contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Adeptos (na maioria, mulheres) da bruxaria aumentam no Brasil e preparam-se para celebrar o Halloween, ou Samhain, segundo os celtas.


Halloween no Brasil - A bruxaria está em moda, e é possível encontrar cada vez mais adeptos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Suas fileiras exibem advogados, contadores, engenheiros, que guardam vassouras de palha no armário enquanto trocam receitas mágicas.
As feiticeiras modernas não gostam de ser chamadas de bruxas. Preferem o termo medieval "wicca" (pronuncia-se uíca), que deu origem a palavra witch (bruxa, em Inglês). A palavra vem do alemão arcaico wic, que significa dobrar, porque a mágica teria a função de mudar ou dobrar, os acontecimentos. O essencial da wicca é a harmonização com a natureza e o autoconhecimento.
Muitas pessoas são atraída para a wicca pelo destaque concedido à mulher, além da ausência do sentimento de culpa. Não existe confissão, purgatório ou coisas do gênero, comum nas religiões cristãs. A wicca é uma religião neopagã, inspirada nos rituais das tribos que viviam no norte da Europa antes do advento do cristianismo - e que, durante a Inquisição, foram perseguidas e acusadas de satanismo, dando origem à imagem da bruxa dos contos de fada. Por isso mesmo, muita gente ainda tem medo das wiccas. A wicca não possui divisão oficial entre o clero e os fiéis, como em outras religiões. Cada pessoa realiza os próprios rituais. Num grupo, os que possuem maior conhecimento assumem o papel de sacerdotes. Os bruxos acreditam em reencarnação e seguem uma "regra de três", segundo a qual qualquer energia enviada retorna três vezes mais forte para quem a enviou.
A bruxaria moderna é um conjunto de práticas em parte recuperado e em parte inventado pelo inglês Gerald Gardner, que publicou em 1954 o livro "Bruxaria Hoje". Cultua uma divindade, que se apresenta em dois gêneros - o deus e a deusa. A deusa, porém, é mais invocada nas cerimônias. Existem rituais, os sabás e esbats, em função das estações do ano e da posição dos astros. A prática busca a harmonização do indivíduo com a natureza e com o sagrado. O que, em tese, proporciona sucesso e felicidade.
"Tecnicamente podemos dizer que é uma religião, porque tem uma doutrina, um corpo sacerdotal e fiéis que mantêm e expandem a tradição", explica o antropólogo da PUC Silas Guerriero. É uma religião da nova era. A wicca forma um conjunto de práticas emocionalmente consistente, que favorece a experiência pessoal em oposição à religião institucional, a qual chegou ao Brasil no movimento de contracultura dos anos 60. Não há números definidos no Brasil, mas o grupo vem aumentando a olhos vistos, especialmente com a onda mística da virada do milênio. Uma prova desse acontecimento acontecerá no dia 31 de outubro (de 2002), quando milhares de adultos participarão de festas particulares de Halloween. No princípio da Idade Média, essa festa marcava o Ano-Novo, no dia exato entre o equinócio de outono e o solstício de inverno no Hemisfério Norte (do lado debaixo do Equador, essa data seria 1° de maio). As tribos pré-cristãs acreditavam que, nesse momento, o limite entre o universo dos vivos e dos mortos se tornava mais tênue. A tradição foi absorvida mais tarde pelo cristianismo, ando origem ao Dia de Finados, em 2 de novembro.
No Samhain, wiccans e convidados dançam ao redor de uma fogueira e mergulham pedidos escritos em um pedaço de papel num caldeirão. Tudo muito animado. Nada sinistro. A religião, fortemente influenciada pela figura da deusa, é matriarcal, e talvez por isso 95% dos adeptos sejam de mulheres. A afirmação do feminino na bruxaria fala ao imaginário das mulheres, sempre relegadas a segundo plano nas religiões tradicionais.
A seguir, um FEITIÇO DE AMOR para o Halloween. Conforme a lenda, faz sonhar com a pessoa que será sua próxima paixão:
"Na noite de 31 de outubro coma uma maçã e separe as sementes. Pegue sete ramos de artemísia. Coloque um na janela, em oferecimento às divindades do amor. Guarde os outros seis debaixo do travesseiro, junto com as sementes da maçã. Tome um banho em água com pétalas de rosa e três gotas de essência de verbena. Antes de dormir, segure os ramos da artemísia na mão e invoque as divindades do amor assim: SAGRADA ARTEMÍSIA / SEMENTES DA MAGIA / REVELEM-ME O AMOR / COM TODO O SEU ARDOR."P.Wiképedia.

Nenhum comentário: