contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 7 de fevereiro de 2010

as vertentes da Wicca.


Wicca Tradicional: Basicamente a Wicca que surgiu com Gerald B. Gardner e se expandiu até a Tradição Alexandrina e, com raras exceções, um pouco mais adiante.
Wicca Moderna: Todas as tradições que surgiram depois disso e possuem uma visão mais “liberal” da religião, incluindo as práticas.
A Wicca Tradicional difere bastante da Wicca Moderna, por isso é bastante comum encontrarmos diferenças de opinião entre autores de livros e sites na internet.
Algumas diferenças:
- A Wicca Tradicional não aceita o termo autoiniciação, nem o ato em si, pois uma iniciação só pode ser feita em coven. Na Wicca Moderna, uma pessoa pode fazer um ritual solitário de iniciação (que na verdade seria um ritual de dedicação da vida aos deuses), mas não pode se iniciar sozinho em uma tradição específica. Se essa pessoa se iniciar sozinha, ela praticará uma forma de Wicca eclética. Mesmo entre os Modernos a iniciação em uma tradição só pode ser feita em coven, para que o neófito possa receber os ensinamentos daquela vertente.
- A Wicca Tradicional trabalha essencialmente com a Deusa e o Deus, em igual equilíbrio. Apesar de os Modernos também trabalharem com o casal divino, há diversas tradições que dão mais ênfase à Deusa em seus estudos e rituais, o que para os Tradicionais é um desequilíbrio.
- A Wicca Tradicional não vê com bons olhos praticantes homossexuais, não por serem homofóbicos, mas por achar extremamente difícil que uma pessoa gay consiga desvincular-se de sua vida sexual terrena para consagrar o Grande Rito entre o sagrado feminino e masculino. Segundo eles, o Grande Rito deve ser executado entre um homem (polaridade masculina) e uma mulher (polaridade feminina), pois é a energia de ambos que celebra a vida. Para os Modernos, o que importa não é o físico da pessoa, mas sua energia, e que ambos, homens e mulheres, têm tanto a energia masculina quanto a feminina dentro de si, e ambas devem ser trabalhadas para chegar a um equilíbrio.
- Praticantes Tradicionais não concordam com rituais públicos e acreditam que a Wicca deva continuar hermética (fechada). Praticantes Modernos acreditam que alguns ritos devam ser celebrados em privacidade, mas não vêem mal algum em rituais públicos e ao ar livre, pois desta forma, além de ensinarem aos novatos como se faz um ritual, eles também podem celebrar como os antigos povos faziam, com toda a aldeia.
Não existe uma forma certa de Wicca, e aos poucos, com seus estudos, você verá isso. Existe a sua opinião sobre o assunto, e ela bastará a si mesmo. No mais, provavelmente você se encaixará em uma das duas visões acima.Wikepédia.

Nenhum comentário: