contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Sociedade Brasileira de Eubiose.


A Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE) é uma Instituição de caráter mental-cultural-espiritualista, destinada a manter e propagar valores espirituais eternos que iluminam e libertam a mente humana da ignorância e dos preconceitos, criados pela própria humanidade durante sua história.
Fundada em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1924, por Henrique José de Souza (1883-1963) e sua esposa Helena Jefferson de Souza (1906-2000), essa Instituição, durante sua existência, nunca interrompeu suas atividades nem se desviou um só passo dos seus elevados e nobres propósitos.
A SBE é um Colégio Iniciático. É uma escola de iniciação, similar às que existiram no Egito, na Índia, no Tibet, na Grécia e em outros lugares, onde se veiculavam os grandes segredos da vida, denominados de Mistérios Maiores. Hoje, porém, tais mistérios, provenientes, como sempre, da Sabedoria Iniciática das Idades, estão voltados para o homem da atualidade, graças a uma dinâmica cíclica estruturada nos próprios princípios universais, através de verdadeiras “chaves” interpretativas, que abrem todas as portas. Com essa responsabilidade em suas mãos, a SBE presta-se a conduzir o estudioso honesto a alcançar, realmente, a Paz, o Amor e a Sabedoria... e sobretudo a Verdade e a Justiça, virtudes inerentes à Espiritualidade.
De maneira singular Henrique José de Souza definiu: “Eubiose é a ciência da vida. E, como tal, é aquela que ensina os meios de se viver em harmonia com as Leis da Natureza e conseqüentemente com as Leis Universais, das quais as primeiras se derivam”.
Como “ciência da vida” a Eubiose ocupa-se com tudo o que é vida, ou seja, tudo o que é vibração em estado expansivo. Nesta ótica, ciência envolve, também, consciência (da língua latina cum, “com”, preposição; e scientia, “conhecimento”, substantivo: posse do conhecimento). Dessa forma, a anunciada “ciência da vida” implica na aquisição da consciência da vida universal e não apenas deste fenômeno particularizado e efêmero da nossa existência individual.
A Eubiose acredita que pela evolução consciente, o que, necessariamente, exige a transformação interna de cada um, poderá o ser humano melhorar-se, melhorando assim o mundo. A grande idéia que lhe serve de fundamento é a fraternidade universal e esta se baseia na unidade espiritual da humanidade entre si, e desta com Deus.
A Eubiose não é uma religião no sentido corriqueiro da palavra; mas pode ser assim conceituada se nos atentarmos para o real sentido do termo, do latim religare, ou seja, unir novamente o que foi separado no passado, isto é, a natureza humana exteriorizada, com a natureza Divina interna de cada um.
A Eubiose não impõe dogmas nem obriga ninguém a crer cegamente naquilo que ensina; mas prepara e coloca o homem em estado de perceber diretamente tais verdades por meio do desenvolvimento de sua natureza espiritual. Pelo conhecimento de si mesmo o homem torna-se capaz de conhecer a Vida Universal e Suprema, posto que o espírito humano seja uma parte do Espírito Universal (Deus).
Na Eubiose não se estuda somente o conhecimento esotérico tradicional. Ela o amplia e o projeta para o futuro, baseado nas revelações do seu fundador. Constitui-se numa escola completa, embasada no caráter e na cultura, que aborda conhecimentos filosóficos, místicos, religiosos, científicos, artísticos, éticos, além de aspectos ocultos da história oficial, visando à expansão da consciência humana, para assim transformar o ser humano num participante ativo e consciente da evolução planetária.
F.P.Wikepédia.

Nenhum comentário: