contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SÂNSCRITO.


A linguagem dos deuses.
O Sânscrito muito conhecido como a língua dos mantras, em verdade é muito mais do que isto. É responsável pela preservação do conhecimento mais precioso que o homem pode almejar – a busca da compreensão de sua existência no mundo e, conseqüentemente, a sua missão (seu dharma), o conhecimento de sua própria e verdadeira natureza. Todos os textos fundamentais da tradição Védica, Tântrica e Yóguica estão registrados em Sânscrito.
Embora não seja uma língua falada, o Sânscrito não pode ser considerado uma língua morta, pois é uma língua de cultura. É cada vez mais pesquisada, lida, estudada, recitada, cantada, rezada etc e está incluído entre as 16 línguas oficiais da Índia, como sendo erudita e de unidade nacional.
Panini foi o importante e genial gramático que por volta do 7º século a.C organizou a padronização da língua Sânscrita numa obra chamada Ashtadhyayi, que representa um completo sistema de fonética, fonologia e morfologia. Somente após a sua descoberta pelos gramáticos ocidentais, no século 19, é que foi organizada a lingüística ocidental.
O Sânscrito caracteriza-se pela sonoridade, poesia e profundidade de conceitos. Essencialmente fonético, seu alfabeto possui 46 letras (13 vogais e 33 consoantes) e mais alguns sinais, marcas e regras foneticamente muito bem definidas. Suas palavras originam-se de aproximadamente 2200 raízes verbais, acrescidas de prefixos e sufixos.
Linguagem perfeita
Samskrtam significa "aquilo que é muito bem feito". Bhasha significa linguagem. Samskrtam Bhasha é a linguagem perfeita, muito bem construída. É também chamada Deva Bhasha – a "linguagem resplandecente" ou a "linguagem dos deuses". Sua escrita é chamada devanagari – "a escrita da cidade resplandecente" ou "a escrita da cidade dos deuses".
Segundo Patanjali, o grande mestre que escreveu o mais importante comentário sobre a obra de Panini, o Sânscrito surgiu na região Aryavarta (Noroeste da India), entre os rios Indus e Ganges, mais precisamente às margens do rio Sarasvati. Este rio, hoje em dia seco devido a acomodações de terra e desvio da rota de rios que o alimentavam, foi até o ano 3000 a.C. considerado o maior rio sagrado da Índia. Tudo isso vem sendo comprovado cientificamente, resultado de pesquisas de milhares de sítios arqueológicos situados no leito do Sarasvati, graças à moderna tecnologia e aos satélites da Nasa.
A importância do conhecimento do Sânscrito não está apenas ligada a um enriquecimento intelectual ou técnico-profissional. O principal objetivo de seu conhecimento é nos levar às escrituras e textos básicos, ensinamentos dos veneráveis mestres da tradição Védica, Tãntrica ou do Yoga, que indicam o verdadeiro sentido da vida – o autoconhecimento, ou seja: Eu Sou Existência, Consciência, Plenitude.Wikepedia.

Nenhum comentário: