quarta-feira, 26 de junho de 2019
A Finalidade da Vida Humana.
Somos “pensamentos” de DEUS. “Pensamentos de DEUS”, vivos e desdobrando a potencialidade que, como herança divina, DEUS nos deu. Envolveram-se estes “pensamentos” desta vida virginal em todas as substâncias necessárias para adquirir consciência de si mesmos. É verdade que um dia fomos inconscientes de nós mesmos. Por assim dizer, movimentávamo-nos na vida una sem consciência dela mesma. Hoje, estes “pensamentos”, Espíritos Virginais convertidos mais tarde em Egos humanos, chegaram a esta perfeição de poderem se manifestar como indivíduos separados e, no entanto, tão unidos e tão imensamente unificados na vida de DEUS. Penso que assim foi para alcançar esta consciência consciente de que hoje dispomos.
A humanidade toda tem percorrido tantos e tantos tempos que mesmo se perde na memória. Assim, amigos, já passamos por três grandes Anos Siderais. Cada ano sideral se compõe de 25.868 anos. E passamos três anos Siderais para chegar à metade de nossa Evolução. É apenas o que se pode comprovar em relação aos passos que já realizamos na Terra. Quanto teremos nos movimentado antes de chegarmos a esta forma concreta? Somente na infinita vida de DEUS é que se poderá encontrar a exatidão destes “pensamentos de DEUS”. Entretanto, a vida humana tem uma finalidade: adquirir o domínio total de tudo que possuímos como Espíritos em evolução. Para isto, é que manifestamos pensamentos, sentimentos, desejos que nos vêm de DEUS e nos provocam uma reação, à medida de nossa evolução, que cada dia é maior.
Sentimos, hoje em dia, a necessidade imensa de poder ter um mundo de Paz e que toda a humanidade possa ter a alegria de viver em Paz. Paz e Paz para com todos os homens. Paz, trata a ciência e Paz, trata a religião, e ambas trabalham. E como trabalham separadas, separadamente extraem seus resultados. Em conjunto, unidas, é difícil. Por isto, é preciso que se trate de uma unificação integral da criatura de DEUS. Quando se tratar a ciência, a religião e a arte juntas, não haverá tanta preocupação com a Paz e a Paz será uma realidade entre todos nós. Porque o essencial da vida humana é adquirir experiência, e a finalidade de estarmos na Terra é somente adquirirmos uma consciência consciente, para podermos penetrar em outros planos de atividade ou Dias de Manifestação, onde possamos viver em corpos mais leves, com uma Inteligência ou Sabedoria desdobrada mais próxima da realidade da Vida de DEUS.
Amigos, na verdade, entender o Cristianismo de Cristo é simples e natural. Nós, os cristãos, é que somos complicados e, sobretudo, é muito difícil para nós entendermos a unificação de toda humanidade. Sim, enquanto isso não seja uma realidade, andaremos pelas areias da vida sempre à procura da última fórmula fora de nós, e sem sentir que ela está no mais interno de nosso coração. Por que ela está no mais interno de nosso coração? Porque em nosso coração há um ventrículo e nele, de verdade e em verdade, mora a Voz de DEUS. É essa voz de DEUS que se manifesta, é essa voz de DEUS que pulsa constantemente para dar algo que nos traga a Paz, algo que nos dê a sensação da Unidade completa com tudo.
Por que temos esta ânsia de chegar a DEUS? Em verdade, não há criatura que esteja satisfeita. Não há poder na Terra que dê a completa harmonia, a satisfação do Espírito, porque ele se sente movido sempre por seu eterno Criador, por Aquele que pensa, que o provoca e o movimenta. Assim, amigos, o Espírito, envolvido em corpos, vai desenvolvendo a Vontade do Pai, o Amor e a Sabedoria de Cristo e a Atividade do Espírito Santo.
Como isto se manifestará na vida humana? Através da manifestação de cada um de nós. Quando nos manifestamos, pomos em movimento as essências que estão em nosso interior. Assim, vamos desenvolvendo uma vontade, essa vontade que se dirige para o divino, para o perfeito; esta é a Vontade do Pai. De certa forma, a Vontade do Pai sustém o mundo para ver se cada um de nós deseja mesmo empregar a vontade para unir e construir, para amar e levantar a humanidade, se cada um de nós está fazendo contato com a Vontade do Pai, assim como o Pai fez contato com a Vontade de DEUS. Assim será quando desejarmos amar profundamente, amar por amar mesmo sem nada possuir, apenas por um desejo de dar-nos.
Dar-nos, amigos, é uma palavra muito difícil. É tão difícil para o cristão dar-se!... O único espelho, o único que temos no Cristianismo, deu-se, deu-se sem nada pedir, deu-se por dar-se mesmo na ânsia infinita de amar até mesmo o imperfeito, como imperfeitos somos nós. Ele é grande, imensamente grande e nós, na nossa pequenez, desejamos somente amar o perfeito.
Oh! Quantas vezes negamos a caridade do sentimento! Haverá caridade maior do que a caridade do sentimento para uma alma que sofre, seja qual for a natureza de seu sofrimento? Não há caridade maior que esta, mas nós escolhemos a quem dar nosso sentimento...
O Cristianismo é perfeito. O Cristianismo é único. Nós, os cristãos, é que somos imperfeitos, é que selecionamos para amar. Quando amarmos integralmente, quando amarmos sem nada pedir, quando amarmos sem nada possuir, estaremos amando como nos ensina o Cristianismo. Amando, amando tudo, estaremos fazendo contato com o Salvador do Mundo.
Não temos outro meio para salvar-nos senão esse meio: o meio de contato com o Pai, o meio de contato com o Filho. Sim, usando nossa vontade, a parte do Pai que está em nós se manifesta através dela, mesmo a vontade para realizar no plano material. É sempre um contato com a vontade do Pai. Assim, quando amamos, quando desejamos saber dar, quando desejamos dar tudo o que possuímos, estamos fazendo contato com o Amor e a Sabedoria de Jesus Cristo. E quando pomos em atividade este Princípio Divino em nós, estamos entrando em contato com a origem de nossa vida e, como “pensamentos de DEUS”, manifestar-nos-emos muitíssimo mais amplamente em toda a atividade da vida. Porque quando a nossa Vontade, o nosso Amor e o nosso desejo revolucionarem o nosso próprio ser de encontro a uma meta divina, estaremos entrando em contato consciente com os poderes latentes que estão em nosso interior e, de certa forma, estarão os “pensamentos de DEUS” buscando a origem de como manifestar-nos divina e sabiamente.
A atividade de nossa vida, a ação de nossa vida, está dirigida pelo Espírito Santo. Do Espírito Santo nos chega a ação. Em tudo o que é ação em nossa vida está-se manifestando em nós o Espírito Santo. Em verdade, três divindades em uma, pois, na verdade, todas as três divindades são DEUS mesmo, através de seu Verbo Criador. Assim como nós, Espírito tríplice, em verdade um Espírito agindo em diferentes facetas de nossa manifestação, assim como o Espírito tríplice manifesta-se ou extrai a alquimia destas atividades, a alma, que não é de DEUS, se forma para DEUS. Quando nós, em Espírito como somos, manifestarmos a Vontade, o Amor e a Atividade, estará se manifestando em nosso interior a triplicidade de nosso Espírito. Essa triplicidade de nosso Espírito põe em atividade os Corpos. Chamamos na Filosofia Rosacruz de Max Heindel de Sombras do Espírito. Sombras porque são de matérias mais densas e denominam-se Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e Mente. Em verdade, são instrumentos do Espírito Uno. Mas o Espírito Uno não se manifesta diretamente senão através de sua Santíssima Trindade e nós, como”pensamentos d´ELE”, nos manifestamos em Triplicidade. É assim que DEUS põe em movimento o Pai, o Filho e o Espírito Santo para manifestar seu Poder Criador Divino. Nós, como Espíritos Virginais imortais, pomos em manifestação a triplicidade do Espírito com seu tríplice corpo, e, trabalhando através de seus corpos, o Espírito extrai de cada um deles a alquimia, a grandiosa e formosa alquimia dos alquimistas: a transmutação do material inferior em ouro puríssimo da alma. Quando o Espírito consegue trabalhar manifestando a Vontade Divina, o Amor, a Sabedoria e uma Atividade correta, digna e unificante, está trabalhando as alquimias de seus corpos e ele extrairá disso o resultado. Forma-se, então, através do trabalho do Corpo Físico o que se denomina Alma Consciente. Extrai-se do Corpo Vital o que se denomina Alma Intelectual e extrai-se do Corpo de Desejos o que se denomina Alma Emocional. Tem, então, o Espírito o que se denomina as alquimias, como um grande alquimista que há de transmutar a partir dos metais baixos o puríssimo ouro para formar as almas em homenagem Àquele que o criou. Em Verdade e em Verdade disse Paulo: “Não sabeis que sois Templos de DEUS?” Sim, somos Templos de DEUS, onde DEUS se manifesta, mas através de um grande alquimista que também está em nosso interior – o Espírito Uno em potencial.
Assim, amigos, poderemos realizar tudo o que nos propuzermos a realizar. Sim, amigos, tudo alcançaremos, dependendo das forças que pusermos em movimento dentro de nós. Não se esqueçam de que a vontade deve ser uma Vontade Divina, deve ser uma vontade sublime, deve ser uma vontade mística e magnífica. O Amor deve ser um amor de dar por dar mesmo. E a Atividade deve ser uma atividade que nos dê a experiência sábia e consciente, sem magoar, sem oprimir, sem nada querer, senão pela forma de dar-se. Dar-nos é a única forma que temos de ganhar. Dar-nos para ganhar o Caminho de Retorno, Sábio e Consciente à Fonte de toda Origem.
Hoje é um grande dia para recolher-se, para recuperar a saúde, harmonizar os corpos e sobretudo revestir-se de harmonia interna.
Que a Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós!
- Palestra radiofônica feita ao microfone da Rádio Copacabana, no Programa "A Voz Rosacruz",17/09/1959
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário