contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 25 de setembro de 2011

Indiferença.



Segundo o dicionário, é a falta de interesse por alguma coisa ou por alguém, que se traduz em apatia, negligência, insensibilidade e incosciência.
Ao contrário do que muita gente imagina, o oposto do amor não é o ódio, mas sim a indiferença. Assim como o amor, sentir ódio por alguém, significa que você reconhece que esse alguém existe na sua vida, e que bem ou mal, faz algum tipo de diferença pois desperta em você um sentimento.
A indiferença é desprezar alguém, fingir que essa pessoa não existe, é machucar sem tocar, é desistir de participar e deixar que a vida siga o seu rumo sem se preocupar. É um sentimento de desprezo por alguém. Indo mais longe, é a aversão a algo, mas não pode ser traduzido como raiva ou ódio.
Temos mais facilidade de lidar com o ódio que as outras pessoas sentem por nós do que com o fato de não existirmos para alguém. Claro que isso é uma via de mão dupla, pois a partir do momento que a indiferença é recíproca, as coisas são mais “fáceis”.
Quem vive cultivando a indiferença por alguém, é aquele que ainda não encontrou uma pessoa para amar. É aquele que deixa sua alma num estado de torpor, e arrisco dizer que é o ato mais desumano e mesquinho que uma pessoa pode ter. Não existe meio amor da mesma forma que não pode existir meia indiferença. Ou é, ou não é!
Por mais que você imagina que alguma coisa que faz ou fala seja indiferente, não se iluda. Se tem alguém para ouvir, mesmo que não seja dada a atenção que espera, nunca é indiferente. Não espere demais das pessoas e se doe o máximo que puder. O amor deve ser incondicional e a dedicação não deve ser cobrada, mas sim conquistada da mesma forma que a confiança. Não espere receber glórias pelas suas atitudes, pois nossos atos de amor e dedicação não podem ser mensurados, e se fossem, seria pago um valor menor do que eles valem realmente.
O sentimento de indiferença não nos liberta da nossa consciência, mas nos prende ao esquecimento. É o exílio de uma alma que algum dia fez diferença. O princípio da indiferença é o orgulho, é a certeza que estamos sempre certos, é o fazer sem medir as conseqüências, e no final do ato, descobrir que somos indiferentes aos nossos sentimentos, que somos indiferentes à nós mesmos.
Não deixe que o tempo faça a diferença para a indiferença. Viva e ame intensamente, pois por pior que as coisas possam parecer, sempre existe a esperança de dias melhores. Canalize suas energias e direcione seu amor. Muitas vezes não somos reconhecidos por pequenas atitudes, mas faça o que puder pois assim terá certeza que fez o que parecia melhor, ou o que estava ao seu alcance naquele momento.
Nesse ponto, não importa se você se importa quando outras pessoas não se importam. Não depende de nós. Sejamos dignos de merecer o amor de alguém e que a indiferença nunca faça parte de nossas vidas, pois enquanto o amor significa vida, a indiferença é a morte, e quando imaginamos que estamos matando alguém dentro de nós, deixamos de percebemor que também morremos um pouco.

Nenhum comentário: