contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 9 de agosto de 2009

ORIGEM DO POVO CIGANO.


É quase impossível traçar uma linha do tempo a fim de saber com exatidão a origem do povo cigano. Primeiro porque não há muitas fontes escritas a respeito desse povo, pois eles não registravam sua história. O segundo motivo é que as referências históricas tradicionais feitas por não ciganos podem ter sido elaboradas com um acréscimo de preconceito.
Essa falta de precisão a respeito da origem dos ciganos, fez com que as pessoas em geral atribuíssem a esse povo uma origem misteriosa.
Os primeiros grupos de ciganos chegaram a Europa Central e Ocidental em meados do século XV e XVI. Eles foram chamados pelos habitantes dessa região de "boémios", "egipcianos" e "sarracenos". Esse último termo, naquela época significava "não cristão" ou "pagão".
Com a chegada dos ciganos à Europa, iniciou-se os rumores em torno da origem desse povo. Os europeus começaram a levantar hipóteses a respeito desse assunto. Dizia-se que os ciganos descendiam de Cam (filho de Noé) ou dos sacerdotes de Ísis; dizia-se também que os ciganos eram os sobreviventes do reino da Atlântida, o continente desaparecido sob as águas. Tudo o que foi dito a respeito de uma possível origem desse povo, não passa de meras suposições feitas a partir do imaginário popular. Muitos estudiosos afirmam que a verdadeira história do povo cigano é o estudo da sua língua.
Os ciganos falam uma língua chamada romani. O estudo dela tem muito a revelar sobre a gênese e evolução do próprio romani.
No século XVIII, o inglês William Marsden e alguns outros estudiosos descobriram a relação do romani e das línguas indianas, com o dialeto hindu, o punjabi e o antigo dialeto sânscrito. Devido a sua língua, acredita-se que os ciganos vieram da Índia, passaram pela Pérsia e pela costa do mediterrâneo. E atualmente, encontramos ciganos espalhados pelo mundo inteiro.
O termo ciganos é usado para descrever os rom e outros nômades com o mesmo estilo de vida. Esse termo deriva da palavra "egipciano" (em inglês: gypsies), pois, acreditava-se que os rom tinham vindo exclusivamente do Egito.
É importante ressaltar que a primeira acepção dada no Oxford English Dictionary a respeito do termo gipsy (cigano) é que ele é membro de uma raça nômade de origem hindu, surgido pela primeira vez na Inglaterra por volta do século XVI. Os ciganos, de acordo com o Oxford English Dictionary, têm a pele morena e o cabelo preto.
Antigamente, os ciganos eram nômades, viajavam com suas famílias em carroças e dormiam em tendas, mais tardes substituídas por caravanas. A grande maioria dos ciganos da contemporaneidade não são mais nômades e falam a língua de acordo com o país onde vivem, pois o romani sofreu acréscimos de palavras dos respectivos países por onde os ciganos passaram.

Nenhum comentário: