contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ESCLAREÇA-SE.


Que o próprio nome de Moisés mostra a sua obscura origem : em egípcio "m´ses", ou "moses", significava filho; assim, ao designar os nomes, a palavra vinha sempre junta com outra, designando a filiação, como é o caso dos nomes de diversos faraós, que se apresentavam como filhos de um deus, como, por exemplo, Ramsés, ou Ramoses (filho de Rá), e Tutmés, ou Tutmoses (filho de Toth); o grande condutor do povo hebreu era apenas "M´ses" (filho). Para alguns, são poucas as influências da antiga civilização egípcia na Maçonaria atual, mas, eu em particular acredito que sejam mais do que o que se pensa! Foi a partir do século XVIII que os símbolos alusivos às antigas civilizações foram sendo introduzidos --- podendo ser citadas:
1. As colunas do pórtico do templo, que embora baseadas naquelas existentes no templo de Jerusalém, são egípcias, desproporcionais, e mostrando, estilizadamente, as duas plantas sagradas do Antigo Egito: folhas de papiro e flores de lótus.
São colunas, como as egípcias, sem função de sustentação, como as colunas gregas, cuja função --- principalmente no caso da coluna dórica --- era suportar o peso de um entablamento. Nesse ponto, os hebreus imitaram os egípcios, ao colocar, no pórtico do templo de Jerusalém, colunas livres, sem função de sustentação e erigidas no sentido de homenagear ancestrais (como é o caso de Boaz e Iachin, ancestrais hebreus).
2. A abóbada estrelada, encontrada em muitos templos maçônicos, tem origem na arte templária do Antigo Egito. Os templos egípcios representavam a Terra, da qual cresciam as colunas (dezenas e centenas delas), como gigantescos papiros, em direção ao céu estrelado. Em Luxor ainda existem templos relativamente bem conservados, onde pode ser vista essa decoração estelar. E é por isso que considero sim que existe grande influência do Egito na maçonaria em muitos de seus conhecimentos. Pois se ela influênciou até os hebreus, os quais eram inimigos, certamente influênciou muitas outras culturas.

Nenhum comentário: