contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Deusa possui três faces: Donzela, Mãe, e Anciã.

Donzela.

A Donzela é representada pela lua crescente, é o aspecto jovem da Deusa, põe a mostra nosso lado independente irreverente sendo a virgem, mas, não virgem no sentido sexual como usamos atualmente, virgem para os antigos significava a não casada.

É a dona do amor livre ou puramente do amor sexual, a nossa parte criativa e descomprometida, a inocência de nossa personalidade, a plena alegria de viver.

Sendo associada com a primavera onde celebramos o Ostara. A Donzela é quase uma coisa inconcebível para uma sociedade parcial com a que vivemos.
Podemos dar vários nomes de muitos Panteões a essa face Donzela da Deusa no panteão grego-romano seria Ártemis, ou Diana; Ninniane também chamada de Nimue, dentro do Mito Arthurico; Perséfone e Proserpina, cujos nomes significavam donzela; Rhianom,dentro da cultura Celta. Donzela saída do inframundo que tem relação com Perséfone.

A Deusa de face tripla se mostra muito além das fazes da lua, ou dos arquétipos de Deusas em diversos Panteões, ela é parte de nós e parte do mundo em que vivemos. Somos e Habitamos no corpo da Deusa, depois que adentramos no caminho e estudamos um pouco da História de nossas civilizações e temos noção de arqueologia, encontramos a grande mãe por onde olhamos não só no sentido científico, mas em nosso corpo, alma, e em nossa fé.

Os homens que normalmente se envolveram com as donzelas, ou tiveram a visita da morte por suas mãos ou tiveram que se sacrificar muito para ter o amor e a atenção delas. As cores associadas a Donzela são o rosa e o branco, as flores associadas são as silvestres, os animais seriam cervos e todos os animais silvestres.

Dê preferência por usar esse aspecto da Deusa em rituais que você deseje novos trabalhos, algo de novo, novas perspectivas criativas.

Mãe.

A imagem de Mãe como eterna doadora de vida foi uma das primeiras representações religiosas que se tem notícias.Antes que os deuses patriarcais posteriores, a deusa era reverenciada em seu aspecto de criadora.

Em estudos sobre as religiões comparadas, nos traz a amplitude e extensão de seu culto, é a face da Deusa que é mais conhecida e reverenciada, por ser a Deusa doadora da vida, tudo provinha da terra essa que por si só vicejava, para os homens da pré-história, era muito intrigante como as mulheres podiam dar a luz, acharam em escavações neolíticas pinturas rupestres de mulheres grávidas, entalhes em paredes de cavernas simbolizando a vulva, essa também marcada sob tumbas, como para prometer o renascimento a partir do corpo divino, estátuas de mulheres nuas com seios abundantes segurando serpentes, as mulheres sempre com as formas acentuadas simbolizando a fertilidade.

Existem numerosos exemplos deste aspecto da Deusa, Demeter entre os gregos, é encarregada da fertilidade da terra e das colheitas. Esta, intimamente relacionada à Perséfone ou Proserpina, um aspecto da Donzela Gaia, anterior até a própria mitologia Grega, representa a Terra , e foi ela quem deu a Luz aos Titãs. Curiosamente hoje em dia se da o nome à terra de Gaia novamente, dentro do marco da teoria da Terra como um único organismo vivo. Isis para os Egípcios, chamada também a Grande Mãe Criadora e Doadora da vida, é também associada à Lua. Badb na Irlanda, a Mãe dentro da divindade junto a Anu e Macha, possuía um caldeirão Mágico como símbolo do ventre sagrado, era também conhecida por acertar em suas profecias.Freya na mitologia nórdica, considerada a líder das Matriarcas divinas. Intimamente ligada a magia, tinha habilidade de voar.

Em alguma das imagens mitológicas habituais a visão da Mãe criadora, se une a da destruidora, isso acontece pelo referencial com Mãe Natureza ampla em suas faces.

Às vezes é difícil diferenciar essas faces, mesmo sendo distintas elas se entrelaçam, como uma imagem única de uma deusa única. A Mãe é associada à Lua Cheia, sendo a deusa das colheitas, velando pela fertilidade tanto das mulheres quanto a dos animais e de toda Natureza em geral. A principal festa na Roda do Ano em que celebramos a Deusa Mãe é o Imbolc, a cor é o roxo, e os animais associados a Deusa Mãe são o gato, pomba e o golfinho. Devemos invocar esse aspecto da Deusa quando relativo a maternidade, proteção, casamento, adquirir paz interior, desenvolvimento espiritual, intuição e dons psíquicos.

A Anciã.

A Donzela nos fala do começo, a Mãe da maturidade e a Anciã nos faz pensar no final. Este é um dos aspectos mais difíceis de entendermos ou melhor de aceitarmos dentre as Faces da Deusa Tríplice, essa face que nos leva inevitavelmente a contemplarmos a Morte e a nossa Sombra.

A Anciã foi reverenciada nas antigas culturas como regente do Inframundo, visto nessa época como um lugar de descanso das almas entre as encarnações, antes de voltarmos ao plano terrestre.

As associações posteriores que se deram em nome do inframundo, pelas religiões de revelações, como cristãos e Judeus, mostram esse inframundo como inferno associando essa Deusa ao Demônio e ao Mal, por eles também inventados. Morrer é como nascer algo inevitável, para uma vida cíclica, tudo na natureza é assim porque seriamos nós Humanos os diferentes, as sementes precisam morrer para germinar, os animais mais velhos morrem para dar lugar aos seus filhotes, as chuvas em tempestades arrasam cidades, mas essa mesma chuva faz a terra germinar, essa face Bem e Mal, se mostra mais visivelmente na face da Anciã.

A função desta face da Deusa é nos preparar para um renascimento muito mais do que para a morte em si. Para a bruxaria em geral sendo qual for a Tradição, usar este aspecto da Deusa é uma das coisas mais difíceis, por simplesmente, ser muito difícil para cada um de nós lidarmos com a nossa Sombra.

Muito vem a Anciã como a lua Minguante, ainda sobre cada um ver as coisas a seu modo, acho a Anciã a própria lua Nova. O momento para olharmos para dentro de nós e descobrirmos nosso lado Negro, e sabermos lidar com ele, não o renegando, mas o acolhendo e entendendo e aprendendo a usá-lo para nosso próprio bem.

Como em todas as faces existem muitos nomes para a Deusa Anciã:
Hécate para os Gregos, chamada na Idade Média como a Rainha das Bruxas, era uma deidade do Inframundo da Lua, Hel é a Deusa Germânica do Inframundo, à ela todos retornavam após a vida física ter acabado, Morrigan, Deusa do Mortos como era conhecida na Bretanha, Gales e Irlanda, era quem também regia as batalhas.Tinha o aspecto Tríplice em si mesma também sendo chamada de Três Morrigans, Nephthys para os Egípcios, esposa de Seth e regente de Inframundo, Mãe de Anúbis, deusa da cabeça de Chacal que guia os Espíritos em sua viagem até o lado do Mortos.

A Lua nova como face Deusa, suas cores seriam o preto, azul profundo e violeta mais escuro, a estação no ano é o inverno seus animais o lobo o corvo e o burro o festival correspondente é claro o Samhain o festival dos Mortos. Devemos invocar este aspecto da Deusa quando precisamos lidar com relacionamentos que estão acabando, menopausa, descanso e calma para depois adentrarmos em novos projetos, proteção tanto para o corpo físico quanto para a alma, comunicação com os espíritos guia.F.P.Wikepédia.

Nenhum comentário: