contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Os cinco elementos fundamentais do Feng Shui.

Sempre que falamos em Feng Shui, ressaltamos a importância de melhorar e harmonizar a energia dos ambientes, conhecida como CHI. De acordo com a filosofia chinesa Hon Fan, a origem do universo pode ser explicada pela combinação de cinco elementos da natureza: água, madeira, fogo, terra e metal.
A energia CHI (energia vital) foi dividida pelos chineses entre os cinco elementos, que na verdade, são cinco formas de manifestação dessa energia. Eles se "criam" ou se "destroem" em ciclos naturalmente estabelecidos, conhecidos como ciclo construtivos e destrutivos.
No Feng Shui, os cinco elementos são uma poderosa ferramenta de harmonização de ambientes, pois eles interagem com o mesmo, proporcionando "boa ou má energia", através dos ciclos construtivos e destrutivos.
O ciclo construtivo cria ou gera harmonia e representa uma transformação positiva: a madeira alimenta o fogo; o fogo gera terra; a terra gera metal; o metal gera água; a água gera madeira, que por sua vez gera o fogo e o ciclo continua eternamente.
No ciclo destrutivo, os cinco elementos interagem de maneira forte e competitiva: o metal, como uma lâmina afiada, corta a madeira; a madeira retira nutrientes da terra; a terra represa o movimento da água; a água apaga o fogo; e o fogo derrete o metal. Saber identificar os cinco elementos nos ambientes, requer muita experiência. Para começar a treinar, indico abaixo as suas principais características e efeitos:
MADEIRA - representa o inicio ou começo do ciclo vital, por simbolizar a Energia que se expande em todas as direções. É nesta fase do ciclo que as coisas emergem e começam a crescer. Representa a primavera, o sol que nasce, a direção leste. Sua cor é o verde.è um elemento combustível e sua forma é cilíndrica. Excesso de madeira no ambiente pode causar: teimosia, critica, aceitar a opinião alheia, etc. Para equilibrar o ambiente coloque o elemento Metal ou elemento Fogo. Falta de madeira no ambiente torna as pessoas passivas. Para equilibrar aplique o elemento água ou aumento o elemento madeira.
FOGO - representa o auge do ciclo vital, porque a energia do fogo projeta-se para cima. Produz calor e movimento. É elevado e relacionado com a cor vermelha. Representa o verão e a lua cheia e luminosa. Esta associada à Fênix Vermelha e sua direção é o sul. Excesso de fogo no ambiente traz raiva, intolerância e agressividade. Para equilibrar o ambiente adicione o elemento água ou o elemento terra. Falta de fogo no ambiente, pode provocar passividade e introspecção. Para equilibrar deve-se adicionar o elemento Madeira ou aumentar o próprio elemento fogo.
TERRA - representa o momento de pausa do ciclo vital. A energia da terra move-se horizontalmente em volta do ciclo seu próprio eixo e por esse afeta o período de mudança entre cada estação. É sólida, fixa e mutável. É representado pelo amarelo, pela forma quadrada e pelo inicio da lua minguante. Excesso de terra no ambiente causa seriedade e tristeza. Equilibre aplicando o elemento madeira ou elemento metal. Falta de terra no ambiente atrai egoísmo, falsidade e oportunismo. Equilibre adicionando o elemento fogo ou acrescente mais elemento terra.
METAL - é o crepúsculo do ciclo natural. Está associado ao Tigre Branco e é representado pela cor branca e pelas cores metálicas e sua forma e circular. É um elemento mutável. Manifesta-se no sol poente. Sua estação é o outono e sua direção é o oeste. Como é produzido pelo movimento interior de energia, é o mais denso de todos os elementos e indica que a energia esta decrescendo. Excesso de metal no ambiente causa discussões e a intolerância. Para equilibrar, introduza o elemento água ou o elemento fogo no ambiente. Falta de metal no ambiente provoca timidez. Para equilibrar, introduza no ambiente o elemento terra ou aumente a presença do elemento metal.
ÁGUA - é o início de um novo ciclo, quando as coisas alcançam seu ponto máximo de descanso. É um elemento penetrante e maleável. Sua forma e ondulada e sua cor é preta ou a azul. Representa o inverno, o norte e a Tartaruga Preta. Excesso de água no ambiente provoca excitação exagerada e angústia. Equilibre introduzindo no ambiente o elemento terra ou o elemento madeira. Falta de água no ambiente traz pouca mobilidade e trava a eficiência das pessoas. Equilibre adicionando elemento metal ou aumentado o próprio elemento água.
F. Guizzetti

Nenhum comentário: