contos sol e lua

contos sol e lua

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Crença e Superstição.


Chineses e europeus acreditam que se alguma pálpebra esquerda for arrancado algo muito ruim acontecerá, e algo bom irá acontecer quando alguém arrancar uma pálpebra direita.
Os irlandeses acreditam que quando você está numa viagem e vê três pega ou pica-pica (uma espécie de corvo) na sua esquerda, você estará com azar. Dois pegas na sua direita, porém, significa sorte. Você terá um ano inteiro de sorte quando você ouvir um cuco na sua direita.
Se sua palma direita coçar, você ira receber algum dinheiro; se sua palma esquerda coçar, você perderá dinheiro. Esta superstição pode ser encontrada na Europa, América, algumas partes da África, e entre alguns ciganos.
Quando você entrar numa casa da Escócia e pisar primeiro com o pé esquerdo você estará trazendo demônio ou mal azar para dentro de casa. Esta é o famoso costume "primeiro passo" que pode ser encontrado na Europa.

Diabo e o Esquerdo

Por que o lado esquerdo é relacionado com demônios e diabos ? Embora o nome comum do diabo, Satanás, não tenha nenhuma relação com "esquerdao em hebreu. O Talmud (uma coleção de leis orais dos judaicos com explicações) diz que havia um comandante adversário (ou o chefe de Satanás) que ultimamente se tornou o Príncipe dos Demônios. Samuel, seu nome, é claramente relacionado com "se'mol", uma palavra hebraica que significa "o lado esquerdo". Esta é a crença de como o lado esquerdo se tornou diabo. Algo interessante, desde que as pessoas acreditem que o lado direito é diabólico, seria lógico concluir que todas as coisas do diabo deveriam ser feitos usando o lado esquerdo desde modo - conseqüentemente o diabo e o Chefe do Satanás deveria ser canhoto !

Alguns exemplos e decorrências desta crença :

Esquimós acreditam que todos os canhotos sejam poderosos feiticeiros.

Em Marrocos canhotos são considerados como demônios ou pessoas malvadas.

No passado ( talvez isto continue se manifestando nos dias atuais ), todos judaicos tinham que estar longes de algum dos "cem defeitos físicos" listados por Maimonides. Inclui-se na lista cegos, mancos, anões, etc... e como você sabe canhotos.

Esquerdo em Outras Religiões e Costumes

Na religião do Egito antigo, o deus Set é muito similar com o Satanás do cristianismo. Ele é chamado de "diabo" e "destrutivo", e seu nome é "O Olho Esquerdo do Sol". Horus, o deus da vida, é chamado de "O Olho Direito do Sol".
No budismo, o buda descreve que o caminho para o Nirvana ( o estado de purificação e salvação ) se divide em duas partes. Um é o caminho da mão esquerda que é o jeito errado de se viver, e que as pessoas deveriam evitar e seguir o caminho da mão direita porque este é o caminho digno para a purificação da alma.
Nos países islâmicos e na Índia, as pessoas são proibidas de comer com sua mão canhota porque isto é considerado sujo – literalmente. As pessoas destes países certa vez já usaram a mão esquerda para limpar o corpo depois de defecarem, uma vez que o papel higiênico é uma invenção recente. Esta restrição é um jeito fácil de se destinguir a mão suja da mão com que se deve comer ( eles usam a mão para comer ) para propostas higiênica.

Nenhum comentário: