contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Wicca Dianica.


É também conhecido como Dianic feitiçaria, bruxaria e feminista feminista.
Crenças e práticas
Dianic Wicca, Magia e Bruxaria Diânica feminista Dianic feitiçaria são nomes comuns para Dianic tradição neo-pagã feminista. Enquanto alguns se identificam como Dianic Wiccans, alguns preferem o termo bruxa ou sacerdotisa da Deusa. Dianismo pode ser muito similar a Wicca tradicional na prática, mas diferem significativamente em suas crenças. A maioria dos membros da Wicca Diânica adora a Deusa só, reconhecendo que ela é a fonte de toda vida e contém tudo dentro dele. Há bruxas que Dianic formas outras práticas do paganismo (possivelmente honrar uma divindade masculina ou divindades) fora de suas Dianic prática. Alguns Dianic são monoteístas, outras políticas, e outros não-teístas.
Muitos adoram Dianic em círculos e covens composta exclusivamente por mulheres, mas as tradições Dianic que incluem membros de ambos os sexos. Ecletismo, a valorização da diversidade cultural, de interesse ecológico, bem como familiaridade com conceitos sofisticados e transformação da psique são característicos. Contrariamente a algumas caracterizações, a maioria são mulheres.
Muitos seguidores da Wicca Diânica acreditam que antes que a história foi gravada houve um matriarcado difundido ou universal ou a cultura matriarcal, que adoravam a Deusa, tiveram estruturas familiares matrilinear, a igualdade social entre os sexos e que a guerra não prática. Essas culturas foram lentamente suplantada pela violência de grupos patriarcais, os mitos de origem da Grande Mãe e deusas foram consagrados na mitologia, honrando os deuses, conquistadores e guerreiros. O ponto de Dianic para o trabalho de um arqueólogo influentes e controversos Marija Gimbutas. Alguns bruxos acreditam que Dianic culturas matriarcais e adoradores da Deusa existiu literalmente, os outros o vêem improvável, mas inspirando lendas.
A ação política é muito importante para Dianic , a formação pessoal é importante para todos. O ditado "o pessoal é político" pode significar que eles vêem a sua escolha para ser adoradores da Deusa como uma declaração política, bem como uma opção religiosa. Alguns cultos Dianic sugerem que um deus monoteísta do sexo masculino (como o Deus dentro do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo) é particularmente nocivo para as meninas e mulheres, porque se os modelos de perfeição, bondade e autoridade são do sexo masculino, em seguida, mais metade da população será sempre visto como inadequado.
Alguns wiccanos Dianic como praticantes do caminho "positivo" não é uma prática de manipulação ou feitiços, vincular outros Dianic Bruxa, Zsuzsanna Budapest e não considera este tipo de malefícios para aqueles que atacam as mulheres.
História.
Religião é originário do cultos pré-cristãos romanos de Diana, em todas as tradições matrilinear ao redor do mundo, mulheres sábias e tradições misteriosas das mulheres, e os gradneriana Wicca, mas o renascimento da religião também pode ser atraídos para os movimentos feministas dos últimos anos da década dos anos 60. Em 1968, um grupo radical político das mulheres formaram uma organização chamada WITCH protesto ("International Women's Terrorist Conspiracy From Hell") e eles chamaram-se um conciliábulo. Embora W.I.T.C.H. era quase puramente uma organização política, inspirou covens todo os Estados Unidos, alguns dos quais vieram a ser espiritual e de natureza política. Logo depois. Budapeste, Hungria coven bruxa hereditária formaram a Susan B. Anthony No1. Na Califórnia, e abriu a primeira loja de livros de magia e da espiritualidade feminina chamada "Wicca Feminista (Feminist Wicca).O festival cultural das mulheres começou em 1973 e tornou-se uma organização de mulheres interessadas em Dianismo.
As diferenças entre as tradições e Wicca Diânica em geral.
Dizemos "tradições Dianic" para incluir todos os tipos de prática Dianic, que podem ou não ser uma tradição de Wicca. Tal como outros praticantes de Wicca, Dianic e covens Dianic pode formar, fazer festas, celebram os oito principais feriados da Wicca (equinócios e solstícios) e Esbats, os rituais, que são em sua maioria dedicadas à lua cheia. Na bruxaria Dianic são usados quase todas as mesmas ferramentas para o altar, rituais e no vocabulário Wiccan . O Dianic pode também reunir-se em círculos informais, o que significa menos empenho.
As principais diferenças entre os dois é que covens Dianic são na maioria dos casos, composto só de mulheres, enquanto os outros covens Wiccan são mistos, alguns tentam ter o mesmo número de homens e mulheres, e a maioria das Wiccans adorar a Deus e Deusa, enquanto na tradição Diânica geralmente adora a Deusa como um todo em si mesmo.
Outras diferenças são menos acentuadas e pode não ser notado por um outsider. Estes incluem o modo como o poder é gerenciado dentro do círculo ou coven. Tradicional covens Wiccan (particularmente gradnerianos e Alexandrino) são liderados por uma Alta Sacerdotisa e um Sumo Sacerdote que pode começar um coven para si próprios depois de chegar a um segundo e terceiro graus de iniciação em outro coven, um coven existente tornou-se demasiado grande, o coven ou estar em um longo período de tempo (embora isso não é típico do estritamente covens tradicionais). Eles costumam executar o coven e tomar decisões considerando o manuseio.
Em muitos covens Dianic igualdade e capacitação pessoal de todos é a regra, muitas vezes, a posição da Alta Sacerdotisa ou ritual líder entre as mulheres para cada Sabbath (sábado), de modo que todas as mulheres do coven tem a oportunidade direta. Muitas vezes o termo "Soma" é removido no coven e a palavra sacerdotisa "pode ser usado como um verbo mais que um nome - para que cada um toma um rumo como uma sacerdotisa, em vez de" ser "a sacerdotisa. As decisões do grupo são muitas vezes acordado e não hierárquica.
Enquanto alguns grupos oferecem iniciações tradição Diânica, muitos covens iniciações Dianic ou não possuem um sistema de classificação, preferindo uma prática do grupo menos hierárquica. O tradicional Wicca muitas vezes há um período de início (às vezes por um ano ou mais), antes de passar para completar a prática. Estes sistemas podem ser três, cinco ou mais graus de hierarquia em um coven ou tradição. Uma pessoa só é considerada Wiccan até ter atravessado o início e não pode iniciar o seu próprio coven até que tenha alcançado uma segunda ou terceira classe. Embora o início tradição Diânica não é necessariamente ser parte da tradição e podem formar seus próprios covens.
A abertura para fora é outra grande diferença entre os dois grupos. Por muitos anos os Wiccans eram muito secretos. Porém isso mudou com a publicação de Gerald Gardner. Com a formação das tradições Dianic no início dos anos 60, Wicca em geral se tornou mais pública. O Dianic feito manifestações públicas, protestos e até mesmo estavam envolvidos em processos judiciais. Por exemplo, Zsuzsanna Budapest enfrentou os tribunais do estado da Califórnia e ganhou. Essas ações ajudaram a trazer Wicca aos olhos do público e ajudou-a a ser uma religião dominante. Houve alguns atritos entre alguns tradicionais e Dianic Wiccans, mas com o passar do tempo, grupos pagãos tornaram-se mais respeitoso do outro e considerar este tipo de atrito inadequado.
Devido às posições políticas de muitas bruxas Dianic, as comemorações incluem frequentemente deusas, e as tradições dos países do Terceiro Mundo ou grupos desfavorecidos em países industrializados, embora muitos grupos tradicionais da Wicca têm uma tendência ao eurocentrismo, por exemplo Celtic e divindades clássicas. No entanto, na Wicca é ressaltar que os nomes dos deuses são meras "etiquetas" e que todos os deuses são o mesmo Deus e todas as deusas, a deusa o mesmo. Mawu, Yemaya e Ixchel (a Maya) são exemplos de nomes de deusas não europeus tradições populares Dianic.Fonte Wikepédia.

Nenhum comentário: