contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 20 de novembro de 2010

Moldando o Mar Fundido.


Assim como os dons espirituais dos Filhos de Seth floresceram em Salomão, o mais sábio dos homens, e o capacitaram a conceber e projetar o maravilhoso Templo segundo o plano de seu Criador, Jeová, assim também Hiram, o hábil artífice, incorporava em si a consumada perícia de uma longa e antiga linhagem de artífices. Possuía a concentrada quintessência do conhecimento material adquirido pelos Filhos de Caim quando, do deserto do mundo, forjaram uma civilização concreta. Na execução do magnífico Templo de Salomão, essa perícia suprema encontrou pleno desenvolvimento.
Assim, esse esplêndido edifício era a obra-prima de ambas as linhagens, a incorporação da sublime espiritualidade dos sacerdotes, os Filhos de Seth, com a superlativa habilidade dos artífices, os Filhos de Caim. As honras eram iguais e as realizações eram idênticas. Salomão estava satisfeito; realizara o projeto que lhe fora transmitido, tinha edificado um lugar de adoração digno do Senhor a Quem venerava; porém, a alma de Hiram não estava satisfeita. Armado com a arte secular, erigiu uma incomparável obra de arte em arquitetura. Mas o projeto não era seu; ele tinha sido unicamente o instrumento de um arquiteto invisível, Jeová, que agia através de um intermediário, Salomão. Isto mortificava seu coração, pois era-lhe tão necessário criar como respirar.
Quando Caim e Abel viviam na Terra, Abel cuidava com satisfação dos rebanhos que foram criados - assim como ele e seus pais Adão e Eva - por Jeová; porém, em Caim, estirpe semi-divina do Espírito Lucífero Samael e de Eva, a criatura de Jeová, ardia o divino incentivo do esforço original; ele lavrou o campo e fez brotar dois pés de erva onde nascia anteriormente um só; o instinto criador precisava ter expressão.
Hiram, sendo o foco e tendo herdado toda a habilidade de Caim, estava também investido com o Espírito de Samael intensificado em proporção correspondente; por isso, foi consumido por um desejo dominante de acrescentar ao Templo alguma coisa que ofuscasse em beleza e importância o resto da estrutura. De seu espírito nasceu a concepção do MAR FUNDIDO e ele executou esse grande ideal ainda que céu e terra, atemorizados, prendessem a respiração diante da audácia de seu propósito.
A Bíblia dá pouca informação sobre o Mar Fundido. No segundo livro das Crônicas, no capítulo quarto, lemos que Hiram construiu um lavabo de considerável tamanho, que assentava sobre 12 bois dispostos de tal maneira que as cabeças estavam na periferia dessa bacia circular e as traseiras voltadas para seu centro. Era destinado exclusivamente para uso dos sacerdotes. Muitas coisas são ditas de uma forma que parece confundir o leitor, mas os pontos acima mencionados provam a notável importância desse objeto, e isto vamos verificar, ao estudarmos e compararmos a narrativa maçônica com esta palavra velada da Bíblia. Diz a história maçônica:
Quando Hiram terminou o Templo, começou a fundir os diferentes vasos necessários ao serviço, de acordo com os desenhos feitos por Salomão, como agente de Jeová. O principal dentre estes era o grande lavabo, destinado ao banho da purificação, ao qual todos os sacerdotes tinham de submeter-se para entrar ao serviço do Senhor. Este, e todos os vasos menores, foram fundidos com êxito por Hiram, segundo a Bíblia descreve. Porém, há uma "diferença" importante entre o Mar Fundido e o lavabo, o qual foi desenhado por Hiram para reter seu conteúdo e, até que vertesse com sucesso, o lavabo estava sem virtude no que se refere às propriedades purificadoras. Sendo assim, não podia mais purificar a alma manchada de pecado, da mesma forma que um lavabo seco não pode ser utilizado para limpar o corpo. Nem mesmo Salomão podia emitir a Palavra, a fórmula para esse trabalho maravilhoso. Ninguém a não ser Hiram a conhecia. Este trabalho devia ser sua Obra Prima e, se ele a realizasse com êxito, sua arte o elevaria acima da condição humana e o faria divino como o Elohim Jeová. No jardim do Éden, seu divino progenitor Samael assegurou à sua mãe, Eva, que ela poderia se tornar "como o Elohim" se comesse da Árvore do conhecimento. Por várias eras seus antepassados trabalharam no mundo. Pela habilidade acumulada dos Filhos de Caim, um edifício foi erguido onde Jeová ocultou-se "atrás do véu" e comunicou-se unicamente com seus sacerdotes escolhidos, os Filhos de Seth. Os Filhos de Caim foram repelidos do Templo que eles tinham construído, como seu pai Caim foi expulso do jardim que ele tinha cultivado. Hiram considerou isto uma afronta e injustiça; então, preparou os meios pelos quais os Filhos de Caim pudessem "rasgar o véu" e abrir o caminho para Deus a "todo aquele que desejasse".
Com esta finalidade, ele enviou mensageiros para todas as partes do mundo, para recolher os metais com os quais os Filhos de Caim sempre tinham trabalhado. Com seu martelo triturou-os e lançou-os em uma fornalha ardente para extrair alquimícamente e de cada partícula, a quintessência do conhecimento obtido nessa experiência de trabalho. Desse modo, a quintessência desses diversos metais básicos formaria um sublimado conhecimento espiritual, incomparável em potência e mais valioso do que todas as coisas da Terra. Sendo de máxima pureza, não conteria nenhuma cor, mas se assemelharia a um "mar de vidro". Todo homem que aí se lavasse, seria dotado de perpétua juventude. Filósofo algum poderia comparar-se com ele em sabedoria; este conhecimento da "pedra branca" o capacitaria a erguer o véu da invisibilidade e o poria em contato com as Hierarquias super-humanas, que trabalham no mundo com uma potência jamais sonhada pela maioria das pessoas.
As tradições maçônicas contam-nos que os preparativos de Hiram eram tão perfeitos que o sucesso seria total, se não tivesse havido traição. Porém, os artífices incompetentes, que Hiram fora incapaz de iniciar nos graus superiores, conspiraram para deitar Água no recipiente moldado para receber o Mar Fundido, pois sabiam que o Filho do Fogo não era adestrado na manipulação do elemento aquoso e não poderia combiná-lo com sua maravilhosa liga. Desta forma, frustrando o acalentado projeto de Hiram e estragando sua Obra-prima, eles aspiravam vingar-se do Mestre. Salomão estava secretamente informado dessa conspiração sinistra, mas o ciúme pela Rainha de Sabá atava-lhe a língua e paralisava-lhe o braço. Esperava que fracassando o plano ambicioso de Hiram, o afeto da Rainha, dado a seu rival humilhado, voltaria para ele. Portanto, fechou olhos e ouvidos à conspiração e conspiradores.
Quando Hiram, confiante, abriu as comportas, o fogo líquido precipitou-se para fora, encontrou-se com a água e houve um rugido que parecia abalar o céu e a terra, enquanto os elementos ferviam e lutavam. Todos, menos Hiram, ocultaram suas faces à pavorosa destruição; então, do centro do fogo, ele ouviu o chamado de Tubal Caim, ordenando-lhe que se atirasse no Mar Fundido. Cheio de fé no seu antepassado, que trilhara antes dele o caminho do fogo, Hiram obedeceu e arrojou-se corajosamente nas chamas. Submergindo até ao fundo desintegrado do lavabo, foi conduzido com êxito através de nove camadas da terra em forma de arcos até o Centro, onde se viu na presença de Caim, o fundador de sua família, que lhe deu instruções relativas à mistura da Água e do Fogo e forneceu-lhe um NOVO MARTELO E UMA NOVA PALAVRA, os quais o capacitariam a produzir novos resultados. Caim investigou o futuro e fez uma profecia que tem sido cumprida parcialmente; o restante está em processo de ser realizada, dia após dia e, tão certo como o tempo passa, tudo acontecerá.
"Tu, Hiram", disse Caim, "estás destinado a morrer sem ver realizadas tuas esperanças, mas a viúva terá muitos filhos que manterão viva a tua memória no transcurso das eras e depois de um longo período surgirá alguém maior que Tu. Não despertarás até que o Leão de Judá te levante com a poderosa força das Suas garras. Hoje recebeste teu batismo de fogo, porém, Ele te batizará com Água e com Espírito a ti e a todo filho da viúva que O procurar. Maior que Salomão, Ele edificará uma nova cidade e um Templo onde as nações poderão prestar culto. Os Filhos de Caim e os Filhos de Seth se encontrarão ali em Paz, no mar de vidro. E, assim como Melquisedeque, Rei de Salem (Salem significa Paz), e Sacerdote de Deus, abençoou Abraão, o pai das nações, quando a Humanidade estava ainda na sua infância, assim também, essa nova Luz reunirá em si os ofícios, o de Rei e o de Sacerdote da Ordem de Melquisedeque. Julgará as nações com a lei de amor e, para aquele que vencer, ser-lhe-á dada uma Pedra Branca com um nome que servirá como senha para o templo. Ali encontrará o Rei, face a face."
Hiram foi novamente conduzido à superfície da terra e ao afastar-se da cena de sua ambição destruída, foi assaltado pelos conspiradores que o feriram mortalmente. Todavia, antes de morrer, ele ocultou o martelo e o disco sobre o qual tinha escrito a Palavra. Estes objetos nunca foram encontrados até o momento em que Hiram, o "Filho da viúva", renasceu como Lázaro e tornou-se o amigo e discípulo do Leão de Judá, que o ressuscitou através da iniciação. Quando o martelo foi encontrado, tinha a forma de uma cruz e o disco era uma rosa. Por isso, Hiram ocupou seu lugar entre os imortais sob o novo e simbólico nome.Max Heindel.

Nenhum comentário: