contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pentagrama.


Pentagrama é o nome dado a uma estrela composta de cinco retas e que possui cinco pontas. Seu nome deriva do Grego Antigo πεντάγραμμος. Encontramos seu nome de diversas formas, Pentagrama esotérico, pentalfa Gnóstica, estrela Flamíngera ou somente pentagrama, entre outros. Originalmente, era o símbolo da Deusa romana Vênus, depois foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo pode ser encontrado na natureza, como a forma com que o planeta Vênus, faz durante a aparente retroação de sua órbita.
Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na Magia, pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.
O Pentagrama sempre foi símbolo de vivo interesse e muito utilizado ao longo da história como símbolo de poder mágico foi muito utilizado pelos egípcios, altamente considerado pelos druidas sob a forma de uma estrela regular de cinco pontas chamadas "pé dos druidas". Para Pitágoras, o Pentagrama era o símbolo do himeneu celeste: a fusão da alma com o Espírito. Para os cristãos, o pentagrama, simbolizava Cristo, uma designação do começo e do fim. Os Alquimistas recorriam à estrela como sinal da Quinta Essêntia, o quinto elemento, o éter-fogo, ou ainda, o espírito santo. Enfim, foi usado por diversas culturas e religiões, mas seu surgimento foi perdido no tempo.
Além dos cinco elementos, o Pentagrama representa os cinco estágios cíclicos da vida do homem:
-Nascimento.
-Infância.
-Maturidade.
-Velhice.
-Morte.
Cada uma de suas pontas possui um significado particular:
Ponta 1 - Espírito - Representa os criadores, a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.
Ponta 2 - Terra - Representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.
Ponta 3 - Ar - Representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
Ponta 4 - Fogo - Representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde a mudança, as transformações. É a força da ativação e da agilidade.
Ponta 5 - Água - Representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade.
Para os Bruxos, o Pentagrama é usado para representar a fé e para se reconcerem, o símbolo é tão importante para os Bruxos tão quanto uma cruz é para um cristão, ou como um selo de Salomão é importante para um Judeu.
Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.Wikepédia

Nenhum comentário: