contos sol e lua

contos sol e lua

terça-feira, 22 de maio de 2012

O Livro Sagrado de Thoth.


Basicamente os ensinos de Toth chegaram à atualidade baseados em escassos documentos que constituem o "Kabalion" , "A Tábua da Esmeralda ", "Pistis Sophia", "Corpus Hermeticum", e alguns outros papiros. Naturalmente que o acervo de ensinamentos de Thoth estão contidos em muitos outros documentos que foram preservados e mantidos sob a guarda de Ordens Iniciáticas. Tratam-se de documentos originais e cópias que foram preservados do incêndio da Biblioteca de Alexandria. Entre os documentos preservados existem aqueles que deram base ao desenvolvimento da Alquimia.

De um modo geral podemos dizer que a Cosmologia Mística, a Magia e a Alquimia no atual ciclo de civilização derivaram-se dos ensinamentos de Toth.

Em temas anteriores temos com freqüência falado sobre Thot mas ainda há muito a ser dito, e faremos isto progressivamente em algumas palestras.
No Egito milenar Thoth era considerado um deus, ele possuía o conhecimento sobre tudo quanto há, mas apenas uma parte desse imenso cabedal de conhecimentos foi gravada em uma imensa quantidade de papiros, que em grande parte foram destruídos no incêndio da Biblioteca de Alexandria. Além daqueles inumeráveis documentos, é afirmado haver sido escrito uma outra série de documentos considerados secretos razão pela qual não constavam da Biblioteca de Alexandria mas que eram secretamente guardados pelas Escolas Iniciáticas. Diz que os conhecimentos secretos, especialmente sobre magia e alquimia foram gravados em 36,535 rolos de papiro e "escondidos debaixo da abóbada divina" e que só poderiam ser achados pelo verdadeiro merecedor, que usaria tal conhecimento pelo benefício de gênero humano.

Tudo indica que o acervo dos ensinamentos secretos foi encontrado no transcorrer dos milhares de anos que durou a civilização egípcia. A tradição de uma doutrina secreta de Thoth parece haver sido bem estabelecida no Egito, de acordo com um papiro que data a 12ª onde está gravado: " Então o Rei Khufu disse a Dedi. Há o rumor de que você conhece os santuários da câmara secreta do documento de Thoth? Dedi disse: Por favor, eu não conheço os santuários deles, Soberano, meu senhor, mas eu conheço o lugar onde eles estão. O rei disse: Onde eles estão? E Dedi disse: Há uma passagem que conduz à uma câmara chamada o Inventário em Heliopolis ".

Existe uma declaração de Clemente de Alexandria em que há referência a 42 textos atribuídos a Hermes (Thoth) e que tratam de trabalhos geográficos e médicos, entre outros, e que eram usados na educação dos sacerdotes".

Hermes Trismegistus "inventou muitas coisas necessárias para à vida, e lhes deu nomes próprios. Assim é dito que ele ensinou os homens como escrever os seus pensamentos, organizar uma linguagem apropriada. Instituiu as cerimônias a ser observadas na adoração aos Deuses; ele observou o curso das estrelas e ensinou a astronomia; inventou música; diversos exercícios; a matemática e a geometria mediante o que os grandes monumentos puderam ser construídos; ensinou como usar os medicamentos; a arte trabalhar os metais. Inventou alguns instrumentos musicais, entres estes a lira de três cordas".
thoth

Thoth.
Toth instituiu a escrita hieroglífica e a ensinou a um certo número de pessoas que julgou merecedoras de ser os depositários dos seus segredos. Nos primeiros séculos da civilização egípcia somente podiam chegar ao trono aqueles que fossem Iniciados nos Mistérios que eram considerados Sacerdotes do Deus Vivente. A estes instruiu nas ciências e artes, e explicou-lhes os mistérios dos símbolos ocultos.

A literatura Hermética cita uma série de papiros que descrevem vários procedimentos hoje chamados de mágicos. Em alguns papiros há um diálogo chamado direcionado a Asclepcius (depois do deus grego de cura). Entre muitos ensinamentos de Toth existe um conhecido diálogo entre ele e Asclepcius ( o texto disponível na literatura exotérica está muito incompleto. O original existe mas só disponível aos iniciados de nível elevado ). Nele são descritos métodos mágicos para várias finalidades, entre ele a arte de fixar os espíritos de demônios, e anjos em estátuas com ajuda de ervas, pedras preciosas e aromas. Dizem documentos existentes em diversos museus que os sacerdotes egípcios construíram estatuas de deuses que podiam falar e profetizar.
Existem fragmentos em alguns museus e outros documentos zelosamente guardados pela V\O\H\ com uma exposição de Cosmogonia Hermética e outros aspectos das ciências secretas dos egípcios relativos à cultura e o desenvolvimento da alma humana. O principal desta obra erroneamente denominado de "A Gênese de Enoch", mas já foi corrigido.

A magia dos ensinamentos de Toth deve-se ao documento denominado " A Tábua da Esmeralda". A história do descobrimento no tocante à data da descoberta deste célebre documento é ignorada mas não é certamente tão velho quanto muitos supõem. O que se sabe com autenticidade é que a exposição do conteúdo da Tábua da Esmeralda com certeza foi transmitido pelos alquimistas muçulmanos na Síria no décimo ou décimos primeiro século.

Hermes confiou aos seus sucessores escolhidos um livro hoje conhecido pelo nome de " O Livro Sagrado de Thoth". Este trabalho relata os processos secretos pelos quais a regeneração de humanidade será realizada. Esta obra tem servido de chave para outras obras iniciáticas. Os papiros com o conteúdo original desse livro existe mas não é de domínio público; somente os Iniciados da Hierarquia podem conhecer o conteúdo o que nele é revelado . Somente aos Iniciados é dado saber o significado das páginas cobertas de hieróglifos e símbolos estranhos. Podemos dizer que eles podem conferir poderes sobre elementais da natureza, em especial os Devas do Ar e da Terra.

Quando certas áreas do cérebro são estimuladas pelos processos secretos dos Mistérios do Livro Sagrado de Thoth a consciência é expandida a um nível tal que pode atingir o nível de se poder ver os Imortais e até mesmo sentir-se na presença dos Deuses Superiores , assim o Livro de Thoth é considerado por muitos como uma das chaves da imortalidade. Trata-se da suprema meta da Grande Obra Alquímica.
De acordo com lenda, o Livro de Thoth foi mantido em uma caixa dourada no santuário interno do templo. Havia apenas uma chave que ficava em poder do " Mestre dos Mistérios", e em data posterior no mais alto iniciado do "Arcanum Herméticum".

O Livro Sagrado de Thoth ficou perdido para o mundo antigo com a decadência das Escolas de Mistérios, quando ele foi guardado numa urna lacrada, para no momento preciso ser novamente encontrado. O livro há alguns séculos foi encontrado e talvez deva-se a ele o grande desenvolvimento que teve a Alquimia no Período Medieval. Àqueles que levam uma vida digna de um verdadeiro Peregrino da Senda é dado progressivamente saber as práticas nele contidas e assim chegar até a presença dos Imortais. Nenhuma outra informação pode ser dada para o mundo profano a respeito dos que foi ensinado nesta área por Thoth. O segredo continua selado mas mesmo assim acessível a todo aqueles que desejem servir à humanidade segundo a orientação dos " Imortais"....José Laércio do Egito.

Nenhum comentário: