contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Magia druida.


O druidismo é, por natureza, educativo. Os filósofos do druidismo ensinam-nos que a luz da inteligência sobressairá e dissolverá a sombra da superstição e ignorância que ainda cega a humanidade nos dias de hoje. O serviço para a humanidade é um fator importante na vida e no carácter de um druida: preservar os rios e ribeiros, florestas e vida selvagem das nossas nações, assim como contribuir para combater os problemas de poluição em geral.
Os druidas acreditam que é necessário respeitar e amar a Natureza como dadora e sustento de vida. A Natureza engloba tudo como a essência da vida, do universo e seus fenómenos, forças, energias, personalidade, comportamento instintivo ou intuitivo, e outros. Sem a luz e calor solar, em os animais nem as plantas podiam existir um segundo sequer. O sol é responsável pelo clima e pelo crescimento das plantas, pelo correr dos rios, pela composição de um poema ou do surgir de uma nota musical mas também pelos danos da fome. Naturalismo, em teologia, é a doutrina em que todas as verdades podem ser recolhidas a partir da observação do mundo natural sem recurso ao sobrenatural para revelações. Divina por direito, a Mãe-terra é altamente venerada pelos druidas. A Natureza em geral não é adorada da mesma forma que as árvores. As árvores são muito valiosas para a nossa ecoestrutura e servem de ligações poderosas entre os Deuses e nós, assim como para os nossos rituais.
Os carvalhos são os mais usados e relacionados com o druidismo. Os Homens, pelo poder da razão e do discurso sentem-se superiores às outras espécies animais. Como druidas sabemos que não estamos sozinhos no mundo, mas que fazemos parte dele. Tal torna a nossa defesa da Natureza e da terra ainda maior. Os druidas também não crêem que estamos no mundo como responsáveis por dar um destino ás criaturas dos Deuses, nem que estamos acima delas. Nós não somos a base da criação, livres de fazermos o que queremos porque os Deuses nos deram algum poder sobre o mundo. Nós somos um bebé na barriga da mãe que nos protege, por isso não a devemos magoar. Muitos druidas aceitam a teoria da “hipótese de Gaia”, que a bioesfera do nosso planeta é um ser vivo que merece todo o amor e respeito que nós, Seus filhos, Lhe podemos dar.
Os problemas ambientais são aceites normalmente como as nossas questões sagradas em ordem de preservar a terra em que vivemos e da qual somos parte. Uma descrição simples do “bem em druidismo” resume-se numa tríade irlandesa que diz: “Três velas iluminam toda a escuridão: Conhecimento, Natureza, Verdade”. A tríade é a convenção da poesia celta e, porque muita sabedoria druida é comunicada pela poesia, aconselha-se o estudo dos poemas celtas. Os antigos druidas geralmente desacreditavam as coisas escritas e, apesar de existir o ogham, raramente era usado fora dos monumentos fúnebres, divisões de propriedade e arcas na terra. Escrever coisas é enfraquecer a memória, que os druidas cultivavam cuidadosamente, e desonrar as coisas escritas. Em vez disso, os druidas confiavam nas suas vozes. Eles acreditavam que a voz era o instrumento ritual mais potente.
Os druidas no treino tinham de aprender poesia bárdica, de uma forma que podemos chamar privação sensorial. A inspiração poética era uma importante prática espiritual. Os druidas acreditavam na reincarnação, ou renascimento numa vida além da morte noutro mundo. Este outro mundo é-nos às vezes acessível, e particularmente perto, em certas alturas do ano (como em Samhain). Eles acreditavam que havia uma grande conexão e continuidade entre a vida e a morte. A morte era vista como uma fase transitória no curso de uma vida longa, mesmo eterna. Não há divisão entre o submundo e o mundo superior, assim como as entidades que vivem no outro mundo nem são boas em são más, assim como nós mesmos.
A magia druida resulta de uma consciência forte e saudável da natureza, assim como dos seus espíritos e Deuses. Um druida tem de compreender a linguagem que a Natureza usa para passar o seu conhecimento. Tudo o resto parte daí. A magia druida é votiva; é feita a partir de um chamamento dos Deuses para cumprirem um serviço, oferecendo-se algo em troca. Os druidas míticos usavam muitas vezes o êxtase para alcançar os seus propósitos. Mas nos mitos muito pouca atenção é prestada ao chamamento ou contrlo dos espíritos ou Deuses, em vez disso, os druidas procuravam comunicação e comunhão.
Mantém em mente, contudo, que a melhor maneira de experenciar druidismo é desligar o computador, pousar os livros e procurar a Natureza. Encontra uma área agradável, olha para uma gruta que chamarias tua e faz alguma cois. Qualquer coisa. Apenas mantém os teus olhos abertos porque os espíritos e a magia estão aí para serem descobertos tanto quanto fores receptivo às suas mensagens.F.P.Wikepédia.

Nenhum comentário: