contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Vivos e Os Mortos.


" Uma vez,passando Jesus por um campo de sepulturas,encontrou um jovem que estava de joelhos e chorava junto a uma delas.Ao vê-lo,Jesus se compadeceu da sua dor e aproximando-se,disse-lhe:
- Jovem,por que choras?
Voltando-se,o jovem estendeu a mão e respondeu:
- Minha mãe está aqui há três dias.
-Não,meu filho - disse-lhe Jesus - tua mãe não está aqui.. Aqui só estão depositados todos os despojos últimos que ela abandonou.Por que choras,pois,sobre esses despojos?Levanta-te,caminha,que tua mãe te espera.
O desesperado jovem moveu tristemente a cabeça e disse:
- Não,esperarei aqui até que venha a morte, e ela virá.Então,eu o sei,irei reunir-me à minha mãe.
Replicou Jesus:
- A morte espera a morte e a vida vai em busca da vida! Não te entristeças com uma dor egoísta e estéril a alma daquela que te precedeu;não retardes a sua marcha para Deus com teu desespero e com a tua inércia.O amor de tua mãe vive ainda em seu coração e tu não o perderás nunca se o fizerdes viver dignamente em ti.Jovem,em vez de chorares a tua mãe,ressuscita-a! Não me olhes com admiração,nem julgues que me divirto com tua dor.Aquela cuja perda lamentas,está sempre perto de ti;um dos véus que separava as vossas almas acaba de cair;ficou ainda um,entretanto. E estais separado hoje unicamente por esse véu;deveis viver um para o outro. Tu trabalharás para ela,e ela rogará por ti.
- Como trabalharei eu para ela?- perguntou o órfão,- agora que ela está debaixo da terra, não tem necessidade de coisa alguma.
-Enganas-te,meu filho - disse o Cristo. Tu confundes a alma com o vestuário.
Por isso digo-te:levanta-te e caminha,porque a alma de tua mãe se levantará e caminhará contigo,e tu a ressuscitarás em ti,frutificando o seu pensamento e o seu amor.Ela tem um corpo na Terra - é o teu. Tu tens uma alma no céu - é a dela.Se este corpo e esta alma caminharem juntos,tua mãe reviverá. Acredita-me,filho,o pensamento e o amor não morrem nunca e aqueles que tu supõe mortos,vivem mais do que pensas e cada vez mais se amam.Filho,os verdadeiros mortos são aqueles que não pensam e não amam,pois trabalham para a corrupção,e a corrupção por sua vez os consumirá.
O jovem,então,levantou-se,suas lágrimas cessaram de correr e ele contemplou a face do Cristo,cujos olhos eram resplandecentes de imortalidade.
Tomando o jovem pela mão,disse Jesus:
- Vem.
Cristo conduziu o jovem ao alto de uma colina,que dominava a cidade e de onde esta podia ser vista.E disse:
- Contempla,filho,a verdadeira cidade das sepulturas. Lá,nesses palácios que entristecem os horizontes é que estão os mortos que necessitam ser chorados. Moço que choravas e cujas lágrimas secaram-se ante as minhas palavras,chora e sofre agora por esses mortos.Sofre por aqueles que se julgam vivos e que não passam de cadáveres atormentados. Jovem,mantém-te disposto e cuida para não morrer da verdadeira morte,que hoje te mostro! Vive para aqueles a quem amas e não chores por aqueles que tenham alcançado mais um grau na escala da vida. Choras,antes,pelos que não pensam em ti e não te amam.Em verdade te digo,que a humanidade não tem mais do que um corpo e uma alma. Um membro que já não é sensível ao bem-estar e à dor dos outros membros,está em verdade morto,e será suprimido em breve."Eliphas Levi.

Nenhum comentário: