contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 10 de outubro de 2009

DEUS EGÍPCIO.PATAH.[**J**]


Na mitologia egípcia, Ptah (Peteh igualmente soletrado) era o deification do monte primordial na cosmogonia de Ennead, que foi referida mais literalmente como Ta-tenen (Tathenen igualmente soletrado), significando a terra levantada, ou como Tanen, significando a terra submersa. A importância Ptah foi dada na história pode prontamente ser desde que o Egipto conhecido se deriva de uma soletração grega da frase Ḥ.wt-k3-Ptḥ, (Chapéu-ka-Ptah às vezes transcrito compreendido), templo do significado do Ka de Ptah, o nome de um templo em Memphis.
Disse-se que (na pedra de Shabaka) esse era Ptah que chamou o mundo em ser, sonhando a criação em seu coração, e falando o, seu abridor conhecido do significado, no sentido do abridor da boca. Certamente a abertura da cerimónia da boca, executada por padres em funerais para liberar almas de seus cadáveres, foi dita ter sido criada por Ptah. Atum foi dito ter sido criado por Ptah para governar sobre a criação, sentando-se em cima do monte primordial.
Na arte, é retratado como um homem mummified farpado, desgastando frequentemente um tampão do crânio, com suas mãos que prendem um ankh, era, e djed, os símbolos da vida, potência e estabilidade, respectivamente. Igualmente considerou-se que Ptah se manifestou no touro dos Apis.
Em Memphis, Ptah foi adorado em seus direitos próprios, e visto como o pai de Atum, ou um pouco, o pai de Nefertum, o formulário mais novo de Atum. Quando a opinião sobre o Ennead e Ogdoad foram fundidos mais tarde, e Atum foi identificado como o Ra (Atum-Ra), ele mesmo visto como Horus (ra-Herakhty), este conduziu a Ptah que está sendo dito ser casado a Sekhmet, considerado naquele tempo o formulário mais adiantado de Hathor, Horus', assim Atum, matriz.
Desde que Ptah era o monte primordial, e tinha chamado a criação em ser, foi considerado o deus dos artesãos, e pedra-baseou em particular ofícios. Eventualmente, devido à conexão destas coisas aos túmulos, e daquela em Thebes, os artesãos consideraram-no tão altamente a respeito de dizem que controlou seu destino. Conseqüentemente, primeiramente entre os artesãos, então a população no conjunto, Ptah igualmente transformou-se um deus do reincarnation. Desde que Seker era igualmente deus dos artesãos, e do re-incarnation, Seker foi assimilado mais tarde com Ptah Ptah-Seker tornando-se.
Ptah-Seker tornou-se gradualmente visto como o personification do sol durante a noite, desde que o sol parece ser reencarnado neste tempo, e Ptah era o monte primordial, que colocam abaixo da terra. Conseqüentemente, Ptah-Seker tornou-se considerou uma deidade do submundo, e eventualmente, pelo reino médio, torna-se assimilado por Osiris, senhor do submundo, ocasionalmente sendo sabido como Ptah-Seker-Osiris.Wikepédia.

Nenhum comentário: