contos sol e lua

contos sol e lua

terça-feira, 20 de abril de 2010

Medicina do zodíaco


A medicina tem se envolvido com a astrologia desde os tempos antigos. Os princípios da medicina astrológica são atribuídas a Hermes Trismegisto, "3 vezes maior e, como vimos antes, o autor da Tábua de Esmeralda, que estão contidos todos os axiomas do conhecimento oculto. A noção do homem como microcosmo regido pelas mesmas leis que regem o macrocosmo ou universo, e que são reproduzidas em miniatura a mesma dinâmica que mantém a harmonia das esferas celestes, foi atribuído a cada signo e cada planeta influência diretamente sobre uma parte do corpo particular, enquanto as associações entre os quatro humores do corpo com os quatro elementos.
Mais de 2.000 anos atrás, Hipócrates, médico grego (nascido em 460 aC) fala dos quatro humores existentes no organismo humano, ou seja, sangue, fleuma, bile negra e bile amarela. De sua combinação no corpo humano depende da personalidade do indivíduo.
Assim, uma pessoa com uma preponderância de sangue é dito ser de um temperamento sanguíneo, ou seja, ativo e propenso a emoções agradáveis, mas sujeito fraco 3 a mudanças bruscas, um homem fleumático será lenta e de baixa luminosidade, mas calmo e forte; 1 irritado, sem prejuízo da bílis amarela é capaz raiva, suas emoções são vivas e fortes, e, finalmente, um homem melancólico, é dada à dor e fraqueza.
Galeno (130 dC), o pai da fisiologia experimental, escreve: "Previsão de doenças na astrologia", que fala da influência das fases da lua sobre a saúde. A medicina praticada por Galeno foi baseada na teoria dos quatro humores de Hipócrates relacionados aos quatro elementos e seus atributos, assim:
* O fogo é quente e seco.
* O ar é quente e úmido.
* A terra é fria e seca.
* A água é fria e úmida.

Quanto ao humor, as características foram distribuídos da seguinte forma:

* - O sangue, quente e úmido.
* - A fleuma, fria e seca.
* - A bílis negra, fria e seca.
* - A bile amarela, frio e úmido.

Galen teorias médicas são as que regem a medicina até o Renascimento. Assim, Avicena (9801037), o médico mais famoso árabe, era um fervoroso apoiante das teorias de Galeno.

Deve aparecer a grande figura de Paracelso (1493) para a medicina para seguir seu curso. - Paracelso rebelde contra a teoria de Galeno e viajante incansável, está aberta a todas as disciplinas, embora eles vieram de bruxas e curandeiros.

Um conceito fundamental em Paracelso é a inter-relação de todas as atividades do universo, em que cada fenômeno tem influência sobre os outros, pois, para ele, o sinal de um planeta específico foi gravado em um talismã equipado com as forças astrais.

Quanto às causas da doença, os cinco Paracelso considerou, é um "Jan Astri", a influência das estrelas, mas sem permitir o controle total do destino de seres humanos. Sentia-se que o significado dos sinais e planetas em relação ao corpo humano como se segue:

* Aries regras da cabeça, orelhas e cérebro.
* Taurus regras o pescoço ea garganta e as suas doenças, tais como rouquidão, rigidez de nuca e etc.
* Gêmeos rege os braços, ombros e mãos.
* regras Cancer tórax e abdome superior.
* Leão rege o coração e sangue.
* Virgem rege os intestinos e as vísceras.
* Libra rege os rins e bexiga.
* Escorpião governa privado das partes e causa mal. Francês (sífilis).
* Sagitário rege as coxas e as febres ardentes.
* Capricórnio governa os joelhos e causar melancolia.
* Aquarius regras das pernas, icterícia preto, claudicação e inchaço.
* Pisces regras dos pés e soltar uma dessas partes.

Os Planetas

* O sol é seco, quente, sangue e actua principalmente sobre o coração.
* A Lua é úmido, frio e distante, e atua principalmente no estômago.
* Venus é úmido, frio e com raiva, e atua principalmente na bexiga e nos rins.
Marte é seco e quente, e atua principalmente na cabeça e no cérebro.
* Saturno é frio e seco, e atua principalmente nas pernas e causar hydrops e bile.
* Júpiter é quente e úmido, e actua principalmente sobre os ombros e os pulmões.
* Mercúrio está molhada e fria, e actua principalmente sobre os ombros e os pulmões.

Até o século XVIII, a medicina ea astrologia foram completamente ligados, segundo o assunto fundamental no estudo da medicina

Também as plantas e suas habilidades de cura associada a vários sinais e planetas. Os árabes foram os primeiros a fazê-lo, e essa associação é feita através de triplicidades. Por exemplo, Marte, considerado quente e seco, foi feito a régua das plantas sabor quente e picante, como rapé ou mostarda. Júpiter, regente do fígado, é também regente do Agrimony, que é bom para a próstata.

Nicholas Culpeper (1616-1654) elabora um herbário agrupando as plantas de acordo com as doenças que cura. Ele também considera que é essencial para levantar o horóscopo do paciente antes de decidir sobre qualquer tipo de medicação, e tendo examinado, proceda com muita cautela na escolha das plantas adequadas.

À medida que cada planeta se torna o Senhor "de um dia", ou seja, todos os dias da semana, é sob a influência direta de um planeta determinado, Culpeper recomenda coleta de plantas no dia de seu governante, e entre a primeira ea oitava horas para aumentar seus efeitos.
Todas estas ideias sobre a influência dos planetas na saúde e nas virtudes das plantas pode parecer pura superstição em uma mentalidade moderna, e ainda não tão rebuscado.Traduzido do Wicca Spain.

Nenhum comentário: