contos sol e lua

contos sol e lua

terça-feira, 5 de abril de 2011

Hatshepsut ou Serenidade.


Hatshepsut, ou amuleto egípcio da serenidade, é um talismã de raro uso mas que segundo os crentes possui poderosíssimas influências na serenidade e controlo de estados de ansiedade.

Este amuleto ou talismã é pouco usado como pingente mas é frequentemente visto como talismã de lar em forma de busto.
O talismã da deusa da serenidade dá uma sensação de paz e de tranquilidade que é no mundo de hoje bastante esquiva. Está inspirado na rainha faraó. Durante mais de vinte anos, uma mulher, Hatshepsut, reinou no Egipto. Hatshepsut, era chefe de um Egipto rico e poderoso, inteligente, hábil, dotada de capacidades administrativas provavelmente excepcionais, chefe político, Hatshepsut era uma das filhas de um grande monarca, Tutmés I. Este preparou a sua filha para exercer o poder. Ela proferia-lhe um profundo afecto, tomando-o como exemplo.
Hatshepsut Hatshepsut herdou o carácter enérgico do seu pai. Casou-se com um filho deste, nascido de uma concubina, Tutmés II, cujo reinado foi breve. O jovem rei, cuja carreira parecia prometedora, morreu prematuramente. Este falecimento colocou o Egipto numa situação difícil. Tutmés II tinha tido duas filhas e um filho, o futuro Tutmés III. Mas este último era só uma criança, incapaz de desempenhar a pesada função a que estava destinado. Hatshepsut assegurou a regência. Filha de rei, irmã do rei, esposa do grande deus, grande esposa real, dirigiria o país segundo a vontade de seu sobrinho, afirmava ela.
Mas este tipo de governo não correspondia à mentalidade egípcia. Por esse motivo, Hatshepsut decidiu ser rei e não rainha porque adoptou as características masculinas que fizeram dela um faraó como os outros.
O túmulo de Hatshepsut foi encontrado. Foi o primeiro a ser escavado no Vale das Rainhas. Chega até mais de cem. metros debaixo da terra e não tem nem textos nem representações. Continha os sarcófagos de Hatshepsut e de seu pai, Tutmés I. Mas Hatshepsut, quando chegou a faraó mandou construir outro túmulo no Vale dos Reis. O eixo principal desta morada de eternidade está situado em direcção ao templo de Dayr el-Bahari, unindo assim de forma abstracta os monumentos essenciais da rainha-faraó. Reinado feliz, anos de paz e de serenidade, beleza de uma civilização que se reflecte no templo de Dayr el-Bahari.

Nenhum comentário: