contos sol e lua

contos sol e lua

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Caim e Abel.Um Clamor por Justiça.


A história de Caim e Abel é uma das mais conhecidas da Bíblia, mas também umas das menos exploradas em seu significado. Há muito mais lições ali do que a nossa vã filosofia consegue captar. Indepedentemente de se considerar esta história como fato, mito ou símbolo, não se pode ignorar que é o primeiro assassinato registrado na Bíblia. É também o primeiro sacrifício ritual de um cordeiro (Gen 4:4), depois que Deus matou um animal para fazer vestes para cobrir a nudez de Adão e Eva (Gen 3:21). Há aí uma estranha ligação entre o sangue e a relação com o divino, algo que está marcado indelevelmente na humanidade. No homicídio cometido por Caim há uma indiferença, um alheiamento, um "nada" existencial, muito ligado à idéia ainda nascente de liberdade. Não há empatia dele para com o irmão. A morte de Abel não lhe significa nada, a ponto de, indagado por Deus sobre o paradeiro do irmão, respondeu-lhe sarcasticamente com outra pergunta: "Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?" (Gen 4:9). Caim não havia percebido que era SIM o guardador do seu irmão, que a vida de outro semelhante devia ser importante para ele, que tinha uma noção deturpada da liberdade, como se fosse livre para fazer o que quisesse, sem nenhuma implicação moral. Devia, sim, buscar o equilíbrio entre a sua liberdade e o cuidado com o outro.
Segundo o relato bíblico, Deus então lhe responde: "Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra" (Gen 4:10). De novo o sangue está presente, não só como um sacrifício de um ser humano, praticado morbidamente pelo próprio irmão, como também um grito por justiça. Justiça é este misterioso conceito que nenhum filósofo conseguiu definir com precisão até hoje, talvez porque tenha a ver com a empatia que temos em relação ao outro, na possibilidade da indiferença para com o sofrimento alheio. É interessante, também, que o sangue derramado na terra tenha esse poder de clamar por justiça, e a Bíblia faz questão de declarar isto.
Infelizmente, o tempo passou e a história da humanidade vem sendo escrita com muito derramamento de sangue e muita indiferença quanto ao outro. Não cuidamos dos nossos irmãos, talvez por isso não cessamos de clamar por justiça.

Nenhum comentário: