Suas origens estão perdidas no tempo. O pentagrama foi usado por muitos grupos de pessoas aos longo da História como símbolo de poder mágico. O Pentagrama é conhecido com a estrela do microcosmo, ou do pequeno universo, a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos.
Na Europa Medieval era conhecido como "Pé de Druida" e como "Pé de Feiticeiro", em outras épocas ficou conhecido como "Cruz dos Goblins".
O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores.
Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:
Nascimento
Infância:
Maturidade:
Velhice:
Morte:
O início de tudo
Momento onde o indivíduo cria suas próprias bases
Fase da comunhão com as outras pessoas
Fase de reflexão, momento de maior sabedoria
Tempo do término para um novo início
O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos (pagãos de uma forma geral) usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um pagão (Druída ou Wiccaniano), como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu.
O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). Podemos também interpretar como sendo Kernunnos e a Deusa Mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário