contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 2 de agosto de 2009

DRÍADES.


No mundo feérico, as árvores possuem um papel fundamental. Consideradas moradas das fadas, desde antiguidade lhes foi associado poderes mágicos. Algumas possuem poderes mágicos por si mesmos, como os carvalhos, tratados por algumas culturas como semi-deuses, ou como a macieira ou aveleira; em outras seu poder procede da fada que habita nelas.

Entre as árvores, algumas tem tido um trato especial entre distintas culturas. O carvalho, provavelmente, seja o mais respeitado. Os celtas o honravam como árvore sagrada, os druidas lhes rendiam culto e para os gregos era a guardiã de muitas de suas ninfas. As fadas além de viver nele, usam seus frutos como talismã.

O Freixo, o espinheiro, o sabugueiro, também são protagonistas de muitas lendas. O espinheiro é um arbusto muito visitado pelas fadas. Na Irlanda são inúmeras as histórias que narram os castigos infringidos pelas fadas por havê-los cortado.

Se as árvores possuem poderes mágicos, entrelaçadas formam uma proteção superior. O carvalho, o espinheiro e o freixo formam uma combinação sobrenatural. Em muitas culturas a árvore é símbolo de perpétua evolução, já que se eleva sempre em direção ao céu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Outra linda matéria!

Anônimo disse...

Uma verdadeira sintonia de texto e imagem. Amei amiga!