contos sol e lua

contos sol e lua

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Corvo.


Era uma vez a meia-noite sombria, enquanto eu considerava fraco e cansado,
Durante muitos curiosos e curioso volume de folclore esquecido,
Enquanto eu olhava, quase dormindo, de repente, veio uma batida,
A partir de uma certa suavemente batendo, batendo na porta do meu quarto.
"É alguma visita", murmurei, "batendo na porta do meu quarto -
Apenas isso e nada mais. "

Ah, eu me lembro, foi em dezembro sombrio,
E cada brasa morrer desenhava o seu fantasma em cima do chão.
Eu desejei ansiosamente o dia de amanhã; - em vão tinham procurado para emprestar
De meus livros cessação da dor - a tristeza pela perda de Lenore -
Para a rara e radiante donzela a quem os anjos chamada Lenore -
Nameless aqui para sempre.

E o rumor triste cortina de seda roxo incerto de cada
Me emocionou - encheu-me com terrores nunca senti antes;
Atualmente, a ainda o bater do meu coração, eu fiquei repetindo
»« É uma visita pedindo entrada na porta do meu quarto -
Uma visita tardia pede entrada na porta do meu quarto; -
Apenas isso e nada mais ",

Fora em que a escuridão peering, a longo ali fiquei pensando, temendo,
Duvidando, sonhando sonhos nenhum mortal jamais se atreveu a sonhar
Mas o silêncio era inquebrável, ea quietude não deu nenhum sinal,
E a única palavra dita foi a palavra sussurrada, "Lenore!"
Isto eu sussurrei, e um eco murmurou de volta a palavra "Lenore!"
Isso só e nada mais.

Voltar para a câmara de giro, toda a minha alma em mim ardendo,
Logo mais, ouvi uma batida um pouco mais alto do que antes.
«Certamente," disse eu, "certamente isso é algo na grade da minha janela;
Deixe-me ver, então, o que lá está, e esse mistério explorar -
Deixe meu coração ser ainda um momento e este mistério explorar; -
'Tis o vento e nada mais! "

Abertos joguei o obturador, quando, com muitos amassos e
De lá um salto majestoso corvo dos santos dias de outrora.
Não obediência a menos que ele fez, não parou um minuto ou ficou quieto;
Mas, com o semblante do senhor ou senhora, empoleirada acima porta do meu quarto -
Empoleirado em cima do busto de arice logo acima da minha porta - câmara
Empoleirado, e sentou-se, e nada mais.

Logo que o pássaro beguiling ébano minha fantasia triste para sorrir,
Até o túmulo e decoro popa do semblante que usavam,
Apesar da tua crista ser cortada e aparada, tu, "disse eu," de certeza não covarde.
raven Medonho sinistra e antiga vagando no litoral noturno -
Diga-me o teu nome senhorial na praia é plutoniano desta noite!
Disse o corvo, "Nunca mais."

Agora, o corvo, sobre esse busto plácido, disse apenas,
Aquela palavra, como se sua alma em uma palavra que ele ficasse em ais.
Nada mais, em seguida, ele soltou - nem uma pena abanou então -
Até que eu pouco mais que murmurei "Outros amigos têm ido antes -
No dia seguinte ele vai me deixar, como minhas esperanças voaram antes.
Disse o corvo, "Nunca mais."

Então, julguei, o ar ficou mais denso, perfumado por um turíbulo invisível
Passou por Seraphim cujo pé-quedas tilintou no chão em tufos.
Mais uma vez, sobre o naufrágio de veludo, eu dirigiu-me a ligação
Fantasia fantasia até, pensando que esta ave agourenta de outros tempos -
O que este desagradável, deselegante, medonho, magro e agourento pássaro de outrora
Significava, na coaxar "Nunca mais."

"Profeta!" disse eu, "coisa do mal! - Profeta ainda, se ave ou diabo! -
Se tentador enviado, ou se a tempestade te jogou aqui em terra,
Desolado, ainda assim inabalado, nesta ilha deserta encantado -
Nesta casa por horror assombrada - diga-me, na verdade, eu imploro -
Há - há bálsamo em Gileade? - Me diga - me diga, eu imploro! "
Disse o corvo, "Nunca mais."

"Profeta!" disse eu, "coisa do mal! - Profeta ainda, se ave ou diabo!
Por que o céu acima de nós streched - por que Deus que ambos adoramos -
Dize a esta alma pesada mágoa se, no Aidenn distante,
Deve clasp uma donzela santa a quem os anjos nomeado Lenore -
Clasp uma rara e radiante donzela, a quem os anjos chamada Lenore? "
Disse o corvo, "Nunca mais."

«Seja palavra nos aparte, ave ou diabo!" Eu gritava upstarting -
«Vai-te de volta à tempestade da costa plutoniano da Noite!
Não deixe nenhuma nuvem negra como um sinal de que a mentira que tua alma falou!
Deixar a minha solidão ininterrupta! - Sai do busto sobre minha porta!
Tira teu bico do meu coração, e tira tua da minha porta! "
Disse o corvo, "Nunca mais."

Agora, o corvo, nunca flitting, ainda está sentado, ainda está sentado
Sobre o pálido busto de arice acima porta do meu quarto;
E seus olhos têm toda a aparência de um demônio que sonha,
E o o'er lâmpada de luz dele brilha atira a sua sombra no chão;
E a minha alma dessa sombra que jaz flutuando no chão
Será levantada - nunca mais!Omnia.

Nenhum comentário: