domingo, 22 de agosto de 2010
Os Contos Celtas.
Os contos e os mitos do mundo céltico são na maioria, da Idade do Ferro do Ciclo de Ulster, antigo Ulaid, e estão graficamente preservados em vários textos, que vão desde o antigo Lebor Gabála Érenn (O Livro das Conquistas) ao Mabinogion, uma coletânea de manuscritos escritos em prosa, no galês medieval e nas tradições dos primeiros contadores de histórias irlandesas, conhecidos também como bardos.
Estas histórias serviam como elemento de educação para os jovens da nobreza céltica, pois seus personagens heróicos forneciam um modelo de comportamento guerreiro, próprio para juventude da época. Contudo, os mitos também forneciam representações lendárias de personagens reais, cujos atos são tão marcantes que foram preservados tanto na poesia bárdica como na memória popular.
Mesmo com a chegada do cristianismo, os contos orais não puderam ser destruídos, mas acabaram sendo adaptados ou cristianizados, onde antigos Deuses celtas tornaram-se um único Deus e sacerdotes druidas da Velha Religião foram substituídos pelos atuais santos católicos.
Sendo que, o maior prodígio destas histórias são indiscutivelmente o fato de terem sobrevivido, durante séculos afora, e fornecerem até os dias de hoje informações sobre esse rico e encantador mundo celta, para que assim, possamos transmiti-los às gerações futuras, preservando um pouco da sua cultura.
A história dos celtas mantêm-se vívida, até os dias hoje, através da memória ancestral dos seus mitos. Eis, alguns destes contos... Bênçãos plenas e boa leitura a todos!
Powena Arnehoy Seneween
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário