contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 9 de abril de 2011

A Lei de Causa e Consequência.


Tipos de Destino Individual.
O destino maduro pode ser decifrado por um astrólogo. Sobre ele já não se tem opção. Nada mais resta senão pagar as dívidas. Há ainda outra espécie de destino maduro – o das acções inevitáveis. Toda a acção é a expressão final duma série de pensamentos.

Se repetirmos com perseverança pensamentos do mesmo género, por exemplo de vingança, acabaremos por atingir um ponto de saturação e o menor impulso fá-lo-á concretizar numa acção, que será provavelmente um crime. Se alimentarmos pensamentos de auxílio e protecção a alguém, até ao ponto de saturação, sob o impulso de uma ocasião favorável, cristalizar-se-ão em acções de heroísmo. Um Homem pode trazer consigo, ao nascer, algum destino maduro deste género. A menor vibração mental provoca a acção, independentemente da sua vontade.

Quando se tenta repetidas vezes realizar uma acção, a sua vontade acaba por fixar-se e tornar possível a sua concretização.

Podemos ser livres ao escolher os pensamentos, contrariando tendências antigas, pela renovação constante de pensamentos contrários. É aí que reside o livre arbítrio. O Homem, pelo exercício da sua vontade, pode destruir os hábitos maus por pensamentos de natureza oposta. Os maus hábitos são criados pela repetição de acções deliberadas e movidas pela vontade. O hábito torna-se uma limitação e a acção resultante é executada automaticamente.

As formas-pensamento de outrora persistem e limitam a nossa capacidade mental, apresentando-se sob a forma de preconceitos individuais ou nacionais. Outra forma de destino maduro apresenta-se quando os maus pensamentos do passado formam em torno do Homem uma couraça de maus hábitos, que o oprimem e forçam a ter uma vida perversa. Estas acções são consequências inevitáveis do passado e ficaram como que suspensas, aguardando o momento favorável da sua manifestação, independentemente de entretanto o Ego ter progredido e desenvolvido qualidades. Após certo tempo este destino esgota-se e acontece então uma "conversão" súbita.

Destino Acumulado.

O destino acumulado manifesta-se pelo carácter e está sujeito a modificações. Consiste em tendências, fortes ou fracas, conforme a força mental que contribuiu para a sua formação. Estas tendências podem ser reforçadas ou atenuadas por novas correntes de força mental dirigidas no mesmo sentido ou no sentido contrário.

Muitas vezes, arrastados pelo desejo, somos impotentes para vencer a tentação, porém, quanto mais tempo conseguirmos resistir-lhe, embora pouco depois sejamos dominados, mais perto estamos de conseguir eliminar o desejo. A resistência que opusermos destroi parte das energias negativas e em consequência, diminui a soma da sua intensidade para o futuro.

Destino em Formação.

O destino em formação é o que se cria a todos os momentos, ao mesmo tempo que se colhem os frutos de boas acções passadas ou se sofre consequências de faltas cometidas.

O Homem, pelo conhecimento da lei da causa e consequência, pode fabricar o seu destino futuro e atenuar os efeitos de más acções passadas, pois uma boa acção, quer seja de ordem física, emocional ou mental; tem poderes para destruir centenas ou milhares de más acções da mesma categoria energética.

Por meio desta lei o Homem aprende a conhecer o grau de responsabilidade emergente de cada uma das suas acções e também como ela reagirá sobre si no futuro. É na escolha dos pensamentos, dos desejos e das acções que se pode manifestar o livre arbítrio do Homem, condicionando deste modo o seu destino.

O livre arbítrio existe devido à epigenésia, que é a qualidade que nos dá o poder de pôr em acção um número ilimitado de causas novas, que não estavam previstas nos nossos destinos, e que nos permitem ter o poder de escolher e de criar.

O Homem é feito à imagem do Criador. Tem por isso, também, a possibilidade de criar. Para isso é necessário que tenha na sua aprendizagem, ao longo das sucessivas reencarnações, suficiente campo de acção para o emprego da sua capacidade inovadora e criativa, que lhe é conferida pela faculdade espiritual da epigenésia, que o capacita, por acção da vontade, para a escolha do seu caminho. Mais proveitoso, se a sua escolha for orientada para o bem, ou mais desditoso, se for orientado para o mal.

Destino Colectivo.

As forças do destino que agem sobre cada indivíduo na sua qualidade de membro de um grupo, introduzem um factor novo no seu destino individual.

O destino de um grupo de homens é a resultante dos destinos dos indivíduos que fazem parte do grupo.

Um Ego é atraído pelo seu destino individual, para uma família em consequência de ligações contraídas em vidas passadas que o prendem estreitamente a outros Egos, que formam a família.

A raça, o país, os pais são escolhidos conforme as aptidões para fornecerem ao corpo Físico do Ego reencarnante, os materiais necessários e facilitar as circunstâncias mais propícias para resgatar as dívidas contraídas.

Mª de Fátima Capela.

Nenhum comentário: