contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 13 de junho de 2015

SHAMS É O SOL DE RUMI.

"Estivesse eu no Leste ou no Oeste, estivesse eu para ascender aos céus, eu não teria encontrado nenhum traço Teu, e nenhum traço da vida eterna. Eu estava entre os ascetas da terra, senhores do atril; até que um acidente do coração trouxe-me até um amor que nada pode diante de Ti mas que chega a acariciar Tuas mãos... Primeiro eu me apaixonei pelos livros. E elevei-me acima de outros eruditos e outros homens letrados. Mas ao ver que tuas mãos forneciam o vinho do amor divino, eu fiquei embriagado e quebrei minhas penas. Eu fiz minha ablução numa chuva de lágrimas. A qibla* da minha oração tornou-se a face do amado. Se houver algum obstáculo entre tu e eu que seja ele despedaçado. Melhor, se eu tiver que viver privado de ti, que a minha existência seja atirada ao fogo. 'És tu o meu amante, na Kaaba ou na igreja... As chamas do amor desprendem-se para além da face da terra e do trono de Deus. E nestas chamas eu não posso ocultar a face de Shamsuddin... Shams de Tabriz é o Sheikh da religião, o significado oceânico do senhor dos mundos. É ele o mar da alma. Ele é aquele que se precipita, espumando, fluindo e renovando o mar. Diante dele, a terra, os céus e todas as coisas existentes, são como nada... Como um astro iluminado, Mevlana se move na órbita de Shams. Ele foi atraído para a sua luz, absorvido na sua radiação. Quando o sol de Shams nasce, todas as sombras se esvanessem..." Rumi

Nenhum comentário: