mais poder sobre circunstâncias e uma vida mais agradável. O sentido do ego torna-se freqüentemente motivado para procurar um consciência mais elevada e, assim, uma habilidade maior para dominar a vida. Na época da noite escura, o ego é o obstáculo principal; é a obstrução da luz da consciência Está entre você e sua plenitude. A duração da noite escura é baseada na truculência do ego. Pode lutar uma batalha muito longa se temer que está sendo destruído ou abrir a algo muito maior do que se sabe para ser.
Incrivelmente, o ego quer estar dentro no ato da iluminação. O ego quer trazer uma consciência mais elevada por seus próprios meios dramáticos. Finalmente o ego encontrou algo que não pode fazer e, na noite escura da alma, torna-se totalmente inadequado. Na noite escura da alma o sentido de vida longa do ego morre impotente. Cumprindo sua parte, agora fraco e impotente, é dissolvido e transmutado. De um sentido mais elevado que o despertar traz para dentro do ser, coloca para fora o falso sentido do self. A pessoa se vê diferente do que pensava que era. O ego experimentava meramente alguns dos atributos, qualidades, de sua natureza verdadeira e ao mesmo tempo obstrui a outra.
A passagem com sucesso pela noite escura, incorpora os reinos de uma consciência mais elevada. Curado da doença, da ignorância de sua natureza verdadeira e de sua opinião inadequada, freqüentemente totalmente errada de quem você é. Agora cessa seu conflito interno e penetra serenamente em sua natureza verdadeira. A noite acaba. O alvorecer de uma vida nova em um consciência mais elevado transforma a vida desolada do passado numa natureza celestial.
Dai em diante, andará na terra que vê novamente, vivendo uma vida nova, e sustenta sua natureza verdadeira. Você transformou-se em um filho ou uma filha de uma consciência mais elevada. Agora suas palavras e ações alinham-se com seu self verdadeiro. Agora você expressa a inspiração e conforto
A noite escura da alma é uma benção disfarçada porque acaba com ilusões e fantasias criadas pelo nosso ego. Esta é a iniciação que passa por cima do modelo criado pelo nosso ego. Assim, nós podemos ver que a noite escura da alma é a passagem que faz um exame de nos mesmos, de um mundo da dualidade a um mundo integral e de unidade. Nós transformamos os modelos de viver que inspiram compreensão do conhecimento e da verdade primordial.
A noite escura da alma ensina-nos olhar os horrores e as alegrias do mundo, dos ciclos do nascimento e da morte, das guerras e de destruições da natureza, das economias do mundo com um coração quieto e uma mente calma. Neste nível, nosso consciência transforma-se uma parte do centro de tudo que acontece no mundo. A noite escura da alma libera nossa consciência limitada.
Determinados desafios têm o potencial de iniciar uma pessoa em um nível novo da experiência, veja abaixo artigo de Nicholas Schmidt :
Você não pode encontrar a luz a menos que você incorpore a escuridão.
Noite escura da alma , a crise espiritual , loucura espiritual , emergência espiritual , loucura divina, estas são várias frases que foram usadas para descrever uma experiência original - um teste profundo da fé e da resistência espiritual que parece ser uma parte necessária de andar o trajeto para casa à Deus
Hoje, muitas pessoas neste planeta estão procurarando por um significado e por uma finalidade mais profundos à vida. Esforçar-se para a sobrevivência e a felicidade no mundo material apenas não parece satisfazer mais ao potencial humano. Mais e mais nós estamos tornando-nos frustrados com as rotinas da vida diária, seja com carreiras , nossas vidas pessoais ou nossos relacionamentos com as pessoas.
No nosso interior profundo, percebemos que nossa fome pelos confortos materiais e prazeres da vida deixam, eventualmente, um sentimento vazio e incompleto. Nós começamos então a suspeitar que a paz e a felicidade duráveis são uma coisa "interna". Em conseqüência, muitos de nós olhamos os reinos espirituais com um sentido maior. Nesse processo nós encontramo-nos a perguntar "Quem sou eu ? O que faço aqui ?Qual é minha finalidade real neste planeta ?" Se nós estivermos prontos, estas perguntas despertam um anseio profundo, inspiram-nos a procurar respostas. Uma crise séria da vida pode ter o mesmo efeito. Na extremidade, nós encontramos, que estamos procurarando realmente por Deus .
Nossa busca da verdade, leva a uma consciência espiritual mais importante, procurar quem nós somos realmente. Esta introspecção nova pode ser a experiência mais profunda de nossa vida, seguida do êxtase, da alegria e iluminação, que é difícil descrever àqueles que têm para alcançar ainda este ponto. Depois que esta experiência ou deslocamento na consciência ocorrem, nós começamos a olhar as maneiras velhas e a opinião falsa da vida com menos interesse, quando nossa reconexão com o divino se tornar desobstruída e se sentir mais natural. A maneira velha simplesmente não nos interessa mais.
Em algum lugar ao longo da viagem de recordar quem nós somos realmente, podemos encontrar-se em um espaço muito incômodo , um vácuo, onde não deixamos nossa opinião velha , e na outra mão nós temos um plug nas novas verdades que descobrimos. Este "lugar inábil da mente" pode trazer em uma crise interna da incerteza , da instabilidade , da confusão, da frustração , e de um desespero, enquanto " a noite escura " se ajusta internamentee faz seu filtro.
É ironico que junto com o êxtase de recordar nossa conexão divina, pode haver sentimentos de intensa depressão, da loucura , da decepção. Vêm então a espera, e a ânsia de querer saber quando a noite escura terminará para sempre. Finalmente, nos sentimos como a perda do controle sobre nossas vidas e, o mais importante, que Deus nos abandonou verdadeiramente .Wikepédia.
Atravessar a NEA,
Implica também em aceitar o fato de que não é tudo o que acontece em nossas vidas que entendemos. Existe um "Grande Mistério". Evoca a nossa coragem e a compreensão de que existe um Poder Superior, que interfere e molda a nossa realidade, um Plano Divino. E, se não nos sentirmos vítimas, nem culparmos outras pessoas, a nossa vida muda de perspectiva e adquirimos mais fé e confiança, descobrindo novas alternativas para a situação.
A escolha de seguir no caminho da fé em Deus, para atravessar a NEA, através da oração, meditação é uma das formas mais positivas. A atitude de gratidão à Deus e à vida, quando estamos em NEA, projeta-se para o Universo, nos dando a proteção para a atravessarmos. Essa atitude é de confiar no amanhã e que cresceremos quando passarmos pela noite escura da alma.
Quando vocês mentalizarem alguém que está em NEA, não a visualizem com os problemas e na escuridão, e sim na luz radiante da cura e da transformação. De minha parte agradeço as orações.
Compartilhando de diversos autores :
Muitos buscadores na estrada para um nível de consciência mais elevado passarão a "noite escura da alma", até que experimentam a alegria de sua natureza verdadeira. Muitos buscadores incentivariam a experiência da nea se soubessem o que é, entretanto essa noite escura parece trazer um sofrimento interminável. Certamente, a noite escura ocorre geralmente como uma iniciação antes que um destes buscadores especiais esteja comprometido no relacionamento regular com níveis de consciência mais elevado. É uma ausência longa e profunda da luz e da esperança. Na noite escura você sente profundamente sozinho A noite escura é uma estadia muito difícil. Devido a causa da da experiência, a pessoa sentirá sempre o compaixão profunda por aqueles que atravessam uma noite similar. A pessoa é colocada em confronto com sua velha maneira de agir e das possibilidades novas, seu sentido de alienação se intensifica. A pessoa sente que faria qualquer coisa para sair desse estado, contudo é somente o ego que o está mantendo nele, não sabe o que fazer, para onde fugir. Seus amigos vêm para te dar apoio, mas você fica ciente de que eles não são capazes de sentir ou saber o que você está atravessando. A pessoa começa a levar a noite escura a sério, quando sente-se encalhada completamente, não acha sua espiritualidade. Sente-se separado de Deus e dos homens. Sozinho, e não desejando ser, incapaz mesmo de expressar-se a outros, incorpora a meia-noite e a intensidade da noite escura.
A pessoa olha seus livros para ver se acha algo que o alente, faz pesquisas,contudo não é um livro, um pensamento, que vai profundo bastante, onde a aflição habita. Olha suas possessões, seu dinheiro vê que nenhuma coisa material pôde ajudar-lhe. Nada, ninguém, no mundo exterior permitiu-o de sair desta noite escura. Em sua solidão observa que nenhum de seus pensamentos provaram adequado a seu sofrimento. Deus parece distante, afastado, ou talvez irreal. Nada aparece para facilitar facilitar ou remover sua agonia. Nada parece eficiente.Não há nada para ser feito. Não há nada pensar, sentir, fazer, nenhum lugar para ir. Parece que tem que aceitar esta derrota, ou persistir em esforçar-se, e enxergar outras opções. Então, aceita seu estado. Como começou neste lugar ? Isso é insignificante. Sentimentos de lado, espera.
Então, um dia acontece. Uma presença inteira vem em seu quarto doce, macia. Sua mente é enchida com a luz brilhante. Seu coração com paz. Esta paz move-se através de seu corpo como a fria da água da montanha. Flui em sua espinha, cérebro, pele. Em toda parte. Também, esta presença, este conforto, alguns dias mais tarde, vem fogo da alegria começa, com nada mais fazer, seu ego cai e fica afastado! Seu sentido ignorante, arrogante, temível do self cai ao lado da pessoa . Ela está na luz, um novo ser, transformado
Acredite-o ou não, isso é o que a noite escura é : transformação. O ego, o sentido limitado do self, o complexo inadequado das idéias sobre quem você é, teve que ser dissolvido. O ego era, começa a ver, através de uma consciência mais elevada e sua natureza verdadeira. Seu sofrimento foi intensificado por causa de uma impressão principal. Foi forçado a pensar demasiadamente em si mesmo, colheu respostas do mundo, aprendeu mais sobrE si mesmo.
NOITE ESCURA DA ALMA.
Os nossos quatro corpos podem passar pela Noite Escura da Alma-NEA (emocional, físico, mental, espiritual ) Eu já tive alguns desafios de passar por essas duras passagens, e através da fé e esperança, ao final,obter o crescimento necessário para seguir a jornada e me tornar um ser melhor.
A NEA acontece quando passamos pela escuridão, nos sentimos sem saída e parece que nosso mundo desabou. Sentimos a perda de nossa conexão com o Criador e com o Universo. Nos sentimos sós, abandonados, ninguém pode nos compreender, sentimos medo da vida e da morte. Sentimos incertezas, conflitos, preocupações, perdas.
Jamie Sams, diz que os nativos norte-americanos consideram a NEA, como um rito de passagem, que pode fortalecer a natureza guerreira que é parte de nosso espírito. Todos nós temos essa coragem, e conquistamos a vitória sobre a NEA, simplesmente por haver sobrevivido a ela. Esse duro rito de passagem, nos torna bravos e corajosos e nos leva à nossa essência espiritual. No desenrolar de nossa existência, somos envolvidos de tal forma pelas atividades do dia-a-dia, pelos nossos costumes, pensamentos, crenças e podemos não perceber os sinais que o Universo nos manda, informando a necessidade de mudança em nossas vidas. A NEA pode chegar nos quatro corpos, porém todos estão profundamente interligados uns aos outros. Um afeta o outro.
Se agirmos à partir de nossa natureza guerreira, enfrentando o que está diante de nós, em vez de nos fecharmos nos momentos difíceis, não precisaremos repetir as duras lições quando somos obrigados a encarar questões desagradáveis. Só então começamos a compreender a força oculta de nosso poder de cura pessoal.
É uma passagem em que a nossa alma faz pela escuridão. O caos, o desespero, a aflição, os medos existenciais, nos forçam a mudar nossa vida dramaticamente. Nesse período passamos por uma reavaliação de nossos hábitos, costumes e crenças. Pode haver um sentimento de abandono por nossos guias espirituais, parece que não temos mais escapatória, nos sentimos condenados, punidos, muitas vezes até injustiçados. Não entendemos porque o fato está acontecendo justamente conosco. Pode-se até perder a fé em Deus. O cenário mostra-se caótico, nos sentimos perdidos, confusos, sozinhos e incompreendidos.
Quando aceitamos esse momento difícil, essa dura lição, esse remédio amargo e enfrentamos a situação, conseguimos transformá-la com fé no Criador e acessamos nosso poder de cura. Ao contrário, se não nos responsabilizarmos pelas mudanças, a NEA vai e volta podendo trazer mais dores. Tudo depende da nossa atitude.
Aqueles que já passaram positivamente pela NEA, tiveram que trabalhar a coragem, desenvolveram a resistência, encontraram uma força que desconheciam e, fundamentalmente, aprenderam mais sobre si mesmos, compreenderam seus defeitos e tornaram-se seres humanos melhores.
A NEA pode ser desencadeada por várias situações da vida. Doenças, traições, abandonos, perdas, acidentes e outros fatores. Pode levar meses, anos, para se resolver e cicatrizar as feridas. Ela pode nos aproximar mais das pessoas queridas, que nos oferecem apoio e evocam nossa fé na vida. Aqueles que passam por ela desenvolvem um poder pessoal, coragem e força interior.
Ela nos mostra que a saúde não tem garantias, que quando adoecemos é porque infringimos nossa própria natureza, não respeitamos as leis da saúde. Acidentes podem fazer as pessoas terem mais determinação, mais força de viver, como resultados dos esforços de superação. Ela pode ensinar a ajudar mais o próximo, a sermos mais pacientes e tolerantes.
DEUSA NIX.DEUSA DA NOITE.
Nix, é a personificação e a deusa da noite, "escuridão", cuja raiz é o indo-europeia. Habita o extremo Oeste, além do país de Atlas. Enquanto Érebo personifica as trevas subterrâneas, inferiores, Nix personifica as trevas superiores. Percorre o céu, coberta por um manto sombrio, sobre um carro puxado por quatro cavalos negros e sempre acompanhada das Queres.
A Noite, deusa das Trevas, filha do Caos, é na verdade a mais antiga das divindades. Certos poetas a consideram como filha do Céu e da Terra; Hesíodo dá-lhe um lugar entre os Titãs e o nome de Mãe dos Deuses, porque sempre se acreditou que a Noite e as trevas haviam precedido a todas as coisas.
Desposou Érebo, seu irmão, dessa união nasceu Éter e o Dia. Mas sozinha, sem unir-se a nenhuma outra divindade, procriara:
O inevitável e inflexível Destino, a Parca Negra, a Morte, o Sono, a legião dos Sonhos, Momo, a Miséria, as Hespérides, guardadoras dos pomos de ouro, as desapiedadas Parcas, a terrível Nemesias, a Fraude, a Concupiscência, a triste Velhice e a obstinada Discórdia; em resumo, tudo quanto havia de doloroso na vida passava por ser obra da Noite.
Algumas vezes dão-lhe os nomes gregos de Eufrone e Eulalia, isto é, - Mãe do bom conselho. Há quem marque o seu império ao norte do Ponto-Euxino, no país dos Cimérios; mas a situação geralmente aceita é na parte da Espanha, - a Esméria, na região do poente, perto das colunas de Hércules, limites do mundo conhecido dos antigos.
Quase todos os povos da Itália viam a Noite, ora com um manto volante, recamado de estrelas, por cima de sua cabeça, ou com um outro manto azul e archote derrubado, ora representada por uma mulher nua, com longas asas de morcego e um fanal na mão. Representam-na também coroada de papoulas e envolta num grande manto negro, estrelado. Às vezes num carro arrastado por cavalos pretos ou por dois mochos, e a deusa cobre a cabeça com um vasto véu semeado de estrelas. Muito freqüentemente colocam-na no Tártaro, entre o Sono e a Morte, seus dois filhos. Algumas vezes um menino precede-a, empunhando uma tocha, - símbolo do crepúsculo. Os romanos não a punham em carro, e representavam-na ociosa e adormecida. É muito rica em todas as potencialidades de existência, mas entrar na noite é regressar ao indeterminado, onde se misturam pesadelos, íncubos, súcubos e monstros. Símbolo do inconsciente, é no sono da noite que estes se liberam!
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