contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Thor, Senhor dos Anéis, Cavaleiros do Zodíaco: RAGNARÖK narra de forma didática e cronológica a história dos deuses nórdicos.


Assinada por Mirella Faur – escritora romena da Transilvânia radicada no Brasil e uma erudita no assunto – obra faz uma introdução à mitologia nórdica presente nos dias de hoje no cinema, desenhos e quadrinhos. Livro conta com uma lista em ordem alfabética dos deuses, além de um guia de pronúncia dos nomes nórdicos e escandinavos

Thor, Odin, Loki, Frigga, Freya, As Valquírias, Midgard, Valhalla, Asgard, Gigantes, Anões, Elfos , o mito do Anel do Poder. Estes nomes estão presentes em inúmeros filmes, desenhos animados, quadrinhos e games de sucesso no mundo inteiro. Cavaleiros do Zodíaco – verdadeira sensação no final dos anos 90 - , a trilogia literária/cinemetográfica O Senhor dos Anéis e, mais recentemente, o filme Thor – que já é a segunda maior bilheteria no Brasil em 2011 - são protagonizados por deuses nórdicos e suas narrativas inspiradas nesta mitologia.

Mas quem são esses deuses? Qual é a origem histórica, teológica e ou filosófica deles? Existem relações entre a mitologia nórdica e a grega? Odin é o pai de Thor? Quem são elfos? Essas e outras centenas de questões são respondidas em RAGNARÖK – O Crepúsculo dos Deuses – Uma Introdução à Mitologia Nórdica, obra que chega às livrarias de todo o Brasil pela Editora Cultrix.

Assinado pela escritora e palestrante romena da Transilvânia radicada no Brasil Mirella Faur – também autora do best-seller e obra de referência Mistérios Nórdicos (Editora Pensamento) – o livro descreve a origem cultural e histórica dos mitos nórdicos de forma abrangente em uma narrativa que transcorre por toda a história. Tudo organizado de forma cronológica, inclusive contemplando um glossário ao fim do livro. A obra parte do período pré-histórico (4000 a.C.), visita o período Romano (150-100 a.C.) e a era dos Vikings (a partir de 793 d.C.), e chega ao Renascimento, não deixando de explicar o uso desses mitos por religiões neopagãs modernas, como o Asatrú, considerado na atualidade uma das relgiões oficiais da Suécia.

Mais adiante, a obra explica à mitologia: todo o contexto da formação e do desenvolvimento da sociedade e cultura nórdicas é trabalhado em uma linha do tempo. Os mitos são alinhados às características e valores locais, o que amplia o alcance do livro: o leitor se depara não só com a estética da mitologia, mas sua essência, raizes e origem sócio-culturais.

A publicação conta ainda com dois guias: um intitulado Correspondências das Divindades, que relaciona cada uma delas, e o outro, um Guia de Pronúncia dos nomes das divindades. Tudo é relatado em detalhes: as origens, poderes, privilégios e ambições dos deuses e os símbolos a eles ligados, assim como suas capacidades e poderes.

RAGNARÖK pode ser considerado uma “bíblia” para os amantes do assunto e um guia para aqueles curiosos que querem dar os primeiros passos no rumo a desvendar todos os mistéiros e fantasias que envolvem os deuses e que, em pleno século XXI, continuam a arrastar milhões de pessoas para salas de cinema de todo o planeta.

Veja alguns dos deuses presentes no livro

Thor


Elemento: fogo, terra, chuva
Animais totêmicos: bode, touro
Cores: vermelho
Plantas: barba-de-bode, carvalho, cardo, espinheiro
Pedras: ágata de fogo, amonite, jaspe sanguíneo hematita, moldavita, tectito
Metais: ferro, estanho
Símbolos: anel de ferro, carruagem , cinto , luvas, martelo , pilar, raio, roda solar, entre outros
Atributos: coragem, proteção e defesa, aumento da força física, da fertilidade e da força física e da virilidade. Preservação da ordem, entre outros
Datas da Celebração: quintas-feiras, 19/01, 20/05, 28/07, 01/08

Odin

Elemento: ar, fogo
Animais totêmicos: baleia, gaivota, golfinho, peixes
Cores: azul, cinza, índigo, verde, violeta
Plantas: cogumelos sagrados, freixo, mandrágora, sangue-de-dragão, teixo
Pedras: esmeralda, opala-de-fogo, ônix, rubi-estrela, sardônica, turquesa
Metais: ferro, estanho, mercúrio, ouro, prata
Símbolos: anel, bastão, cajado, escudo, espada, lança, manto com capuz, entre outros
Atributos: conhecimento oculto, sabedoria e poder mágico, metamorfose, uso e leitura das runas, deslocamento entre os mundos, entre outros
Datas da Celebração: quartas-feiras, 30/04, 18/08 , 02/11 , 06/12

Loki

Elemento: fogo( descontrolado), água, ar, terra
Animais totêmicos: cavalo, égua, lobo, mosca varejeira, salmão, serpente aquática, pulga, raposa
Cores: furta cor
Plantas: alucinógenas, espinhentas, venenosas
Pedras: vulcânicas, radioativas
Metais: chumbo
Símbolos: erupções vulcânicas, explosões, fogueiras, incêndios, queimadas, terremotos, tempestades magnéticas, curtos-circuitos, panes elétricas
Atributos: metamorfose, armadilhas, espertezas, fraudes, máscaras, magias, mentiras, roubos, trapaças...

Nenhum comentário: