contos sol e lua

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sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"A TRADIÇÃO ESOTÉRICA OCIDENTAL".


Nashar:
No ocidente, desde os primórdios da Civilização Cristã, existem atuando independentes de quaisquer ligações com a religião exotérica, três correntes de ensinamento esotérico.
Tais correntes abordam aspectos específicos da Tradição Primordial, sendo que sua ação se focaliza nos planos físico, psíquico(ou astral) e mental.
Sem entrarmos em controvérsias improdutívas, existem tres escolas de sabedoria no ocidente que representam sem interrupção cada uma destas correntes, e que são: A ROSA+CRUZ, A FRANCO-MAÇONARIA e O MARTINISMO.

As correntes que nos referimos são:

1.

A CORRENTE HERMÉTICA ou ALQUÍMICA ou EGÍPCIA, representada pela ROSA+CRUZ, busca o Conhecimento pelo desenvolvimento da Mente;
2.

A CORRENTE PITAGÓRICA ou TEÚRGICA ou GREGA, representada pela FRANCO-MAÇONARIA, busca o Conhecimento pelo desenvolvimento da Ação Teúrgica no Plano Físico;
3.

A CORRENTE CABALÍSTICA ou JUDAICO-CRISTÃ que busca o Conhecimento através do Domínio sobre as Emoções ou sobre o Astral.

Tais escolas exercem influências recíprocas umas sobre as outras, mas como dissemos a tônica de cada uma delas se concentra em planos de ação distintos.

Uma pergunta que se faz comumente é se cada uma destas escolas de sabedoria sózinha pode outorgar a Iniciação? Podemos afirmar que sim porque a abordagem de cada uma delas, embora se focalize em apenas um plano de ação, acaba por equilibrar os demais.

Não podemos deixar de mencionar neste ponto, as chamadas Escolas Integrativas de Sabedoria que focalizam sua ação nos tres planos físico, psíquico e mental, SIMULTÂNEAMENTE.

A escola integrativa mais conhecida no Ocidente é a Escola do Quarto Caminho introduzida pôr G.I. GURDJIEFF.

As escolas integrativas também outorgam a Iniciação mas exigem qualidades específicas de seus aderentes uma vez que a ação simultânea sobre os tres planos exige equilíbrio relativo sobre cada um dos planos.

Não se trata neste caso de que estes indivíduos sejam necessariamente superiores aos demais e sim que o seu percurso evolutivo interior os trouxe a uma situação de relativo equilíbrio dos centros físico, psíquico e espiritual. Como existem uma gama imensa de indivíduos cada um traz uma peculiar situação evolutiva interna que exige por isso uma ação especifica. Assim poderemos ver indivíduos com um forte desenvolvimento mental e físico mas com uma deficiência no plano emocional. Outro pode ter um excelente desenvolvimento do centro emocional e físico e uma carência grande no centro mental. Daí a existência das diferentes escolas de sabedoria.

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